2 Mundo das origens

MOSÈS, Stéphane. Système et Révélation: la philosophie de Franz Rosenzweig. Paris: Éditions du Seuil, 1982.

I. A “RUPTURA DO SER” (BRISURE DE L'ÊTRE)

A Estrela da Redenção começa por uma meditação sobre a morte, cuja angústia é a realidade originária, não última, pois justamente por ser termo sempre por vir a filosofia pode tentar pensá-la, isto é, mascará-la ao dar-lhe sentido, ao passo que a experiência da morte é anterior a toda filosofia e irredutível, já que esta não confere sentido algum à morte que cada um morre por sua conta.

A filosofia possui unidade fundamental, pois consiste em tentativa de reduzir o múltiplo ao uno, o sensível ao inteligível, o real ao pensamento, sob a questão subjacente sobre a essência do Todo, e sua história ocidental é a sucessão de reduções da multiplicidade a um princípio unificador: o mundo no pensamento antigo, cosmológico; Deus na escolástica, teológica; o sujeito pensante, o “Eu”, desde Descartes, antropológica.

Por marcar o acabamento da filosofia, Hegel marca-lhe também o fim: agora tudo é filosofia, os conceitos “desceram à rua”, e cada um pode recomeçar a filosofar por conta própria, de modo que é na experiência da morte, quando a Europa dos Estados nacionais se dilacera, que o indivíduo descobre, além do sistema que pretende englobá-lo, o fato irredutível de sua existência pessoal.

Essa descoberta do homem como realidade irredutível rompe o monismo do ser, ainda que em um único ponto, pois basta uma realidade anterior ao pensamento para que se ponha em questão o postulado da Totalidade: se o pensamento é segundo e não primeiro, nada permite postular a unidade do Todo, e o homem, o mundo e Deus, objetos últimos da filosofia, são rejeitados da Totalidade e remetidos à experiência originária de que provêm.

A ruptura do ser deixa subsistir três substâncias, e não uma multidão, sem que Rosenzweig dê resposta direta, dizendo apenas em carta que tanto o número três quanto os nomes das substâncias são puramente empíricos, simplesmente recolhidos e encontrados, pois homem, mundo e Deus são a forma tradicional pela qual o pensador ocidental interroga seu destino, comum à dupla tradição helênica e bíblica.

Uma vez fora da Totalidade o homem, o mundo recua para sua contingência e Deus para sua transcendência: afirmar que a realidade do mundo é anterior ao pensamento é dizer que ele não se deduz do pensamento, sendo pura facticidade, mas é preciso explicar sua inteligibilidade, que é tão originária quanto sua realidade, pois o saber não se deduz mais que o real.

Afirmar a facticidade de Deus é dizer que Deus existe antes de toda identidade entre ser e pensamento, e que, portanto, não é puro espírito, mas tem uma natureza que integra sua realidade sem esgotá-la, realidade independente que não se identifica ao mundo, como quer o idealismo, panteísmo neste sentido.

II. A EXPLORAÇÃO DAS ORIGENS

A. A ideia do nada

A ruptura do ser deixa três “seres vazios, seres antes do pensamento”, “objetos irracionais” no sentido de não apreendidos pela consciência nem pensados, como indica o prefixo “meta”, realidades que só aparecem com a existência vivida, cuja trama sustentam, e que para a consciência são “quase-nada” e para o saber racional são nadas, pois para o pensamento antes do pensamento nada há e a noção de pré-reflexivo é contraditória.

A ideia de nada é ambígua e oscila entre dois significados: pode apresentar-se como avesso de três substâncias, ausências de ser, de modo que todo o movimento do primeiro livro seria triplo passagem do nada ao ser, o que seria dedução idealista contrária a todo o pensamento da Estrela, para o qual o ser não se deduz e é dado de imediato, ou então designa o que não é cognoscível pelo pensamento racional, o real em sua forma elementar pré-reflexiva, o elementar em seu nível mais formal, cujo conteúdo exato se ignora.

B. Saber e crença

No horizonte da existência o nada é o que não pode ser concebido pelo pensamento puro, o impensável e não o irreal, isto é, o não-saber, mas ao voltar-se sobre seus fundamentos a existência apreende algo, três nadas particulares, “seres vazios” que já implicam o essencial, a realidade e a multiplicidade, e essa evidência de que no fundo da existência há real Rosenzweig chama crença (croyance).

C. As categorias da crença

1. A afirmação e a negação.

A emergência das três substâncias a partir de seu nada é um dos aspectos mais obscuros da Estrela: Rosenzweig, após pôr os três nadas, nega-os por duplo movimento de afirmação do não-nada e negação do nada, repetido para cada substância, processo que parece arbitrário, pois não se vê por que milagre o ser brotaria do nada, e que ele mesmo qualifica de “hipotético”.

A crença é a síntese de uma afirmação e de uma negação primordiais, e a afirmação primeira, que sustenta toda existência, é a do não-nada, e não a do ser, por tratar-se de realidade pura sem conteúdo designável, os “seres vazios” ainda indeterminados, pura posição de ser que não é modalidade particular do juízo nem atribui o ser como qualidade a um sujeito.

2. A correlação.

A crença é ato da existência e não do pensamento, e suas categorias só são apreendidas na própria existência, que se exprime pela linguagem, a qual não é veículo do pensamento, mas órgão da existência, pois, como ela, desenrola-se no tempo e manifesta-se pela relação com outrem, temas que só serão desenvolvidos no segundo livro, quando a existência propriamente dita aparecer.

D. Lógica e História

No fundo da existência, tecido vivo de relações e trocas, há uma crença primordial num dado originário, diferente da existência concreta embora inexistente fora dela, elementar afirmação de si em que a existência, antes de seu investimento no tempo, se satisfaz consigo mesma, sem que se trate de anterioridade cronológica, pois o elementar é nível permanente da realidade que a reflexão só isola depois.

Essa gravidade do elementar, essa suficiência a si das realidades originárias, Rosenzweig a chama paganismo, latente no fundo da vida, pois nada do que constituirá o tecido da existência, linguagem, amor, saída de si, é originário, e a saída de cada elemento para fora de si, que ele chamará “religião”, é a pulsação da existência, dado que esta é desde logo superação da simples afirmação de si.

III. AS FIGURAS DO ELEMENTAR

A. O Deus mítico

As implicações mais elementares da crença na realidade de Deus são, do ponto de vista da afirmação, uma infinita posição de ser e, do ponto de vista da negação, a pura diferença, a absoluta possibilidade de determinação, isto é, a liberdade, e o pensamento conjunto das duas categorias faz dessa possibilidade, aplicada ao ser infinito, poder infinito, limitado pela realidade irredutível do ser a que se aplica, e portanto também dever infinito ou destino (falloir infini).

B. O mundo plástico

1. A realidade do mundo.

Cremos no mundo ao menos tão firmemente quanto em Deus ou no nosso Si, e afirmar a realidade do mundo é dizer que o conhecemos antes de todo saber racional, com a evidência de que é imediatamente inteligível, sentido imanente e não dado de fora por pensamento constituinte, o que difere da afirmação do ser de Deus, ser absolutamente indefinido, sem conteúdo designável, além de todo saber, ao passo que no mundo o ser implica um saber.

Reencontra-se aqui o problema central da filosofia, a síntese do inteligível e do sensível, isto é, a gênese do conhecimento, a que toda a filosofia combatida por Rosenzweig responde pela identidade entre pensamento e ser, e é aqui que a originalidade do “pensamento novo” (pensée nouvelle) se afirma com mais nitidez.

2. O indivíduo e a cidade.

A ideia metalógica de mundo abrange a realidade natural e a social, e à relação entre a coisa e seu conceito corresponde a relação entre o indivíduo e a coletividade, em que o mundo metalógico também se opõe ao idealista, cuja realidade individual se deduz da social, como emanação do corpo social, e cujo tipo é o Estado hegeliano, totalidade que dá sentido às células sociais e ao indivíduo, animada por finalidade orgânica em que o Todo é a razão de ser das partes.

C. O homem trágico

1. Autonomia do homem: o Eu (Moi).

Cada uma das três realidades elementares é anterior ao saber, mas para Deus e o mundo essa anterioridade é vivida implicitamente, no tecido da existência, exigindo movimento de reflexão para ser isolada, ao passo que no homem a experiência de sua existência revela diretamente sua irredutibilidade, por ser sujeito e objeto da própria descoberta, único entre as três substâncias em que coincidem a anterioridade ontológica e a anterioridade vivida, de modo que a afirmação originária do ser é nele afirmação de si, autonomia primeira.

2. O destino do Si.

A diferença entre individualidade e Si aparece no curso distinto de seus destinos: a individualidade, fenômeno do mundo, percorre ciclo sempre recomeçado, surgindo no nascimento como ser distinto e retornando à espécie no ato de engendrar, fim da individualidade muito antes da morte, de modo que a sobrevivência do homem além do dia em que engendrou não se explica em perspectiva puramente natural, e a carreira do indivíduo não dá conta de toda uma vida humana.

3. O Si e a moral: além do Bem e do Mal.

Enquanto a personalidade só é ela mesma pela união com a individualidade, o Si é Si por seu apego ao caráter, qualquer que seja, autônomo em relação à individualidade e às hierarquias em que ela se insere, e por isso escapa à ética, com sua ordem de valores cada vez mais gerais, tanto à ética idealista, em que o indivíduo se realiza submetendo-se a uma ordem superior, quanto ao sistema antigo da cidade, que só concerne ao indivíduo como parte do mundo e não ao Si enraizado na própria identidade.

4. O herói trágico.

O herói da tragédia grega encarna o Si solitário, cortado de toda relação com o mundo e com Deus e enraizado na própria identidade, com destino marcado pelas duas experiências em que se desvela a natureza trágica do Si, o Eros e a morte, pois desperta no Eros e se cumpre na morte, consumação do silêncio, sinal de sua solidão.

IV. A ARTE, OU O MUNDO DO SILÊNCIO

Cada uma das três realidades descritas com figuras do mundo antigo representa um aspecto da realidade viva elementar, cuja força é serem reais, fora da falsa síntese idealista em que toda realidade se abole, e cuja fraqueza é serem anteriores à reunião dos elementos que a existência operará pela relação e pela temporalidade, e cada uma se encarna num aspecto da arte: a harmonia interna da obra simboliza os princípios do mundo metalógico, sua finalidade interna e submissão à própria lei caracterizam a realidade mítica, e seu lado elementar, sua significação imediata anterior à própria linguagem, faz dela o tipo da realidade muda.