User Tools

Site Tools


blumenberg:2020a:0

0 Introdução

BLUMENBERG, Hans et al. History, metaphors, fables: a Hans Blumenberg reader. Ithaca ; London: Cornell University Press : Cornell University Library, 2020.

1. Hans Blumenberg (1920–1996) tornou-se, no quarto de século após sua morte, um clássico moderno na Alemanha e um dos filósofos mais importantes do pós-guerra, mas sua recepção no mundo anglófono foi mais lenta, pois, embora A Legitimidade da Era Moderna, Gênese do Mundo Copernicano e Trabalho sobre o Mito estejam traduzidos desde os anos 1980, só na última década sua vida e obra deixaram de ser rumor acadêmico ou segredo de iniciados, e traduções recentes como Paradigmas para uma Metaforologia e O Cuidado Atravessa o Rio revelaram sua versatilidade de conteúdo e estilo, razão pela qual História, Metáforas, Fábulas: Uma Antologia de Hans Blumenberg reúne seus ensaios filosóficos mais importantes, que muitas vezes explicitam pressupostos tácitos dos grandes volumes e funcionam como resumos deles, e seleções de seus escritos não acadêmicos, mais literários e publicados em jornais e revistas, oferecendo um panorama de uma obra de quase vinte livros em vida e de um fluxo contínuo de volumes póstumos e um vislumbre da riqueza e originalidade de seu pensamento em formas breves.

2. Toda introdução a Blumenberg enfrenta não só a extensão de sua obra, mas a impossibilidade de reduzi-la a um conceito, método ou campo único, o que explica em parte por que não fundou escola, já que, nos termos de Isaiah Berlin, era uma raposa que escapa a categorizações fáceis, tratando de modernidade e secularização, filosofia da história, história da ciência e da técnica, filosofia da linguagem e retoricidade, estética e teoria literária, antropologia filosófica, teologia e pensamento mítico, entre outros temas, de modo que, em vez de uma interpretação exaustiva, cabe apenas um resumo compacto de vida e obra e um esclarecimento da seleção da antologia, que pretende permitir a novos públicos descobrir seu extraordinário percurso, sua versatilidade, erudição e curiosidade, e aos já familiarizados ver questões conhecidas sob ângulos surpreendentes.

Contexto Biográfico

1. Nascido em 13 de julho de 1920 em Lübeck, numa família católica abastada, filho de um comerciante de estampas devocionais e objetos de arte que apoiava sua curiosidade intelectual, Blumenberg frequentou um ginásio humanista e mostrou-se aluno talentoso, interessado em línguas, filosofia e ciências naturais, mas a partir da ascensão nazista em 1933 foi progressivamente marginalizado, pois sua mãe era de origem judaica, embora convertida ao catolicismo, e após as Leis de Nuremberg de 1935 ele foi classificado e perseguido como mestiço de primeiro grau e meio judeu, sendo impedido de cursar universidade pública após 1939 e estudando em instituições católicas, o seminário teológico de Paderborn e o colégio jesuíta Sankt Georgen em Frankfurt, cujo currículo incluía escolástica, neotomismo, idealismo alemão e filosofia existencial contemporânea, até ter de abandonar definitivamente os estudos no fim de 1940 pelo endurecimento das normas.

2. Após tentar continuar os estudos por conta própria enquanto ajudava no negócio paterno, foi obrigado a trabalhar num setor essencial ao esforço de guerra e em 1943 entrou na fábrica Dräger, que produzia máscaras de gás e equipamentos para submarinos e cujo dono, Heinrich Dräger, protegia mestiços empregando-os e intervindo contra a Gestapo, mas não pôde impedir que Blumenberg fosse capturado em fevereiro de 1945 na Ação Lebre da Organização Todt e deportado para o campo de trabalho de Zerbst, perto de Dessau, de onde fugiu quando tropas soviéticas o dissolveram em 6 de abril de 1945, escondendo-se até o fim da guerra com a família de sua futura esposa.

