Amor

«Todos os grandes entretenimentos são perigosos para a vida cristã; mas, dentre todos aqueles que o mundo inventou, não há nenhum que seja mais temível do que a comédia. É uma representação tão natural e tão delicada das paixões que as desperta e as faz nascer em nosso coração, sobretudo a paixão do amor; principalmente quando [ele] é retratado como muito casto e muito honesto. Pois quanto mais inocente ele parece às almas inocentes, mais elas são capazes de se comover com ele; sua intensidade agrada ao nosso orgulho, que desperta o desejo de causar os mesmos efeitos que vemos tão bem representados; e, ao mesmo tempo, formamos uma convicção baseada na honestidade dos sentimentos que ali vemos, o que dissipa o receio das almas puras, que imaginam que não é ferir a pureza amar com um amor que lhes parece tão sábio. I 11

Assim, sai-se da peça com o coração tão repleto de todas as belezas e de todas as doçuras do amor, e a alma e o espírito tão convencidos de sua inocência, que se está totalmente preparado para receber suas primeiras impressões, ou melhor, para buscar a ocasião de fazê-las nascer no coração de alguém, a fim de receber os mesmos prazeres e os mesmos sacrifícios que se viu tão bem retratados na peça.” I 11

Os pais temem que o amor natural dos filhos se desvaneça. Que natureza é essa, sujeita a ser apagada? O costume é uma segunda natureza que destrói a primeira. Mas o que é a natureza? Por que o costume não é natural? Temo muito que essa natureza não seja ela própria senão um primeiro costume, assim como o costume é uma segunda natureza. II 93

Amor-próprio. – A natureza do amor-próprio e desse “eu” humano é amar apenas a si mesmo e considerar apenas a si mesmo. Mas o que ele fará? Ele não pode impedir que esse objeto que ama esteja cheio de defeitos e misérias: ele quer ser grande, mas se vê pequeno; quer ser feliz, mas se vê miserável; quer ser perfeito e se vê cheio de imperfeições; quer ser objeto do amor e da estima dos homens e vê que seus defeitos merecem apenas a aversão e o desprezo deles. Esse dilema em que se encontra produz nele a paixão mais injusta e criminosa que se possa imaginar; pois ele nutre um ódio mortal contra essa verdade que o repreende e o convence de seus defeitos. Ele gostaria de aniquilá-la e, não podendo destruí-la em si mesma, destrói-a, tanto quanto pode, em seu próprio conhecimento e no dos outros; ou seja, ele se empenha ao máximo em ocultar seus defeitos tanto dos outros quanto de si mesmo, e não suporta que os mostrem a ele nem que sejam percebidos. II 100

Qualquer opinião pode ser preferível à vida, cujo amor parece tão forte e tão natural. II 156

Quem quiser conhecer plenamente a vaidade do homem basta que considere as causas e os efeitos do amor. A causa é um “não sei o quê” (Corneille), e os efeitos são terríveis. Esse “não sei o quê”, tão insignificante que nem se pode reconhecê-lo, agita toda a terra, os príncipes, os exércitos, o mundo inteiro. II 162

Vaidade. – A causa e os efeitos do amor: Cleópatra. II 163

A ordem. Contra a objeção de que a Escritura não tem ordem. – O coração tem sua ordem; a razão tem a sua, que se baseia no princípio e na demonstração; o coração tem outra. Não se prova que se deve ser amado expondo, em ordem, as causas do amor: isso seria ridículo. IV 283

Não se surpreendam ao ver pessoas simples acreditarem sem raciocinar. Deus lhes dá o amor próprio e o ódio de si mesmas. Ele inclina o coração delas a acreditar. Nunca se acreditará em uma crença útil e na fé, se Deus não inclinar o coração; e acreditar-se-á assim que Ele o inclinar. E isso é o que Davi bem sabia, quando dizia: “Inclina o meu coração, ó Deus, para [teus testemunhos]”. IV 284

A tirania consiste em querer obter por um caminho aquilo que só se pode obter por outro. Prestam-se diferentes deveres a diferentes méritos: o dever de amor ao agrado; o dever de temor à força; o dever de crença ao conhecimento. É preciso cumprir esses deveres; é injusto recusá-los e injusto exigir outros. V 332

Mas eu gostaria de perguntar a ele se Deus exige outra coisa dele, a não ser que ele O ame ao conhecê-Lo; e por que ele acredita que Deus não pode tornar-Se conhecível e amável para ele, uma vez que ele é naturalmente capaz de amar e de conhecer. Não há dúvida de que ele sabe, pelo menos, que existe e que ama alguma coisa. Portanto, se ele vê alguma coisa nas trevas em que se encontra e se encontra algum objeto de amor entre as coisas da terra, por que, se Deus lhe der algum raio de sua essência, ele não seria capaz de conhecê-Lo e amá-Lo da maneira que Lhe aprouver se comunicar a nós? Há, portanto, sem dúvida, uma presunção insuportável nesse tipo de raciocínio, embora pareça fundamentado em uma humildade aparente, que não é nem sincera nem razoável, a menos que nos leve a confessar que, não sabendo por nós mesmos quem somos, só podemos aprendê-lo por meio de Deus. VII 430

Membros. Começar por aí. – Para regular o amor que devemos a nós mesmos, é preciso imaginar um corpo cheio de membros pensantes, pois somos membros do todo, e ver como cada membro deveria amar a si mesmo, etc. VII 474

Se o pé sempre tivesse ignorado que pertencia ao corpo, e que havia um corpo do qual dependia, se tivesse apenas o conhecimento e o amor de si mesmo, e passasse a saber que pertence a um corpo do qual depende, que arrependimento, que confusão em relação à sua vida passada, por ter sido inútil ao corpo que lhe deu a vida, que o teria aniquilado se ele o tivesse rejeitado e separado de si, assim como ele se separava dele! Que súplicas para ser preservado nele! E com que submissão se deixaria governar pela vontade que rege o corpo, a ponto de consentir em ser amputado, se necessário! Ou perderia sua qualidade de membro; pois é preciso que todo membro esteja disposto a perecer pelo corpo, que é o único para quem tudo existe. VII 476

O corpo ama a mão; e a mão, se tivesse vontade própria, deveria amar-se da mesma forma que a alma a ama. Todo amor que vai além disso é injusto. VII 483

Nascemos tão contrários a esse amor de Deus, e ele é tão necessário, que precisamos nascer culpados, ou Deus seria injusto. VII 489

A verdadeira religião deveria ensinar a grandeza, a miséria, levar à autoestima e ao desprezo de si mesmo, ao amor e ao ódio. VII 494

O Deus dos cristãos não consiste simplesmente em um Deus autor das verdades geométricas e da ordem dos elementos; isso é próprio dos pagãos e dos epicuristas. Ele não consiste apenas em um Deus que exerce sua providência sobre a vida e os bens dos homens, para conceder uma sucessão feliz de anos àqueles que o adoram; isso é próprio dos judeus. Mas o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, o Deus dos cristãos, é um Deus de amor e de consolo; é um Deus que preenche a alma e o coração daqueles que Ele possui; é um Deus que lhes faz sentir interiormente sua miséria e Sua infinita misericórdia; que se une ao mais profundo de sua alma; que a enche de humildade, de alegria, de confiança, de amor; que os torna incapazes de qualquer outro fim além d’Ele mesmo. VIII 556

Os verdadeiros judeus e os verdadeiros cristãos sempre esperaram por um Messias que os fizesse amar a Deus e, por meio desse amor, triunfar sobre seus inimigos. IX 607

Que ela não consistisse em nenhuma dessas coisas, mas apenas no amor a Deus, e que Deus reprovasse todas as outras coisas; IX 610

Que o exterior não serve para nada sem o interior. Joel, II, 13: “Scindite corda vestra”, etc. Isaías, LVIII, 3, 4, etc. O amor a Deus é recomendado em todo o Deuteronômio. Deuteronômio, XXX, 19: “Chamo o céu e a terra como testemunhas de que coloquei diante de vocês a morte e a vida, para que escolham a vida, amem a Deus e lhes obedeçam, pois é Deus quem é a sua vida”; IX 610

Que os judeus, na falta desse amor, seriam reprovados por seus crimes, e os pagãos escolhidos em seu lugar, Oséias, I, 10; Deuteronômio, XXXII, 20: “Eu me esconderei deles, diante de seus últimos crimes; pois é uma nação perversa e infiel. Eles me provocaram à ira com coisas que não são próprias dos deuses, e eu os provocarei ao ciúme por meio de um povo que não é o meu povo, e por meio de uma nação sem conhecimento e sem inteligência.” Isaías, LXV, 1; IX 610

Sinceridade dos judeus. – Eles guardam com amor e fidelidade este livro em que Moisés declara que foram ingratos para com Deus durante toda a vida, que ele sabe que o serão ainda mais após sua morte; mas que invoca o céu e a terra como testemunhas contra eles, e que já lhes [ensinou] o suficiente. IX 631

“Eu predisse, eu salvei, eu, sozinho, realizei essas maravilhas diante de vossos olhos; vós sois testemunhas da minha divindade, diz o Senhor. Fui eu quem, por amor a vós, quebrei as forças dos babilônios; fui eu quem vos santifiquei e vos criei. Fui eu quem os fez passar por entre as águas, o mar e os riachos, e quem submergi e destruí para sempre os poderosos inimigos que se opuseram a vocês. Mas esqueçam esses antigos benefícios e não voltem mais o olhar para as coisas passadas. XI 713

“Assim diz o Senhor: Por amor aos meus servos, não perderei todo o Israel, mas reservarei alguns, assim como se reserva um grão que permanece no cacho, do qual se diz: Não o arrancem, pois é bênção [e esperança de fruto]. Assim, tomarei alguns de Jacó e de Judá para possuir minhas montanhas, que meus eleitos e meus servos receberam como herança, e minhas planícies férteis e admiravelmente abundantes; mas exterminarei todos os demais, porque vocês se esqueceram do seu Deus para servir a deuses estrangeiros. Eu os chamei e vocês não responderam; falei e vocês não ouviram, e escolheram as coisas que eu havia proibido. XI 713

Previsões. – Que, na quarta monarquia, antes da destruição do segundo templo, antes que o domínio dos judeus fosse retirado, na septuagésima semana de Daniel, durante a existência do segundo templo, os pagãos seriam instruídos e levados ao conhecimento do Deus adorado pelos judeus; que aqueles que O amam seriam libertados de seus inimigos e cheios de temor e amor a Ele. XI 724

A sinagoga, que foi tratada com amor como figura da Igreja e com ódio, por ser apenas sua figura, foi restaurada, estando prestes a sucumbir quando estava em paz com Deus; e assim serve de figura. XIII 851