User Tools

Site Tools


taylor:1991:1

1 Mal-estar

TAYLOR, Charles. The Ethics of Authenticity. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1991. (Edição canadense original com o título: The Malaise of Modernity. Concord: House of Anansi Press, 1991 — conferências das CBC Massey Lectures de 1991).

TRÊS MAL-ESTARES

1. Trata-se aqui de alguns mal-estares da modernidade, entendidos como traços da cultura e da sociedade contemporâneas que as pessoas experimentam como perda ou declínio, mesmo enquanto a civilização se desenvolve.

2. Às vezes se sente que um declínio importante ocorreu nos últimos anos ou décadas, e às vezes a perda é sentida ao longo de todo o período moderno desde o século XVII, mas apesar da variação da escala temporal há certa convergência nos temas do declínio.

3. Serão destacados dois temas centrais de declínio e um terceiro que em grande parte deriva deles, os quais, sem esgotar o tópico, alcançam muito do que nos perturba e perplexiza na sociedade moderna.

4. Essas preocupações são muito familiares e discutidas, lamentadas e contestadas o tempo todo em todos os tipos de mídia, o que pareceria razão para não falar mais delas.

5. Essa grande familiaridade esconde perplexidade, pois não entendemos realmente essas mudanças que nos preocupam e o debate usual a seu respeito na verdade as deturpa e nos faz conceber mal o que podemos fazer a respeito.

6. A primeira fonte de preocupação é o individualismo, que também nomeia o que muitos consideram a mais fina conquista da civilização moderna, com o direito das pessoas de escolher seu próprio padrão de vida e decidir em consciência que convicções adotar.

7. Poucos querem voltar atrás nessa conquista, e muitos pensam que ela ainda é incompleta, mas muitos de nós também somos ambivalentes, pois a liberdade moderna foi ganha rompendo com horizontes morais mais antigos.

8. As pessoas costumavam ver-se como parte de uma ordem maior, por vezes cósmica, uma grande cadeia do ser em que os humanos figuravam em seu lugar próprio junto a anjos, corpos celestes e criaturas terrenas, ordem refletida nas hierarquias da sociedade humana.

9. As pessoas eram frequentemente fixadas num lugar dado, num papel e estação que lhes eram próprios e dos quais era quase impensável desviar-se, e a liberdade moderna surgiu pelo descrédito dessas ordens.

10. Mas ao mesmo tempo que nos restringiam, essas ordens davam sentido ao mundo e às atividades da vida social, e as coisas que nos cercam não eram apenas matérias-primas ou instrumentos mas tinham a significação dada por seu lugar na cadeia do ser.

11. O descrédito dessas ordens foi chamado de desencantamento do mundo, com o qual as coisas perderam parte de sua magia, e um vigoroso debate prossegue há séculos sobre se isso foi inequivocamente bom.

12. A preocupação repetidamente expressa é que o indivíduo perdeu algo importante junto com os horizontes sociais e cósmicos mais amplos da ação, tendo alguns escrito disso como a perda de uma dimensão heroica da vida.

13. As pessoas já não têm senso de um propósito superior, de algo por que valha a pena morrer, como quando Tocqueville falava dos petits et vulgaires plaisirs que as pessoas tendem a buscar na idade democrática.

14. Noutra articulação, sofremos de falta de paixão, como Kierkegaard via a idade presente, e os últimos homens de Nietzsche estão no nadir final desse declínio, sem aspiração na vida senão a um conforto lamentável.

15. Essa perda de propósito estava ligada a um estreitamento, pois as pessoas perderam a visão mais ampla ao focalizar suas vidas individuais, e a igualdade democrática, diz Tocqueville, atrai o indivíduo para si mesmo e ameaça encerrá-lo inteiramente na solidão do próprio coração.

16. O lado sombrio do individualismo é uma centração no self que achata e estreita nossas vidas, tornando-as mais pobres em sentido e menos preocupadas com os outros ou com a sociedade.

17. Essa preocupação ressurgiu recentemente na inquietação com os frutos de uma sociedade permissiva, os feitos da geração do eu ou a prevalência do narcisismo, e o senso de que as vidas foram achatadas e estreitadas liga-se a uma autoabsorção anormal e lamentável.

18. O desencantamento do mundo está ligado a outro fenômeno maciçamente importante da era moderna que também perturba muitas pessoas, o primado da razão instrumental.

19. Por razão instrumental entende-se o tipo de racionalidade de que lançamos mão ao calcular a aplicação mais econômica de meios para um fim dado, tendo a eficiência máxima e a melhor relação custo-benefício como medida de sucesso.

20. Sem dúvida varrer as ordens antigas ampliou imensamente o escopo da razão instrumental, pois uma vez que a sociedade não tem mais estrutura sagrada e os arranjos sociais não se fundam na ordem das coisas ou na vontade de Deus, eles ficam em certo sentido disponíveis para redesenho.