3. No outono de 1945, buscando recuperar o tempo perdido, matriculou-se na Universidade de Hamburgo em filosofia, filologia grega e literatura alemã, tendo como professor Ludwig Landgrebe, ex-assistente de Husserl, a quem seguiu até Kiel para escrever sob sua orientação a tese de doutorado e a de habilitação em 1947 e 1950, período em que já publicava artigos em jornais e revistas acadêmicas, entre os quais sua primeira publicação filosófica, A Realidade Linguística da Filosofia, escrita antes da Carta sobre o Humanismo de Heidegger, notável por introduzir o tema central do entrelaçamento necessário entre linguagem e história e por preparar o confronto com Heidegger e Husserl, as duas figuras dominantes da fenomenologia.

As Teses de Qualificação

1. Heidegger e Husserl marcam as teses, únicas obras extensas de Blumenberg até 1960, sendo o doutorado, Contribuições ao Problema da Originariedade da Ontologia Escolástica Medieval, uma aplicação de sua formação neoescolástica à história crítica heideggeriana da ontologia ocidental, contrapondo à tese de que a Idade Média não desenvolveu um conceito originário de ser a iluminação divina da tradição agostiniana como expressão genuína de uma experiência originária do ser, ainda inteiramente na linguagem da ontologia fundamental, e a habilitação, A Distância Ontológica: Uma Investigação sobre a Crise da Fenomenologia de Husserl, um confronto entre a ontologia de essências de Husserl, atitude distanciada das ciências, e a ontologia da existência de Heidegger, visão da imediatez absoluta do Dasein ao mundo, ambas consideradas deficientes, embora com simpatia ainda por Heidegger, mas sem propor terceira posição, tratando a oscilação entre esses polos da relação com o mundo como possibilidades históricas contingentes rastreáveis ao longo da filosofia.

2. Logo após a habilitação, Blumenberg distanciou-se de Heidegger, que praticamente desaparece de seus textos entre meados dos anos 1950 e 1970, razão provável de não ter publicado suas teses, e voltou-se para uma visão não ontológica da história, investigando como a história se manifesta na linguagem e como essas manifestações permitem inferir realidades passadas, com base na suposição, formulada já nas teses, de que a própria realidade tem história, inspirada talvez na história do ser heideggeriana, mas sobretudo no conceito husserliano de mundo da vida como pré-doação irrefletida do mundo exposto em A Crise das Ciências Europeias, do qual deriva o conceito de realidade, versão historicizada do mundo da vida que prescreve o que pode ser pensado como real numa época, instrumento duradouro presente sob a superfície das grandes obras e também em sua teoria política, estética e teoria literária.

Ramificações

1. Com a venia legendi, Blumenberg permaneceu em Kiel como assistente até 1958, numa fase exploratória de temas, estilos e gêneros variados em que lançou fios retomados às vezes muito depois, como o interesse pela história da ciência, presente em Cosmos e Sistema: Sobre a Gênese do Mundo Copernicano (1957), que trata da ruptura epocal de Copérnico e das mudanças epistêmicas, tema ampliado em A Virada Copernicana (1965) e consumado em A Gênese do Mundo Copernicano (1975).

2. O projeto mais coerente dos anos 1950 foi uma ambiciosa filosofia da técnica, programaticamente formulada em A Relação entre Natureza e Técnica como Problema Filosófico (1951), que, ainda com vocabulário heideggeriano mas cética de sua visão negativa da técnica, entrelaça o estatuto histórico da técnica com mudanças na interpretação da realidade e vê no poder criador humano uma marca da Era Moderna, linha que leva à estética em Imitação da Natureza: Para uma Pré-História da Ideia do Ser Criador (1957), onde a história conceitual da technē mostra que só no fim da Idade Média se admite a capacidade humana de trazer o radicalmente novo ao mundo, esquema epocal que prefigura A Legitimidade da Era Moderna, atingindo seu ápice analítico em Aspectos Fenomenológicos sobre Mundo da Vida e Tecnização (1963), formulação mais concisa da recepção do mundo da vida a serviço de uma fenomenologia da técnica, projeto abandonado antes de virar monografia e só recentemente reunido em livro.

3. A conexão entre linguagem e formação de épocas ganhou ensaio próprio em 1957 com A Luz como Metáfora da Verdade, germe da metaforologia, projeto pelo qual é mais conhecido na Alemanha, que parecia extensão da história dos conceitos de Rothacker, Ritter e Koselleck, mas questionava a centralidade dos conceitos e terminologias como únicos portadores do pensamento filosófico e defendia o estudo do papel da fala pré e não conceitual na linguagem filosófica, examinando, em vez do conteúdo proposicional ou da validade lógica das teorias da verdade, as metáforas que descrevem a verdade no estágio preliminar da formação de conceitos.

4. Já professor catedrático em Hamburgo, Blumenberg deu a essa abordagem seu manifesto com Paradigmas para uma Metaforologia (1960), cuja introdução esboça fundamentos teóricos possíveis, sobretudo Kant, e cujos nove estudos tratam de complexos metafóricos como a verdade poderosa, a diferença entre metafórica de fundo orgânica e mecânica ou o simbolismo geométrico, cujo comportamento semântico histórico permite ou resiste à conversão em conceitos, propostos como paradigmas para uma metaforologia sistemática interessada menos na verdade da metafísica do que nos fundamentos impensados e mutáveis da própria filosofia, distinguindo metáforas ornamentais de metáforas absolutas, como a verdade como luz, irredutíveis à conceitualidade, das quais se inferem interpretações inteiras do mundo não articuladas e que exercem função de orientação pragmática.

5. O início dos anos 1960 encerrou a primeira carreira de Blumenberg como escritor fora da academia, retomada só nos anos 1980 de modo mais idiossincrático, durante a qual, muitas vezes sob o pseudônimo Axel Colly, tratou da era nuclear, dos livros de bolso e das pesquisas de opinião, mas sobretudo de literatura, com ensaios sobre Sartre, Jünger, Waugh, Fallada, Verne, Huxley e Eliot recentemente reunidos, destacando-se O Pai Absoluto (1952/53), sobre a Carta ao Pai de Kafka, que interpreta a figura paterna opressiva como reocupação do Deus medieval ausente, conceito central de Legitimidade, e Mito e Ethos da América na Obra de William Faulkner (1958), que antecipa Trabalho sobre o Mito e revela seu interesse pela estrutura do romance.

Defendendo a Era Moderna

1. Escrever em jornais e rádio ao desenvolver uma obra temática tão vasta revela uma concepção da filosofia como empreendimento discursivo nem sempre estritamente acadêmico, uma filosofia da cultura em duplo sentido, que trata de questões culturais e situa sua face acadêmica em seu ambiente cultural, a modernidade pós-metafísica, ethos manifesto no discurso Imagens de Mundo e Modelos de Mundo (1961), proferido após sua nomeação em Gießen, segundo o qual na Era Moderna o modelo científico do mundo e a autocompreensão cultural, chamada ironicamente de imagem do mundo em inversão do uso heideggeriano, já não coincidem, cabendo à filosofia explicar essa divergência e desmontar as imagens de mundo monistas e exclusivas remanescentes, reduzindo expectativas totais de sentido, ainda que a perda de sentido moderna possa ser lamentada.

2. A interpretação da Era Moderna ganha contornos mais nítidos em Secularização: Crítica de uma Categoria da Ilegitimidade Histórica, apresentado em 1962 no sétimo congresso alemão de filosofia ao lado de Adorno, Voegelin e Löwith e base de A Legitimidade da Era Moderna, que contesta a visão da modernidade como apropriação ilegítima de padrões, conceitos e instituições teológicos medievais, opondo a essa visão substancialista um modelo funcional em que posições de sistemas de pensamento passados ficam vagas e são reocupadas por conceitos novos e não aparentados, como a escatologia, que não se secularizou na ideia de progresso, como queria Löwith, mas teve sua função explicativa do curso da história assumida pelo conceito inteiramente distinto de progresso científico.

3. A Legitimidade da Era Moderna (1966) amplia esse argumento num modelo abrangente da história ocidental, tratando do êxito da autoafirmação e da criatividade humanas contra o absolutismo teológico medieval, da proibição e reabilitação da curiosidade de Sócrates a Freud e da impossibilidade de identificar claramente limiares epocais, operando com o conceito de realidade sem nomeá-lo e atribuindo à filosofia a tarefa de explicitar esses processos de recepção e desmontar posições herdadas e superadas, como a de que a história tem um curso identificável, em vez de reocupá-las, livro muito discutido e controverso, sobretudo por Carl Schmitt, que em Teologia Política II o acusou de confundir legitimidade com legalidade e de propagar a húbris niilista da modernidade, iniciando uma troca de cartas e uma disputa pública que levou Blumenberg a reescrever e ampliar radicalmente o livro em três partes entre 1973 e 1976, reunidas em 1988, versão palimpséstica que serviu de base à tradução inglesa e explica seu relativo hermetismo.

