3.2 Círculo da reflexão

FRANK, Manfred. Der unendliche Mangel an Sein: Schellings Hegelkritik und die Anfänge der Marxschen Dialektik. München: W. Fink Verlag, 1992.

A réplica de Schelling – o círculo da reflexão

2. A resposta de Schelling, intitulada o círculo da reflexão, evidencia o paralelo com a situação na lógica da reflexão, pois em ambos os casos uma pressuposição inevitável deve ser recuperada na apresentação realmente bem-sucedida de seu resultado, e o último ato do sistema deve pôr a identidade entre ser-no-outro e ser-si-mesmo como o ser que é a reflexão em si mesmo, colocando o problema de que um ente em si só pode revelar-se como sendo para si se já lhe couber algum ser-para-si no estágio do ser-em-si, condição de possibilidade para o resultado final.

3. Schelling argumenta que, ao pretender começar pelo mais indeterminado, pelo ser imediato ou mero objetivo, a filosofia de Hegel se enreda em um círculo, pois do objeto só pode surgir sujeito se este já era sujeito, embora ainda não posto como tal, mas como indiferente equipossibilidade de essência e ser, ou seja, sujeito-objeto; se Hegel diz que o início é puro ser, o mais objetivo como negação de todo subjetivo, um ser no qual nada há de um sujeito, então nenhuma necessidade pode ser vista nele mesmo de se mover adiante, e o ser seria o que é, e isso é tudo.

4. Viu-se que Hegel está disposto a admitir isso dentro de certos limites, ao determinar o início como totalidade concreta que é em si, uma indiferença de sujeito e objeto que ainda não é para si, mas essa redução agrava a circularidade, e Schelling procura desvendá-la em um segundo passo.

5. Se não se pode dizer que o ser passa por si mesmo ao sujeito, simplesmente porque algo que não subsiste para si não pode sentir a carência que o impeliria a determinações mais concretas, então deve ser o pensamento que não pode permanecer no ser, pois, com base em uma familiaridade pré-reflexiva com a ideia concreta, ele percebe sua abstração, compara sua sinteticidade com a abstração do puro ser, revela sua carência e a suprassume sucessivamente na dialética do progredir, agora liberta do odor de uma realdialética da própria coisa.

6. Aliás, a exigência de Hegel de pensar o absoluto não como mera pressuposição, mas essencialmente como resultado fundamentado, como algo produzido, podia invocar mais uma vez o modelo de Schelling, que foi quem deu a Fichte a seguinte consideração: se a consciência surge da autolimitação de uma atividade que vai ao infinito, ela justamente por seu ser-para-si deixa de ser em si, de modo que a consciência já pronta se encontra como resultado de uma ação que se subtrai a ela e da qual ela não pode se considerar autora, aparecendo-lhe como objetividade independente de sua produção consciente, pois não há eu sem não-eu, e nesse sentido o não-eu é anterior ao eu.

7. Nada impedia, portanto, que no ato da intuição intelectual se abstraísse do intuinte, o abstrato para si, uma abstração que deixa o puramente objetivo desse ato, o qual é em si apenas sujeito-objeto, de modo algum igual ao eu, e o em-si devia ser conduzido até o resultado com o qual a doutrina da ciência de Fichte começa como um tiro de pistola, e para isso era exigido que, em virtude da identidade absoluta de sujeito e objeto experimentada na intuição intelectual, também o objeto fosse em si sujeito-objeto, que só ao ultrapassar a linha limítrofe da filosofia teórica se reconhece como tal.

8. Se nesse ponto alguma vez houve ambiguidade, a filosofia tardia de Schelling demonstrou de modo inequívoco a inteligibilidade de sua construção, pois ela se sabe explicitamente devedora da descoberta fichtiana de que já o primeiro deve ser pensado como um imediatamente mediado em si mesmo, que além disso está presente como tal, e Schelling escreve que, assim como Hegel diz que a verdadeira primeira definição do absoluto é que o absoluto é o puro ser, ele podia dizer que a verdadeira primeira definição do absoluto é ser sujeito.

9. Essa pressuposição pode ser designada como intuição intelectual: intuição porque o produzir do objeto como intuído não é absolutamente diferente do intuinte e carece de toda autonomia, e ato intelectual porque essa intuição também subsiste para si mesma e é determinada no pensamento como o que é; a intuição intelectual é, portanto, um pensamento, mas um pensamento não reflexivo ou não pensante.

Confirmação da crítica de Schelling com exemplos

10. A demonstração de Schelling de um círculo epistemológico no pensamento hegeliano da automediação reflexiva pode ser legítima, mas permanece insatisfatória enquanto não forem afastadas duas objeções: primeiro, pode-se duvidar se a crítica de Schelling muda algo no resultado do sistema hegeliano, já que parece modificar apenas a introdução do princípio; segundo, é preciso assegurar que ela não apareça apenas como uma versão melhorada da identificação hegeliana dos dois significados de imediatez, o que é de temer, pois a relação reflexiva consigo mesma parece ser novamente nada mais que o advir a si de algo que, de modo implícito, já era mediado no estágio da imediatez, sendo necessário portanto provar a irreflexividade do ser em sua primeira posição em sua identidade com a relação consigo mesmo.