21. Eles podem ser redesenhados tendo como meta as consequências para a felicidade e o bem-estar dos indivíduos, e a medida que doravante se aplica é a da razão instrumental, assim como as criaturas que nos cercam, perdida a significação de seu lugar na cadeia do ser, ficam abertas a serem tratadas como matérias-primas ou instrumentos.

22. De um modo essa mudança foi libertadora, mas há também um desassossego difuso de que a razão instrumental não só ampliou seu escopo como ameaça tomar conta de nossas vidas.

23. O medo é que coisas que deveriam ser determinadas por outros critérios sejam decididas em termos de eficiência ou análise de custo-benefício, e que os fins independentes que deveriam guiar nossas vidas sejam eclipsados pela exigência de maximizar a produção.

24. Muitas coisas dão substância a essa preocupação, como as exigências de crescimento econômico usadas para justificar distribuições muito desiguais de riqueza e renda ou que nos tornam insensíveis às necessidades do ambiente, e o planejamento social dominado por análises de custo-benefício com cálculos grotescos que atribuem valor em dólares a vidas humanas.

25. O primado da razão instrumental é também evidente no prestígio e na aura que cercam a tecnologia e nos fazem crer que devemos buscar soluções tecnológicas mesmo quando algo muito diferente é exigido, o que se vê na política e também invade domínios como a medicina.

26. Patricia Benner argumentou que a abordagem tecnológica na medicina frequentemente pôs de lado o cuidado que trata o paciente como pessoa inteira com uma história de vida e não como locus de um problema técnico, e a sociedade e o establishment médico subvalorizam a contribuição das enfermeiras que prestam esse cuidado humanamente sensível.

27. O lugar dominante da tecnologia também é tido como tendo contribuído para o estreitamento e achatamento de nossas vidas, e fala-se de uma perda de ressonância, profundidade ou riqueza em nosso entorno humano.

28. Quase 150 anos atrás Marx observou que um dos resultados do desenvolvimento capitalista era que tudo o que é sólido se desfaz no ar, e a alegação é que os objetos sólidos, duradouros e expressivos que nos serviam no passado são postos de lado pelas mercadorias rápidas, reles e substituíveis com que hoje nos cercamos.

29. Albert Borgman fala do paradigma do dispositivo, pelo qual nos retiramos cada vez mais do engajamento múltiplo com nosso ambiente e pedimos produtos projetados para entregar algum benefício circunscrito, contrastando o aquecimento central contemporâneo com o que a mesma função implicava nos tempos pioneiros.

30. Hannah Arendt focalizou a qualidade cada vez mais efêmera dos objetos de uso modernos e argumentou que a realidade e confiabilidade do mundo humano repousam primariamente no fato de sermos cercados por coisas mais permanentes que a atividade que as produz, permanência ameaçada no mundo das mercadorias modernas.

31. Esse senso de ameaça é aumentado pelo conhecimento de que esse primado não é apenas uma orientação talvez inconsciente para a qual somos empurrados e tentados pela era moderna, mas é também sustentado por poderosos mecanismos da vida social.

32. Um gerente, apesar de sua própria orientação, pode ser forçado pelas condições do mercado a adotar uma estratégia maximizadora que sente ser destrutiva, e um burocrata, apesar de sua percepção pessoal, pode ser forçado pelas regras a tomar uma decisão que sabe contrária à humanidade e ao bom senso.

33. Marx, Weber e outros grandes teóricos exploraram esses mecanismos impessoais, que Weber designou pela expressão evocativa de jaula de ferro, e alguns quiseram concluir dessas análises que somos inteiramente impotentes diante de tais forças.

34. Essa aspiração de desmantelar totalmente as estruturas institucionais sob as quais operamos há séculos, o mercado e o Estado, parece tão irrealizável hoje que equivale a declarar-nos impotentes.

35. Essas teorias fortes da fatalidade são abstratas e erradas, pois nossos graus de liberdade não são zero e há sentido em deliberar sobre quais devem ser nossos fins e se a razão instrumental deve ter papel menor em nossas vidas.

36. A verdade nessas análises é que não se trata apenas de mudar a perspectiva dos indivíduos, nem apenas de uma batalha de corações e mentes, por importante que seja, pois a mudança nesse domínio terá de ser também institucional, ainda que não tão ampla e total quanto propuseram os grandes teóricos da revolução.

37. Chega-se então ao nível político e às consequências temidas para a vida política do individualismo e da razão instrumental, uma das quais é que as instituições e estruturas da sociedade técnico-industrial restringem severamente nossas escolhas.

38. Elas forçam sociedades e indivíduos a dar à razão instrumental um peso que em deliberação moral séria nunca daríamos e que pode ser altamente destrutivo, como nas grandes dificuldades em enfrentar ameaças vitais de desastres ambientais como o afinamento da camada de ozônio.

39. A sociedade estruturada em torno da razão instrumental impõe grande perda de liberdade a indivíduos e ao grupo, pois não são apenas as decisões sociais que são moldadas por essas forças, e um estilo de vida individual também é difícil de sustentar contra a corrente.

40. O desenho de algumas cidades modernas torna difícil funcionar sem carro, particularmente onde o transporte público foi erodido em favor do automóvel privado.

41. Há outro tipo de perda de liberdade amplamente discutido, de modo memorável por Tocqueville: numa sociedade em que as pessoas acabam como indivíduos encerrados em seus próprios corações, poucos quererão participar ativamente do autogoverno.

42. Preferirão ficar em casa e gozar as satisfações da vida privada, desde que o governo da vez produza os meios para essas satisfações e os distribua amplamente.

43. Isso abre o perigo de uma nova forma especificamente moderna de despotismo, que Tocqueville chama de despotismo brando, que não será tirania de terror e opressão mas governo brando e paternalista, podendo até manter formas democráticas com eleições periódicas.

44. Mas na verdade tudo será conduzido por um imenso poder tutelar sobre o qual as pessoas terão pouco controle, e a única defesa contra isso, pensa Tocqueville, é uma vigorosa cultura política em que a participação seja valorizada em vários níveis de governo e em associações voluntárias.

45. O atomismo do indivíduo autoabsorvido milita contra isso, pois uma vez que a participação declina e as associações laterais que eram seus veículos definham, o cidadão individual fica sozinho diante do vasto Estado burocrático e sente-se, corretamente, impotente.

46. Isso desmotiva ainda mais o cidadão e fecha-se o ciclo vicioso do despotismo brando, e talvez algo como essa alienação da esfera pública e consequente perda de controle político esteja acontecendo em nosso mundo político altamente centralizado e burocrático, com muitos pensadores contemporâneos vendo a obra de Tocqueville como profética.

47. Se assim é, o que corremos o risco de perder é o controle político sobre nosso destino, algo que poderíamos exercer em comum como cidadãos, o que Tocqueville chamou de liberdade política, e o que está ameaçado é nossa dignidade como cidadãos.

48. Os mecanismos impessoais mencionados podem reduzir nossos graus de liberdade como sociedade, mas a perda da liberdade política significaria que mesmo as escolhas restantes não seriam mais feitas por nós mesmos como cidadãos, mas por um poder tutelar irresponsável.

49. Esses são os três mal-estares da modernidade a tratar neste livro: o primeiro medo concerne ao que se pode chamar de perda de sentido, o esmaecimento dos horizontes morais; o segundo concerne ao eclipse dos fins diante da razão instrumental desenfreada; e o terceiro concerne a uma perda de liberdade.

50. Essas preocupações não são incontroversas, pois mesmo os que partilham alguma forma delas disputam vigorosamente como formulá-las, e muitos querem descartá-las de imediato.

51. Os que estão profundamente imersos no que os críticos chamam de cultura do narcisismo pensam nos objetores como saudades de uma era anterior mais opressiva, os adeptos da razão tecnológica moderna veem os críticos do primado do instrumental como reacionários e obscurantistas, e há proponentes da mera liberdade negativa que crêem sobrevalorizado o valor da liberdade política.

52. Nada está acordado aqui e o debate continua, mas no curso desse debate a natureza essencial dos desenvolvimentos decantados ou louvados é frequentemente mal compreendida, e como resultado a natureza real das escolhas morais a fazer fica obscurecida.

53. O caminho certo não é o recomendado pelos defensores puros nem o preferido pelos detratores puros, e nem um simples trade-off entre vantagens e custos do individualismo, da tecnologia e da gestão burocrática fornecerá a resposta.

54. A natureza da cultura moderna é mais sutil e complexa, e tanto defensores quanto detratores têm razão de um modo que não se faz justiça por um simples trade-off entre vantagens e custos, havendo muito de admirável e muito de debasado e assustador nesses desenvolvimentos.

55. Entender a relação entre os dois é ver que a questão não é quanto preço em consequências ruins se tem de pagar pelos frutos positivos, mas como conduzir esses desenvolvimentos à sua maior promessa e evitar o deslize para as formas debasadas.

56. Sem espaço para tratar os três temas como merecem, propõe-se um atalho: lançar-se na discussão do primeiro tema, concernente aos perigos do individualismo e à perda de sentido, e, tendo derivado alguma ideia de como tratá-lo, sugerir como um tratamento semelhante dos outros dois poderia correr.

57. O grosso da discussão concentrar-se-á portanto no primeiro eixo de preocupação, examinando-se em mais detalhe que forma ele assume hoje.

taylor/1991/1.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki