1 Gênese da Estrela da Redenção

MOSÈS, Stéphane. Système et Révélation: la philosophie de Franz Rosenzweig. Paris: Éditions du Seuil, 1982.

I. AS ORIGENS INTELECTUAIS DE ROSENZWEIG: MEINECKE E A FILOSOFIA POLÍTICA DE HEGEL

Franz Rosenzweig chega a Friburgo em 1908 como típico jovem intelectual judeu assimilado, nascido em Cassel numa família burguesa fiel aos ideais da Emancipação (Émancipation), conhecedor do judaísmo apenas por vestígios de um ritual esvaziado de significado vivo, e depois de abandonar a medicina volta-se para a história e para a filosofia sob a orientação de Friedrich Meinecke, autor de Weltbürgertum und Nationalstaat (“Cosmopolitismo e Estado nacional”), obra clássica da escola histórica alemã.

Meinecke, herdeiro da tradição historiográfica inaugurada por Ranke e continuada por Treitschke, admite o realismo político (Realpolitik) como lei suprema da ação histórica dos Estados e considera a criação do Império por Bismarck o desfecho do século XIX alemão, embora recuse o fanatismo prussiano e o “idealismo guerreiro” de Treitschke e prefira o conservadorismo de Ranke, com sua crença numa reconciliação final entre particularismo nacional e universalismo.

Segundo Meinecke, o Estado hegeliano constitui etapa intermediária entre os universalismos do fim do século XVIII e a ideia moderna de Estado-Potência (Machtstaat), pois Hegel o define como individualidade histórica que se determina por oposição às demais e faz da história universal o processo de confronto entre Estados autônomos, mas ao mesmo tempo subordina esse confronto ao desdobramento do Espírito absoluto, permanecendo prisioneiro de uma metafísica da história.

Rosenzweig aceita a interpretação de Meinecke, mas a julga excessivamente nacionalista e não excessivamente universalista, e por isso considera nociva a filosofia hegeliana desde a redação do livro, o que faz Éric Weil, embora elogie a penetração nos pontos particulares, tê-lo por errôneo em sua concepção de conjunto.

II. A IDEIA DE REVELAÇÃO E O CONFRONTO JUDAICO-CRISTÃO

Ao iniciar Hegel und der Staat, Rosenzweig ainda busca uma atitude filosófica coerente, debatendo-se, como mostra seu diário de 1905 a 1908, entre contradições que refletem tanto a imaturidade de um espírito em formação quanto as incertezas de uma época que, na esteira de Nietzsche, questiona a crença numa verdade objetiva garantida pela Razão.

A noção de Revelação (Révélation) desponta sobre esse fundo cético, pois desde 1910, em reação aos estudos hegelianos, a religião passa a figurar como recurso possível contra o relativismo histórico, sob a influência dos primos Hans e Rudolf Ehrenberg, convertidos ao protestantismo, e do jurista Eugen Rosenstock, judeu de origem tornado cristão fervoroso.

A adesão ao mundo da religião implica, para Rosenzweig, a decisão interior de converter-se ao cristianismo, não por lhe parecer mais verdadeiro que o judaísmo, mas por constatar, de modo muito hegeliano, que ele é a religião do Ocidente e a forma que a Revelação assume na civilização europeia.

A correspondência com Rosenstock, retomada em 1916 após três anos de interrupção, quando Rosenzweig serve nos Bálcãs e a unidade de Rosenstock está na França, converte-se em confronto filosófico e teológico de grande violência sobre o papel respectivo do cristianismo e do judaísmo no mundo contemporâneo, porque Rosenstock não admite o retorno ao judaísmo, que lhe parece regressão.

III. A CRISTALIZAÇÃO DO SISTEMA: A “URZELLE”

Ao longo de 1917, Rosenzweig procura ordenar os elementos de seu pensamento, preocupado com a contradição entre a ideia de Revelação, recebida de Rosenstock, e a aspiração à reflexão sistemática, pois a verdade, para ele, só pode ser o que engloba a totalidade do ser, e nisso permanece marcado por Hegel, ao passo que a filosofia da Totalidade deixa fora de si a realidade existencial da pessoa, sobre cuja decisão existencial se funda justamente a crença na Revelação.

A. A dualidade do sistema e da Revelação

1. “1800”: Goethe, Hegel e o acabamento do sistema.

A aspiração a uma visão sistemática do mundo, fundada na Razão autônoma, nasce do apego de Rosenzweig ao classicismo e ao idealismo alemães, encarnados em Goethe e Hegel, que simbolizam, em oposição à Revelação, a faculdade humana de alcançar por suas próprias forças a sabedoria perfeita e o saber absoluto, isto é, “o acabamento da ideia de imanência” e, portanto, do paganismo.

2. A subjetividade fora do sistema.

À evidência filosófica do sistema opõe-se outra evidência, igualmente irrefutável, a da existência pessoal de quem pensa: depois que a Razão tudo absorveu e proclamou que só ela existe, o homem descobre que, embora há muito digerido pela filosofia, ainda está ali, simples sujeito privado, com prenome e nome, e tem a insolência de pensar a filosofia, soberana onipotente.

B. Revelação e Absoluto: Schelling e a filosofia das Weltalter

A descoberta central da Urzelle consiste em superar a oposição entre a filosofia da Revelação e a filosofia do Absoluto, articulando-as num quadro conceitual mais geral tomado da filosofia positiva de Schelling e, em particular, do fragmento Die Weltalter (“As Idades do Mundo”), cuja influência foi determinante para a cristalização final do pensamento de Rosenzweig e para a estrutura da Estrela.

O problema fundamental das Weltalter é a possibilidade da Criação, isto é, de uma realidade autônoma fora do Absoluto, pois, sendo Deus a unidade absoluta, é preciso pensar como subsistem a alteridade do mundo e a liberdade do homem, e Schelling responde concebendo a unidade divina não como indiferenciação, mas como equilíbrio instável entre duas forças originais, a afirmação e a negação, sob uma terceira potência, a mais elevada, que assegura a unidade da essência divina.

A contradição entre sistema e Revelação, isto é, entre uma filosofia do ser e uma filosofia da existência, resolve-se na Urzelle, como depois na Estrela, pela ideia de contração de Deus, que na Urzelle ainda oscila entre os dois sentidos e na Estrela se define claramente no sentido de Luria, como renúncia de Deus a parte de seu ser em proveito da existência autônoma do homem.

IV. A TEORIA DAS IDADES DO MUNDO E A ESTRUTURA GERAL DA “ESTRELA DA REDENÇÃO”

A Urzelle contém em germe grande parte dos temas da Estrela, mas de forma desordenada, e só em setembro de 1918 Rosenzweig envia a Rudolf Ehrenberg o plano do livro, concebido à maneira das grandes exposições idealistas, em que o desdobramento do discurso filosófico se confunde com a construção do próprio sistema, cuja estrutura só se compreende pelo plano inicial das Weltalter, isto é, a história geral do ser, de Deus enquanto se manifesta no mundo, através do passado, do presente e do futuro.

O mesmo esquema histórico-teosófico serve de arcabouço à Estrela, que retoma e leva a termo a empresa que Schelling apenas iniciou e se apresenta como história do ser através de seus três éons: a primeira parte evoca o mundo das origens, o passado imemorial anterior à Criação, a segunda o mundo do presente, da existência humana e da Revelação, e a terceira o mundo do porvir, da restituição final de todas as coisas na unidade divina.

Comentadores de Schelling observam que a concepção de um tempo cósmico cujos períodos coexistem como três dimensões temporais irredutíveis a simples ordem de sucessão inspira-se numa visão “existencial” da temporalidade humana, em que o tempo não é sucessão ordenada percebida por observador objetivo, mas modalidade sui generis da presença no mundo, vivida na subjetividade.

V. A INFLUÊNCIA DE HERMANN COHEN

A cristalização definitiva da Estrela deve-se à impressão causada em Rosenzweig, na primavera de 1918, pela leitura de grande parte do manuscrito de Religion der Vernunft aus den Quellen des Judentums (“Religião da Razão extraída das fontes do judaísmo”), obra sistemática de Hermann Cohen.

Em Marburgo, Cohen desenvolvera filosofia fundada numa interpretação puramente lógica de Kant, entendido como epistemologia e teoria do método do conhecimento científico, e construíra vasto sistema neokantiano dividido em teoria do conhecimento, ética e estética, ao mesmo tempo em que, oriundo de família judaica ortodoxa e professando deísmo racionalista, permanecia apegado ao ensinamento ético do judaísmo e o defendeu publicamente contra Treitschke, que em 1879 definira o judaísmo como “a religião nacional de uma raça estrangeira”.

Rosenzweig fascinou-se de imediato pela paixão filosófica e pela sinceridade total de Cohen, em quem encontrou um filósofo e um homem, em vez dos professores “inteligentes, sutis, perspicazes, profundos” e do “saltimbanco” intelectual que conhecera, mas a admiração não era isenta de reservas.

Os capítulos que mais impressionaram Rosenzweig correspondem aos capítulos X, XI e XII do texto definitivo (“O Indivíduo como Eu”, “O Perdão”, “O Dia do Perdão”), e dois de seus temas podem ter clarificado, senão inspirado, dois assuntos importantes da Estrela.

De modo mais geral, Rosenzweig encontrava em Religion der Vernunft o modelo de uma forma de pensamento e de um método de exposição, pois noções especificamente religiosas, como Criação, Revelação, Redenção, Lei, oração, falta, arrependimento e perdão, eram usadas como categorias filosóficas capazes de pôr em evidência aspectos do ser ignorados pela filosofia clássica.