“Poética e Hermenêutica” e a “Série Teoria”

1. Além de Legitimidade, Blumenberg teve impacto institucional nos anos 1960 ao fundar em Gießen, com Hans Robert Jauß, Clemens Heselhaus e Wolfgang Iser, o grupo interdisciplinar Poética e Hermenêutica, que realizava conferências bianuais sobre teoria estética, história da arte, estudos literários, filosofia da história e mais tarde antropologia filosófica, e no qual ocupou posição especial e definiu a orientação programática, servindo como referência duradoura Sócrates e o objet ambigu (1964), ontologia da arte via Valéry que descreve a atitude estética como tolerância a uma ambiguidade que a atitude científica não admite, e Conceito de Realidade e Possibilidade do Romance (1964), primeira formulação pública dos conceitos de realidade aplicada ao romance como forma só possível num mundo cuja realidade não é garantida por Deus, como na Idade Média, nem imediatamente evidente, como na Antiguidade, enquanto Situação de Fala e Poética Imanente (1966) atualizou sua teoria da linguagem alinhando-se à hermenêutica contra as linguagens ideais de Husserl e do Círculo de Viena e contra o relativismo linguístico de Whorf e da filosofia da linguagem comum, mas, apesar de suas contribuições terem originado livros posteriores, como Trabalho sobre o Mito a partir de Conceito de Realidade e Potencial de Efeito do Mito (1971) e O Riso da Mulher Trácia (1987), com sua crítica à abordagem interdisciplinar dos anos 1970, ele logo se afastou do grupo.

2. Em 1965, ao tornar-se professor na recém-fundada Universidade de Bochum, Blumenberg passou a coeditar com Habermas, Dieter Henrich e Jacob Taubes a série Teoria da Suhrkamp, que apresentava ao público alemão tanto teoria contemporânea, como A Estrutura das Revoluções Científicas de Kuhn, quanto textos filosóficos clássicos, como Sexto Empírico, empenhando-se sobretudo em primeiras traduções de textos históricos, como já fizera ao editar Nicolau de Cusa, Galileu e Giordano Bruno com longas introduções, mas deixou o conselho em 1970, desiludido com os encargos administrativos e afastando-se progressivamente da vida pública, dos circuitos de palestras e dos compromissos acadêmicos, o que, junto com a guinada discursiva à esquerda por volta de 1968, pode explicar sua ida para a remota e tranquila Universidade de Münster em 1970, onde ficou até se aposentar em 1985.

Antropologia Filosófica

1. Nos anos 1970 Blumenberg voltou-se para a antropologia filosófica, corrente especificamente alemã associada a Max Scheler, Helmuth Plessner e Arnold Gehlen, de grande peso acadêmico no pós-guerra e radicalmente diversa, cujos representantes buscavam muitas vezes uma filosofia unificada e cientificamente informada do ser humano e de suas capacidades, tendo como adversários a ontologia fundamental e a teoria crítica, a ponto de Heidegger e Adorno a atacarem juntos.

2. Sua primeira reflexão sobre o tema foi Uma Abordagem Antropológica da Atualidade da Retórica (1971), publicada primeiro em italiano, que estende sua preocupação com a linguagem ao comportamento humano como tal e entende a retórica, fala que visa persuadir e não exprimir a verdade, como instrumento vital de um ser privado de verdades últimas e pressionado a agir pela mortalidade, depois de Conceito de Realidade e Teoria do Estado (1968/69) já ter reabilitado a sofística contra o platonismo ao mostrar a capacidade da retórica de substituir a ação, que lhe confere caráter político, embora ainda centrado em mudanças históricas dos conceitos de realidade, ao passo que a Abordagem esboça uma história profunda da retórica.

3. O interesse antropológico infiltra-se nas obras históricas, como A Gênese do Mundo Copernicano (1975), coroamento de seu trabalho em história da ciência e da astronomia, que retoma a ascensão da Era Moderna a partir da revolução copernicana e do efeito da perda da posição central no mundo sobre a autoconcepção filosófica e científica da humanidade, tendo no centro a relação entre o ser humano finito e o cosmos infinito, cujas respostas históricas a uma constante antropológica acompanha da contemplação antiga dos astros ao telescópio e à astronáutica do século XX.

4. Na mesma época, Blumenberg integra o mundo da vida, antes usado para a compreensão histórica, em sua reorientação antropológica, como em Observações a partir de Metáforas (1971), que atualiza a metaforologia estendendo-a ao discurso contemporâneo jornalístico, político, científico e cotidiano e ampliando seu alcance do esboço da gênese dos conceitos às motivações extratextuais no mundo da vida, agora concebido antropologicamente, o que se evidencia na transformação da metaforologia numa teoria da não conceitualidade, articulada em Perspectiva para uma Teoria da Não Conceitualidade (1979) e no manuscrito de aulas Teoria da Não Conceitualidade (c. 1975), que concebem o ser humano como dependente da actio per distans, exemplificada tanto pela armadilha do caçador pré-histórico quanto pelo conceito filosófico, embora a maior parte de sua obra se dedique à execução prática dessa teoria, como Naufrágio com Espectador (1979), sobre a navegação como metáfora existencial, e A Legibilidade do Mundo (1981), sobre a metáfora do livro do mundo.

5. Que também outras formas de expressão não conceitual se expliquem por um modelo antropológico mostra o monumental Trabalho sobre o Mito (1979), que esboça uma antropologia do ser humano em luta contra o absolutismo da realidade, a presença avassaladora de um mundo exterior para o qual é biologicamente inapto, modelo que explica a necessidade de distância e representação do mundo por figuras culturais de significância como mitos e metáforas, sendo o absolutismo da realidade também aquilo que já foi sempre superado nos mitos transmitidos, que após longa história de recepção são significâncias em sua forma mais fundamental, passando de instrumentos contra o terror a elementos de jogo e matéria de variações estéticas, como mostra o estudo detalhado do trabalho sobre o mito de Prometeu, sobretudo em Goethe, autor especialmente estimado.

6. Trabalho sobre o Mito foi por muito tempo a teorização antropológica mais explícita de Blumenberg, rara em sua obra publicada, embora ele sugerisse o interesse em unir fenomenologia e antropologia filosófica, como em Tempo de Vida e Tempo do Mundo (1986), que retoma a desproporção entre ser humano e mundo do ponto de vista temporal, mas só com a publicação póstuma de Descrição do Ser Humano (2006) e, em parte, de Teoria do Mundo da Vida (2010) e dos Escritos Fenomenológicos (2018) ficou claro o ambicioso projeto de uma antropologia fenomenológica, que, a partir de notas e ensaios da segunda metade dos anos 1970, pretendia dar à fenomenologia um fundamento antropológico por meio de uma explicação especulativa da pressão evolutiva que levou ao surgimento da consciência.

Novos Gêneros

1. No fim dos anos 1970 e início dos 1980, favorecida pelo afastamento da vida pública, a produtividade de Blumenberg atingiu novos picos, desviando-se dos debates acadêmicos para a própria atividade da escrita, com numerosos livros publicados em rápida sucessão a partir de impulsos às vezes décadas anteriores sobre uma metáfora ou noção filosófica, como A Legibilidade do Mundo, Naufrágio com Espectador, Paixão segundo São Mateus (1988), que rastreia a morte de Deus nas imagens da morte de Cristo ao longo de séculos de aparente profanação, e Saídas da Caverna (1989), seu último livro, que combina a história da recepção da alegoria da caverna desde Platão, estudada num ensaio de 1960, com uma reflexão antropológica sobre a cena primordial da habitação humana em cavernas.

2. Embora pareçam estudos concebidos holisticamente, os livros acadêmicos de Blumenberg resultam de um espírito compilatório e de uma impressionante perseverança temática administrada por seu fichário, sistema de mais de trinta mil fichas com resumos, excertos e notas de pensamento iniciado em 1942, quando a primeira versão foi destruída num bombardeio de sua cidade natal, método que adquiriu uma mística própria, sobretudo associado ao hábito de, desde os anos 1960, ditar em vez de escrever seus textos, datilografados pela secretária e revisados várias vezes, o que lhe permitia trabalhar em vários livros simultaneamente e explica o grande número de manuscritos inéditos, inacabados ou concluídos, hoje guardados com o fichário no Arquivo Literário Alemão de Marbach.

3. O método compilatório do fichário só marcou visivelmente o estilo de Blumenberg nos anos 1980, indicando a passagem do sistemático ao casuístico e serial, do fundamento abrangente à observação anedótica, com livros tardios em boa parte sínteses eruditas de miscelâneas publicadas antes em revistas e suplementos culturais, na segunda fase de escrita não acadêmica, agora em formas menores e mais literárias, como glosas, ensaios sobre conceitos, comentários de anedotas e interpretações de fábulas no Frankfurter Allgemeine Zeitung, no Neue Zürcher Zeitung e na revista Akzente, virada para uma filosofia mais narrativa prefigurada em Naufrágio com Espectador, publicado na Bibliothek Suhrkamp de ensaios e literatura universal, tematizada em O Riso da Mulher Trácia: Uma Proto-História da Teoria (1987), sobre a origem fabulatória da filosofia, e realizada em O Cuidado Atravessa o Rio (1987), que desdobra narrativamente as implicações de uma fábula de modo mais meditativo.

4. A meditação pensativa, título de seu discurso de 1980 ao receber o Prêmio Sigmund Freud de prosa científica, tornou-se seu modo declarado de filosofar, um pensamento não instrumental que pretende aliviar a filosofia de suas tendências cientificizantes e reabilitar seu fundamento nas questões do mundo da vida, favorecido por fábulas e anedotas, como em Momentos de Goethe (1982), Além da Borda da Realidade (1983), Do Não Entendimento: Glosas a Três Fábulas (1984) e Aesopica Desconhecidas (1985), suas próprias fábulas filosóficas, que não são subprodutos de monografias não escritas, mas um gênero próprio, assim como Avançando para o Silêncio Eterno: Um Século após a Partida do Fram (1993), escrito três anos antes de sua morte, que a partir de um episódio das expedições polares reflete sobre a relação entre arqueologia das mídias e niilismo.

Vida Póstuma

1. A morte de Blumenberg em 28 de março de 1996, em Altenberge, perto de Münster, não encerrou sua produção, pois seu espólio continha numerosos manuscritos concluídos e o fluxo de livros segue ininterrupto, com uma primeira onda de volumes póstumos dedicada às formas literárias breves e, após a virada do milênio, o retorno da obra estritamente filosófica, incluindo a reedição de Paradigmas em 1998, os Escritos Estéticos e Metaforológicos (2001), Descrição do Ser Humano, Teoria da Não Conceitualidade e Teoria do Mundo da Vida, que revelam surpreendente compromisso sistemático em unir as tradições fenomenológica e antropológica, coletâneas temáticas sobre literatura, técnica e fenomenologia, livros menores como Prefiguração, A Verdade Nua e Rigorismo da Verdade e as correspondências com Carl Schmitt e Jacob Taubes, que mostram seu confronto direto com contemporâneos e adversários.

2. A reputação de Blumenberg cresceu com o número de publicações e a variedade de interpretações, que dependem de qual parte da obra se toma como central, de que tradição se lhe atribui e do contexto de recepção, sendo Legitimidade o texto principal para quem o lê como teórico da modernidade, como Rorty, Martin Jay e MacIntyre, Trabalho sobre o Mito e Descrição do Ser Humano para quem o inclui na antropologia filosófica, Paradigmas e os textos sobre metaforologia e não conceitualidade para quem o vê como historiador dos conceitos, acrescidos dos ensaios de Poética e Hermenêutica para quem o vê como teórico da linguagem, Gênese do Mundo Copernicano para quem o lê como historiador da ciência, e a crítica inicial e sobretudo as glosas, folhetins e anedotas tardias para quem o vê como teórico literário ou poeta-erudito.

3. Avaliar essas interpretações excede uma introdução, bastando dizer que, apesar das tentativas de reduzir todos esses campos a um único projeto ou gesto, parece menos redutor simplesmente reconhecer a versatilidade de Blumenberg, cuja exploração a antologia pretende estimular.

Sobre esta Antologia

1. Os textos reunidos foram selecionados por dois critérios, sua centralidade na obra de Blumenberg, o núcleo canônico por contestável que seja, e seu valor ilustrativo para gêneros, temas e tipos de questão em que ainda não se cristalizou cânone algum, e, como muitos temas eram temas de vida que reaparecem ao longo da carreira sob novas formas e perspectivas, a antologia se divide em quatro seções temáticas internamente cronológicas, com todos os acréscimos editoriais, como traduções de fontes latinas ou gregas e referências faltantes, entre colchetes.

2. A primeira parte, História, Secularização e Realidade, começa com A Realidade Linguística da Filosofia e inclui o discurso Imagens de Mundo e Modelos de Mundo, o primeiro argumento público contra a tese da secularização e dois textos sobre o conceito de realidade nunca reeditados em alemão, Observações Preliminares sobre o Conceito de Realidade, que apesar do título resume suas questões motivadoras, e Conceito de Realidade e Teoria do Estado, que aplica o conceito à teoria política.

3. A segunda parte, Metáforas, Retórica e Não Conceitualidade, acompanha o percurso de A Luz como Metáfora da Verdade e da introdução a Paradigmas para uma Metaforologia até a teoria antropológica da retórica, incluindo as seções principais de Observações a partir de Metáforas, a reformulação da metaforologia como teoria da não conceitualidade até Perspectiva para uma Teoria da Não Conceitualidade e um longo excerto das aulas póstumas Teoria da Não Conceitualidade, boa introdução a seu pensamento antropológico.

4. A terceira parte, Natureza, Técnica e Estética, concentra-se menos nas realidades históricas como tais do que em suas aplicações específicas, reunindo A Relação entre Natureza e Técnica como Problema Filosófico, história da recepção da technē, Imitação da Natureza, sobre a reavaliação histórica da mimese e suas consequências para técnica e arte, Aspectos Fenomenológicos sobre Mundo da Vida e Tecnização, primeira discussão extensa do mundo da vida, e os escritos de Poética e Hermenêutica sobre estética, como Sócrates e o objet ambigu e A Ambiguidade Essencial do Objeto Estético, e sobre linguagem poética, como Situação de Fala e Poética Imanente.

5. A última parte, Fábulas, Anedotas e o Romance, apresenta os escritos sobre literatura, da interpretação de Kafka em O Pai Absoluto e do estudo sobre Faulkner à teorização do romance como gênero genuinamente moderno em Conceito de Realidade e Possibilidade do Romance, além de mostrar a versatilidade estilística e o pensamento literário de Blumenberg em A Meditação Pensativa, Do Não Entendimento, Aesopica Desconhecidas e seu interesse por anedotas, histórias apócrifas e vinhetas históricas em Além da Borda da Realidade, Momentos de Goethe e Avançando para o Silêncio Eterno.

6. A seleção é contestável e muitos sentirão falta de textos merecedores de inclusão, tendo-se reproduzido por razões de extensão apenas os ensaios já traduzidos mais importantes e deixado de fora outros facilmente acessíveis, como Autoconservação e Inércia, O Mundo da Vida e o Conceito de Realidade, Sobre uma Linhagem da Ideia de Progresso, Dinheiro ou Vida, O Ser, um MacGuffin e Importa Quando?, bem como, por falta de espaço, o longo tratado Conceito de Realidade e Potencial de Efeito do Mito e, salvo Teoria da Não Conceitualidade e a introdução de Paradigmas, quaisquer excertos de livros, para apresentar apenas textos autônomos, na esperança de que obras como Tempo de Vida e Tempo do Mundo, A Legibilidade do Mundo ou Descrição do Ser Humano sejam um dia traduzidas na íntegra, e na convicção de que esses textos breves, incisivos ou lúdicos oferecem um Blumenberg multiperspectivo ainda pouco acessível a leitores não alemães e um convite a aprofundar sua obra, em favor de um público novo e ampliado além do alemão.

blumenberg/2020a/0.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki