1 Schelling tardio

GABRIEL, Markus. Der Mensch im Mythos: Untersuchungen über Ontotheologie, Anthropologie und Selbstbewußtseinsgeschichte in Schellings “Philosophie der Mythologie”. Berlin; New York: Walter de Gruyter, 2006. (Quellen und Studien zur Philosophie, Band 71).

§1. Um esboço introdutório da história da pesquisa sobre o Schelling tardio

1. A filosofia tardia de Schelling sempre foi objeto de incontáveis controvérsias, e somente a partir da tese de habilitação de Walter Schulz, em Heidelberg, ela passou a ser efetivamente reconhecida como um projeto autônomo e sistematicamente fecundo, que talvez até possa reivindicar legitimamente o título de consumação do idealismo alemão.

2. Embora em Schopenhauer e Nietzsche não se possa falar de uma influência direta do Schelling tardio, notou-se naturalmente e repetidas vezes o quanto a metafísica da vontade de Schopenhauer deve a Schelling em geral e especialmente ao escrito sobre a liberdade, que Schopenhauer recepcionou de modo claro e confessado.

3. Dificilmente se poderá contestar que também no conceito schellinguiano de uma vontade que começa sem fundamento, desenvolvido especialmente no escrito sobre a liberdade, estão presentes motivos de uma teoria filosófica do irracional.

4. Desde que Horst Fuhrmans investigou a filosofia tardia de Schelling pela primeira vez também com um olhar filológico sobre a história de seu desenvolvimento, discutiu-se sobretudo se a distinção schellinguiana entre uma filosofia negativa, puramente racional, e uma filosofia positiva deve ser lida como uma tentativa de consumar o projeto do idealismo alemão, qualquer que seja seu conteúdo mais preciso, ou se Schelling com essa distinção pretende em última instância despedir-se do idealismo em favor de outra decisão filosófica fundamental.

5. Paradigmática para esse debate é certamente a controvérsia entre Horst Fuhrmans e Walter Schulz, na qual um vê na filosofia tardia de Schelling essencialmente um projeto ontoteológico, enquanto o outro reconhece no aparente retorno de Schelling à ontologia pré-crítica uma tentativa de realizar o idealismo definitivamente justamente por incluir nele também o outro da razão.

6. Um esboço introdutório da história da pesquisa sobre o Schelling tardio deve ainda considerar que posições clássicas da pesquisa schellinguiana são apresentadas em detalhe por Axel Hutter, que reconstrói a continuação da crítica kantiana da razão na filosofia tardia de Schelling, e que a posição de Walter Schulz está depositada em sua tese de habilitação pioneira em Heidelberg sobre a consumação do idealismo alemão.

7. A tese de Schulz sobre o primado da filosofia negativa repousa, entre outras coisas, em uma interpretação não inteiramente fiel ao texto do conceito de êxtase da razão, como mostraram em detalhe, na esteira de Tillette, Jean-François Courtine e Marie-Christine Challiol-Gillet.

8. Quanto à relação entre ontoteologia e antropologia, Walter Kasper volta a tese de Schelling do buscar-pessoa-por-pessoa demasiadamente para o teológico ao ver na passagem à filosofia positiva exclusivamente a busca do Deus cristão da história.

9. A busca humana de conhecimento é impulsionada por um não-saber inextirpável, no qual se anuncia um fora da razão que nenhuma pretensão de saber mundano ou empírico pode satisfazer.

10. Assim parecem ter sido levantadas duas questões fundamentais: a primeira pergunta o que distingue em geral a filosofia negativa da positiva, enquanto a segunda pergunta qual das duas filosofias, se é que são duas filosofias, tem primado no projeto global da filosofia tardia de Schelling.

11. Ora, Schelling se pronuncia em diversos lugares do complexo global dificilmente abarcável do que se designa geralmente como sua filosofia tardia de modo muito variado sobre a relação entre filosofia negativa e positiva.

12. Isso evidentemente não significa que Schelling permaneça na filosofia negativa ou lhe conceda um primado inequívoco diante da positiva, e dificilmente se poderia atribuir-lhe sequer inequivocamente o status de um primado metódico, mesmo que Schelling ocasionalmente a designe, na esteira de Aristóteles, como primeira filosofia, e a positiva como segunda filosofia.

13. Nas últimas décadas da pesquisa sobre Schelling, porém, a conexão entre filosofia negativa e positiva foi repetidamente discutida, e no curso do trabalho pioneiro de Wolfram Hogrebe sobre as Idades do Mundo, predicação e gênese, duas coisas vieram ao centro da atenção.

14. Nesse contexto, poder-se-ia perguntar se um pensamento semelhante não está na base da doutrina clássica platônico-aristotélica do juízo, segundo a qual também só a complicação de conteúdos eidéticos é diferenciável quanto ao valor de verdade e nesse sentido informativa, isto é, ampliadora de conhecimento, pois para Platão a conexão de ideias condiciona a cognoscibilidade.

15. Isso levaria Schelling à tardia distinctio realis entre quidditas e quodditas e à questão a ela ligada de por que há em geral sentido e não antes absurdo, de modo que o estabelecimento de um meio predicativo é para Schelling primeiramente um evento ontológico, que se espelha em nossa referência epistêmica a um mundo cognoscível.

16. Em segundo lugar, da interpretação de Hogrebe das Idades do Mundo resultaram por sua vez dois novos modos de considerar a filosofia positiva.

17. A interpretação de Hogrebe da recepção schellinguiana da doutrina kantiana do ideal transcendental lê, no entanto, Kant demais em Schelling.

18. Dois trabalhos mais recentes retomam cada um um aspecto da interpretação schellinguiana de Hogrebe e referem explicitamente seus resultados à tardia distinção entre filosofia negativa e positiva.

19. Thomas Buchheim reconhece, semelhantemente a Hogrebe, na filosofia negativa uma conexão entre ontologia e teoria da predicação, vendo no puro ente que a filosofia negativa busca e finalmente encontra no ideal transcendental o resumo da objetualidade do estado de coisas.

20. Daniel Sollberger retoma em seu livro Metafísica e invenção explicitamente o enfoque de Hogrebe no problema da busca de conhecimento e tenta descrever filosofia negativa e positiva como dois movimentos de busca diversos, nos quais a efetividade vem ao encontro de modos diversos.

21. Na esteira de Hogrebe, deve-se, porém, destacar uma outra faceta da distinção schellinguiana entre filosofia negativa e positiva, até agora apenas insuficientemente elaborada.

22. No pensamento de Schelling pode-se ver a tentativa de colocar a componente antropológica do conhecer no centro da fundamentação da metafísica.

23. Que na filosofia tardia de Schelling se decide o problema de uma determinação da relação entre ontoteologia e antropologia foi visto com clareza primeiro por Jürgen Habermas, que no entanto conclui disso que Schelling interpreta o homem a partir da história e esta a partir de sua ontoteologia, levando ao fracasso o projeto de uma filosofia da mitologia e da revelação como a filosofia tardia de Schelling o apresenta.

24. Manfred Frank elaborou a importância de Schelling para os primórdios da dialética marxista em seu estudo paradigmático A carência infinita de ser, interpretando a crítica schellinguiana a Hegel como uma crítica à dissolução hegeliana do ser em essência na lógica da essência.

25. Axel Hutter identificou na antropologia tardia de Schelling sobretudo uma recepção do primado kantiano do prático.

26. A maioria dos trabalhos sobre a filosofia tardia de Schelling dirige sua atenção e seu interesse filosófico exclusivamente à questão do que Schelling com seu novo enfoque quer e pode em geral fundamentar.

27. O trabalho seguinte segue a máxima metodológica de que algumas das grandes questões dirigidas ao enfoque da filosofia tardia de Schelling podem ser respondidas melhor quando se compreende o programa de fundamentação de Schelling nos grandes textos introdutórios à Filosofia da Mitologia e à Filosofia da Revelação também a partir dos resultados de sua execução.

§2. O homem no mito ou a unidade de três enfoques: ontoteologia, antropologia e história da autoconsciência

28. Michael Theunissen, em seu ensaio O enfoque antropológico de Schelling, sustentou a tese de que no desenvolvimento do pensamento de Schelling se podem demonstrar três enfoques distintos, um egológico, um antropológico e um ontoteológico.