====== Imaginação ====== Fr. 547 O domínio baseado na opinião e na imaginação prevalece por algum tempo e é um poder moderado e voluntário. O da força reina sempre. Assim, a opinião é como a rainha do mundo, mas a força é o seu tirano. Fr. 455 Todo o nosso raciocínio se resume a ceder ao sentimento. Mas a fantasia é semelhante e contrária ao sentimento, de modo que não se pode distinguir entre esses opostos. Um diz que meu sentimento é fantasia, o outro que sua fantasia é sentimento. Seria preciso ter uma regra. A razão se oferece, mas é flexível em todos os sentidos. E, assim, não há regras. Fr. 456 As coisas às quais damos mais importância, como esconder os poucos bens que possuímos, muitas vezes não significam praticamente nada. É um nada que nossa imaginação transforma em uma montanha: basta que a imaginação funcione de maneira diferente para que descubramos isso facilmente. Fr. 59 O hábito de ver os reis escoltados por guardas, tocadores de tambores, oficiais e tudo o que inclina a máquina para o respeito e o terror faz com que seu rosto, quando às vezes está sozinho e sem sua comitiva, ainda inspire respeito e terror nos súditos, pois, no pensamento, não se separa a pessoa deles de suas comitivas, às quais costumam estar unidos. E as pessoas, que não sabem que tal efeito decorre desse hábito, acreditam que isso se deve a uma força natural. Daí derivam estas palavras: “O caráter da divindade está impresso em seu rosto”, etc. Fr. 60 O poder dos reis baseia-se na razão e na loucura do povo; muito mais na loucura. A coisa maior e mais importante do mundo tem como fundamento a fraqueza. E esse fundamento é admiravelmente seguro, pois nada é mais certo do que o fato de que o povo será fraco. O que se baseia na pura razão está muito mal fundamentado, como a estima pela sabedoria. Fr. 117 As pessoas julgam bem as coisas, pois é justamente na ignorância natural que reside a verdadeira essência do homem. As ciências têm dois extremos que se tocam: o primeiro é a pura ignorância natural, na qual se encontram todos os homens desde o nascimento; o outro extremo é aquele a que chegam as grandes almas que, tendo explorado tudo o que os homens podem saber, percebem que nada sabem e se reencontram na mesma ignorância da qual partiram; mas é uma ignorância erudita que conhece a si mesma. Aqueles que se encontram entre os dois extremos, que saíram da ignorância natural sem terem conseguido chegar ao outro, têm uma aparência dessa ciência presunçosa e se dão ares de cientistas. Esses obscurecem a mente das pessoas e julgam mal tudo. O povo e os sábios constituem a força motriz do mundo; esses a desprezam e são desprezados. Julgam mal tudo, enquanto o povo julga bem. Fr. 121 O chanceler é autoritário e coberto de ornamentos, porque seu cargo é fictício. Não é assim com o rei: ele tem a força, não sabe o que fazer com a imaginação. Os juízes, os médicos etc. têm apenas a imaginação. Fr. 425 Não é aqui que se encontra o reino da verdade. Ela vagueia desconhecida entre os homens. Deus a cobriu com um véu que a mantém desconhecida para aqueles que não ouvem sua voz. Há campo aberto para a blasfêmia, mesmo em relação a verdades, no mínimo, bastante evidentes. […] Fr. 20 Desejamos a verdade e não encontramos em nós senão incerteza. Buscamos a felicidade e não encontramos senão miséria e morte. Somos incapazes de não desejar a verdade e a felicidade e somos incapazes tanto da certeza quanto da felicidade. Esse desejo nos foi deixado tanto para nos punir quanto para nos fazer sentir de onde caímos. Fr. 57 Vaidade das ciências. A ciência das coisas exteriores não nos consolará da ignorância da moral em tempos de aflição, mas a ciência dos costumes sempre me consolará da ignorância das ciências exteriores. Fr. 78 Imaginação. Essa é a parte dominante no homem, essa mestra do erro e da falsidade, tanto mais insidiosa quanto não o é sempre, pois seria uma regra infalível da verdade se fosse infalivelmente da mentira. Mas, embora seja falsa na maioria das vezes, não dá nenhum sinal dessa sua qualidade, marcando com o mesmo traço o verdadeiro e o falso. Não falo dos loucos, falo dos mais sábios: é entre estes que a imaginação exerce em grande medida o direito de persuadir os homens. A razão pode gritar o quanto quiser, mas não consegue atribuir valor às coisas. Esse poder soberbo, inimigo da razão, que se deleita em controlá-la e dominá-la, para mostrar quanto poder possui em tudo, instaurou no homem uma segunda natureza. Ela tem seus felizes, seus infelizes, seus saudáveis, seus doentes, seus ricos, seus pobres. Ela faz a razão acreditar, duvidar, negar. Ela suspende os sentidos, ela os faz perceber. Tem seus loucos e seus sábios, e nada nos irrita tanto quanto ver que ela enche seus hóspedes de uma satisfação bem mais plena e completa do que a razão. Os sábios por imaginação se orgulham de si mesmos de um modo bem diferente daquele com que as pessoas sensatas poderiam razoavelmente se orgulhar. Olham para as pessoas com altivez, discutem com ousadia e segurança — enquanto os outros o fazem com medo e desconfiança — e essa exultância aparente muitas vezes lhes dá vantagem na opinião de quem os ouve, tanto os sábios imaginários encontram favor junto aos seus juízes de natureza semelhante. Isso não pode tornar sábios os loucos, mas os torna felizes, em competição com a razão, que só pode tornar seus amigos infelizes, já que uma os cobre de glória, a outra de vergonha. Quem concede a reputação? Quem concede respeito e veneração às pessoas, às obras, às leis, aos grandes, senão essa faculdade imaginativa? Sem o seu consentimento, todas as riquezas da terra são insuficientes. Vocês não diriam que aquele magistrado, cuja venerável senilidade impõe respeito a todo um povo, age com uma razão pura e sublime e julga as coisas de acordo com sua natureza, sem se deter nas circunstâncias vãs que impressionam apenas a imaginação dos fracos? Observem-no ao entrar em um sermão, onde ele demonstra um zelo devoto, reforçando a solidez de sua razão com o ardor de sua caridade. Lá está ele, pronto para ouvir com respeito exemplar. Que o pregador se apresente: se a natureza lhe deu uma voz rouca e traços bizarros, se seu barbeiro o raspou mal, se, além disso, ele por acaso se sujou, por mais que diga grandes verdades, aposto que nosso senador perde sua compostura solene. O maior filósofo do mundo, em uma tábua mais larga do que o necessário, se houver um precipício embaixo, por mais que a razão o convença de sua segurança, deixará que sua imaginação prevaleça. Muitos não conseguiriam suportar essa ideia sem empalidecer e suar. Não quero enumerar todos os seus efeitos. Quem não sabe que a visão de gatos, de ratos, pisar em carvão, etc., faz a razão perder o controle? O tom de voz inspira temor até nos mais sábios e altera a força de um discurso ou de um poema. O amor ou o ódio alteram a face da justiça; e como um advogado bem pago adiantadamente considera mais justa a causa que defende! Sua gesticulação ousada faz com que ela pareça melhor aos olhos dos juízes enganados por essa aparência! Ridícula razão, que um sopro de vento abala, e em todas as direções. Eu poderia citar quase todas as ações dos homens, que vacilam quase que exclusivamente por causa de seus abalos. A razão, de fato, foi forçada a ceder, e a mais sábia adota como seus princípios aqueles que a imaginação dos homens introduziu temerariamente por toda parte. [É preciso, porque assim foi determinado, trabalhar o dia inteiro por bens reconhecidos como imaginários. E, quando o sono nos restaurou das fadigas de nossa razão imaginária e nos colocou em uma calma admirável, é preciso imediatamente anular esse descanso e levantar-se de sobressalto para correr atrás das ilusões e sofrer as impressões dessa senhora do mundo]. Nossos magistrados compreenderam bem esse mistério. Suas togas vermelhas, os peles de arminho com que se envolvem como gatos com peles, os palácios onde julgam, os centáureos, todo esse aparato augusto era bem necessário; e, se os médicos não tivessem túnicas longas e chinelos, e os doutores não tivessem gorros quadrados e togas quatro vezes mais largas, jamais teriam enganado o mundo, que não consegue resistir a essa autêntica encenação. Se tivessem a verdadeira justiça e os médicos tivessem a verdadeira arte de curar, não saberiam o que fazer com os chapéus quadrados. A majestade dessas ciências seria suficientemente venerável por si só; mas, possuindo apenas ciências imaginárias, precisam necessariamente adotar esses instrumentos vãos, que impressionam a imaginação com a qual lidam e, dessa forma, de fato, atraem o respeito. Apenas os homens de guerra não se mascararam assim, pois seu papel é efetivamente mais substancial: eles se impõem pela força, os outros pelo olhar severo. Por isso, nossos reis não buscaram esses disfarces. Para parecerem reis como realmente são, eles não se disfarçaram com trajes extraordinários, mas são escoltados por guardas e capangas. Aquelas tropas armadas, que têm mãos e força apenas para eles, as trombetas e os tambores que os precedem e aquelas legiões que os cercam, fazem tremer até mesmo os homens mais firmes. Eles não têm o traje, têm simplesmente a força. Seria preciso ter uma razão bem pura para olhar como se fosse um homem comum para o Grande Senhor, cercado, em seu magnífico serralho, por quarenta mil janízaros. Não podemos simplesmente ver um advogado de toga e com o gorro na cabeça sem formar uma opinião favorável sobre sua competência. A imaginação dispõe de tudo; ela produz a beleza, a justiça e a felicidade, que são o todo do mundo. Gostaria muito de ler o livro italiano, do qual conheço apenas o título, que por si só vale muitos livros: *Da Opinião, Rainha do Mundo*. Eu o endosso sem conhecê-lo, salvo o mal que nele haja. Eis, mais ou menos, os efeitos dessa faculdade enganadora que parece ter-nos sido dada propositalmente para nos induzir inevitavelmente ao erro. Temos muitas outras razões para acreditar nisso. As impressões arraigadas não são as únicas capazes de nos enganar; as seduções da novidade têm o mesmo poder. Daí decorre toda disputa entre os homens, que se repreendem mutuamente por seguirem as falsas impressões da infância ou por correrem temerariamente atrás das novas. Quem mantém o meio-termo que se apresente e prove isso. Não há princípio, por mais natural que seja desde a infância, que não possa ser feito passar por uma falsa impressão, seja da instrução, seja dos sentidos. “Pois”, dizem eles, “vocês acreditaram desde a infância que uma caixinha estava vazia, quando não viam nada dentro dela; acreditaram que o vazio era possível. É uma ilusão de seus sentidos, reforçada pelo hábito, que a ciência deve corrigir. » E outros dizem: «Como na escola lhes foi dito que o vazio não existe, o seu senso comum — que o compreendia claramente antes dessa impressão errônea — foi corrompido, e é preciso corrigi-lo, recorrendo à sua natureza original.» Quem, então, os enganou: os sentidos ou a educação? Temos outro princípio de erro: as doenças. Elas prejudicam nosso julgamento e nossos sentidos. E, se as graves o alteram sensivelmente, não tenho dúvidas de que mesmo as pequenas deixam nele sua marca na mesma proporção. Nosso interesse próprio é outro instrumento maravilhoso para nos cegar agradavelmente. O homem mais imparcial do mundo não consegue ser juiz em sua própria causa. Conheço alguns que, para não cair nesse amor-próprio, foram os mais injustos do mundo, no sentido inverso. A maneira mais segura de perder uma causa totalmente justa era deixá-la ser recomendada por seus parentes próximos. A justiça e a verdade são duas pontas tão sutis que nossos instrumentos estão muito cegos para se adequarem a elas com exatidão. Se chegam perto delas, cegam a ponta e se apoiam mais no falso do que no verdadeiro. [O homem é, portanto, tão bem constituído que não possui nenhum princípio correto da verdade e muitos excelentes da falsidade. Vejamos agora em que medida. Mas a causa mais engraçada de seus erros é a guerra existente entre os sentidos e a razão]. É preciso começar daqui o capítulo sobre as forças enganadoras. O homem não passa de um sujeito cheio de erros naturais e indeléveis sem a graça. [Nada] lhe mostra a verdade. Tudo o engana. Esses dois princípios da verdade, a razão e os sentidos, além de carecerem, cada um, de sinceridade, enganam-se mutuamente; os sentidos enganam a razão com falsas aparências e, esse mesmo engano que causam à alma, eles recebem, por sua vez, dela, que se vinga. As paixões da alma obscurecem os sentidos e provocam neles falsas impressões. Elas competem entre si para mentir e se enganar. Mas, além desse erro, que ocorre acidentalmente e por falta de entendimento entre essas faculdades heterogêneas... Fr. 84 “Por que vocês me matam?” “Como assim, vocês não moram do outro lado do rio? Meu amigo, se vocês morassem deste lado, eu seria um assassino e seria injusto matá-los assim. Mas, como vocês moram do outro lado, eu sou um homem valente e isso é justo.” Fr. 94 Em que o homem baseará a organização do mundo que deseja governar? No capricho de cada indivíduo? Que confusão! Na justiça? Ele a ignora. Certamente, se a conhecesse, não teria estabelecido essa máxima, a mais geral entre todas as difundidas entre os homens: que cada um siga os costumes de seu país. O esplendor da verdadeira equidade teria subjugado todos os povos. E os legisladores não teriam tomado como modelo, em vez dessa justiça permanente, as fantasias e os caprichos dos persas e dos alemães. Ela seria estabelecida por todos os Estados do mundo e em todas as épocas, enquanto não se vê nada de justo ou injusto que não mude de natureza com a mudança do clima. Três graus de elevação em relação ao polo subvertem toda a jurisprudência. Um meridiano decide sobre a verdade. Em poucos anos de domínio, as leis fundamentais mudam; o direito tem suas estações; a entrada de Saturno em Leão marca, para nós, a origem de algum crime. Que justiça engraçada, que um rio delimita! Verdade deste lado dos Pirineus, erro daquele lado. Afirmam que a justiça não reside nesses costumes, mas nas leis naturais comuns a todos os países. Certamente defenderiam isso com tenacidade, se a temeridade do acaso, que semeou as leis humanas, tivesse encontrado pelo menos uma que fosse universal. Mas a ironia é que o capricho dos homens se diversificou de tal forma que não existe nenhuma. O roubo, o incesto, o assassinato de filhos e pais, tudo encontrou seu lugar entre as ações virtuosas. Pode haver algo mais ridículo do que isso: que um homem tenha o direito de me matar porque mora do outro lado do rio e seu príncipe está em conflito com o meu, embora eu não tenha nenhum conflito com ele? Existem, sem dúvida, leis naturais, mas essa bela razão corrompida corrompeu tudo. Nada mais é nosso do que aquilo que chamamos de nosso por conveniência. Os crimes eram julgados com base em senatusconsultos e plebiscitos. Assim como outrora sofremos com os vícios, agora sofremos com as leis. Dessa confusão decorre que uns dizem que a essência da justiça é a autoridade do legislador, outros que é o benefício do soberano, e outros ainda que são os costumes do momento — e estes são os mais prudentes. Segundo a razão pura, nada é justo em si mesmo; tudo se desestabiliza com o tempo. O costume estabelece toda a equidade pela simples razão de que é aceito. Esse é o fundamento místico de sua autoridade. Quem a leva de volta ao seu princípio a destrói. Nada há de mais errôneo do que as leis que corrigem os erros. Quem lhes obedece porque são justas obedece, na verdade, à justiça que imagina, mas certamente não à essência da lei. Ela está toda contida em si mesma. É lei e nada mais. Quem quisesse examinar o motivo, o encontraria tão fraco e superficial que, se não estiver acostumado a contemplar os prodígios da imaginação humana, se surpreenderá de que um século tenha lhe conferido tanto prestígio e respeito. A arte de se rebelar, de abalar os Estados, consiste em sacudir os costumes estabelecidos, sondando-os até sua origem para mostrar que carecem de autoridade e de justiça. “É preciso”, dizem eles, “recorrer às leis fundamentais e primitivas do Estado, que um costume injusto aboliu.” É uma aposta certa para perder tudo; nada será justo nessa balança. E, no entanto, o povo dá ouvidos facilmente a tais discursos. Ele se rebela contra o jugo assim que o reconhece, e os Poderosos se aproveitam disso para sua ruína e para a dos curiosos que questionam os costumes reconhecidos. Por isso, o mais sábio dos legisladores dizia que, para o bem dos homens, muitas vezes é preciso enganá-los; e outro bom político: “Enquanto ignorarem a verdade que os libertaria, convém que sejam enganados”. O povo não deve perceber a verdade da usurpação; ela foi introduzida outrora sem razão, agora tornou-se razoável. É preciso fazê-la parecer autêntica, eterna e ocultar seu início, se não se quiser que ela chegue logo ao fim. Fr. 458 […] A vontade é um dos principais órgãos da crença, não porque ela forme o ato de crer, mas porque as coisas são verdadeiras ou falsas de acordo com o ângulo de onde são consideradas. A vontade, ao se complacer em um aspecto em vez de outro, desvia a mente de considerar as qualidades do aspecto que não lhe agrada ver. E assim a mente, que caminha ao passo da vontade, detém-se para observar o lado que agrada à vontade e o julga com base no que nele vê. […] Fr. 459 […] O acaso dá os pensamentos e o acaso os retira. Não há arte para conservá-los, nem para adquiri-los. Um pensamento me escapou, eu queria escrevê-lo: e, em vez disso, escrevo que ele me escapou. Fr. 541 Ao escrever meu pensamento, às vezes ele me escapa, mas isso me faz lembrar da minha fraqueza, que esqueço a cada instante. O que me ensina tanto quanto o pensamento esquecido, pois não procuro conhecer senão o meu nada. Fr. 164 Os principais argumentos dos pirrônicos — deixo de lado os secundários — são que não temos nenhuma certeza da verdade desses princípios, a não ser pela fé e pela revelação, a não ser na medida em que os sentimos naturalmente em nós. Ora, esse sentimento natural não é uma prova convincente de sua verdade, pois, não tendo nenhuma certeza, a não ser pela fé, se o homem foi criado por um Deus bom, por um demônio mau ou por acaso, permanece a dúvida se esses princípios nos foram dados como verdadeiros, falsos ou incertos, de acordo com nossa origem. Além disso, ninguém tem certeza, a não ser pela fé, de estar acordado ou dormindo, visto que, durante o sono, acreditamos firmemente estar acordados, assim como quando estamos acordados. Acreditamos ver os espaços, as figuras, os movimentos; sentimos o tempo passar, medimos-lo e, por fim, agimos como se estivéssemos acordados. Portanto, visto que metade da vida, segundo nossa própria confissão, transcorre no sono — durante o qual, por mais que nos pareça o contrário, não temos a menor ideia do que é real, já que todas as nossas sensações são, nesse momento, ilusões —, quem sabe se essa outra metade da vida, na qual pensamos estar acordados, não seja outro sonho um pouco diferente do primeiro, do qual acordamos quando pensamos estar dormindo? (Visto que muitas vezes sonhamos que estamos sonhando, acumulando um sonho sobre o outro, não seria possível que essa metade da vida não fosse ela própria um sonho, sobre o qual se sobreponham os outros, e do qual acordamos no momento da morte, durante a qual possuímos tão pouco dos princípios do verdadeiro e do bom quanto durante o sono natural, já que esses diversos pensamentos, que nos agitam, não passam de ilusões semelhantes à passagem do tempo e aos fantasmas vãos de nossos sonhos?). Eis os principais argumentos de um lado e do outro. Omito os menos importantes, como os argumentos apresentados pelos pirrônicos contra as impressões da hábito, da educação, dos costumes do país e similares que, por mais que influenciem a maioria dos homens comuns que dogmatizam apenas com base nesses fundamentos vãos, são derrubados ao menor sopro dos pirrônicos. Basta dar uma olhada em seus livros: se ainda não estivermos suficientemente convencidos, ficaremos muito em breve — e talvez até demais. Vou me deter no único ponto forte dos dogmáticos: a saber, que, quando se fala de boa-fé e com sinceridade, não se pode duvidar dos princípios naturais. Contra esse argumento, os pirrônicos opõem, em resumo, a incerteza de nossa origem, que engloba a de nossa natureza. A isso, os dogmáticos continuam respondendo desde que o mundo existe. Eis a guerra aberta entre os homens, na qual cada um precisa tomar partido e se alinhar necessariamente, seja com o dogmatismo, seja com o pirronismo. De fato, quem pensar em permanecer neutro será pirroniano por excelência. Essa neutralidade é a essência da cabala. Quem não está contra eles está perfeitamente com eles: eles não tomam partido por si mesmos; são neutros e indiferentes, suspensos acima de tudo, sem excluir a si mesmos. O que fará, então, o homem nesse estado? Duvidará de tudo? Duvidará se está acordado, se for beliscado, se for queimado? Duvidará de duvidar? Duvidará de existir? Não se pode chegar a tal ponto, e afirmo com certeza que nunca houve, de fato, um pirrônico perfeito. A natureza socorre a razão impotente e a impede de divagar até esse ponto. Dirá, então, o homem, por outro lado, que possui com certeza a verdade, ele que, ao menor estímulo, não consegue apresentar nenhum fundamento para isso e é obrigado a desistir? Que quimera é, afinal, o homem? Que excentricidade, que monstruosidade, que caos, que sujeito de contradições, que prodígio? Juiz de todas as coisas, verme fraco da terra, depositário da verdade, cloaca de incerteza e de erro, glória e rejeição do universo. Quem vai desvendar esse emaranhado? (Isso certamente ultrapassa o dogmatismo e o pirronismo, e toda a filosofia humana. O homem supera o homem. Concedamos, portanto, aos pirrônicos o que tanto proclamaram: que a verdade não está ao nosso alcance, não é nossa presa, não reside na terra, mas habita no céu, alojada no seio de Deus, e não pode ser conhecida a não ser na medida em que a Ele agrada revelá-la. Aprendamos, portanto, com a verdade incriada e encarnada nossa verdadeira natureza. Não se pode ser pirrônico sem sufocar a natureza, não se pode ser dogmático sem renunciar à razão. A natureza confunde os pirrônicos e a razão confunde os dogmáticos. O que te tornarás, então, ó homem, tu que, com tua razão natural, buscas qual é a tua verdadeira condição? Não podes fugir de nenhuma dessas escolas filosóficas nem permanecer em nenhuma delas. Procura, pois, conhecer, ó soberbos, que paradoxo tu és para ti mesmo. Humilha-te, razão impotente! Cala-te, natureza estúpida! Sabe que o homem supera infinitamente o homem e ouve do teu Mestre a tua verdadeira condição, que tu ignoras. Ouve a Deus. (Não está claro como a luz do dia que a condição do homem é dupla? Certamente). Pois, afinal, se o homem nunca tivesse sido corrompido, desfrutaria com segurança, em sua inocência, tanto da verdade quanto da felicidade. E, se o homem sempre tivesse sido corrompido, não teria nenhuma noção nem da verdade nem da bem-aventurança. Mas, infelizes que somos, e mais do que se não houvesse grandeza alguma em nossa condição, temos uma ideia da felicidade e não podemos alcançá-la; percebemos uma imagem da verdade e não possuímos senão a mentira, incapazes de ignorar de forma absoluta e de saber com certeza, tanto é evidente que estivemos em um grau de perfeição do qual, infelizmente, caímos. É surpreendente, no entanto, que o mistério mais remoto do nosso conhecimento, o da transmissão do pecado, seja algo sem o qual não podemos ter nenhum conhecimento de nós mesmos. É inquestionável, de fato, que nada choca mais a nossa razão do que afirmar que o pecado do primeiro homem tornou culpados aqueles que, estando tão distantes dessa origem, parecem incapazes de participar dela. Essa transmissão não nos parece apenas impossível, parece-nos até mesmo muito injusta: de fato, o que há de mais contrário às regras de nossa miserável justiça do que a condenação eterna de uma criança incapaz de querer, por um pecado no qual parece ter muito pouca participação, tendo sido cometido seis mil anos antes de ela existir? Certamente nada nos choca mais rudemente do que essa doutrina e, no entanto, sem esse mistério, o mais incompreensível de todos, somos incompreensíveis a nós mesmos. O nó de nossa condição tem seus entrelaçamentos e suas voltas nesse abismo. De modo que o homem é mais inconcebível sem esse mistério do que esse mistério é inconcebível para o homem. […] Fr. 461 […] A imaginação amplia as pequenas coisas a ponto de encher nossa alma com uma avaliação fantasiosa; e, com uma insolência temerária, reduz as grandes à sua própria medida, como quando fala de Deus. […] Fr. 527 A coisa mais importante de toda a vida é a escolha da profissão: e isso é determinado pelo acaso. O costume cria os pedreiros, os soldados, os carpinteiros especializados em telhados. “É um excelente carpinteiro”, diz-se. E, falando dos soldados: “São mesmo loucos”, diz-se. E outros, por outro lado: “Nada é grande senão a guerra; o resto dos homens são malandros”. » Por ouvir tanto elogiar, na infância, essas profissões e desprezar todas as outras, a gente acaba escolhendo. De fato, é natural amar a virtude e odiar a loucura. Essas mesmas palavras influenciam; o erro está apenas em aplicá-las. Tão grande é a força do costume que, a partir daqueles que a natureza fez simplesmente homens, criam-se todas as condições dos homens. De fato, há países onde todos são pedreiros, outros onde todos são soldados, etc. Indubitavelmente, a natureza não é tão uniforme. É, portanto, o costume que faz isso; na verdade, ele constrange a natureza. E, às vezes, a natureza o vence e mantém o homem em seu instinto, apesar de qualquer costume, bom ou ruim. Fr. 533 Homem honrado. É preciso que não se possa [dizer] dele: não é um matemático, nem um pregador, nem um orador, mas que é um homem honrado. Essa qualidade universal, por si só, me agrada. Quando, ao ver um homem, nos lembramos de seu livro, é um mau sinal. Gostaria que não se percebesse nenhuma qualidade a não ser no momento e na ocasião de usá-la, sem exageros, para evitar que uma qualidade prevaleça e o defina. Não se pense que ele fala bem, a não ser quando é preciso falar bem. Mas que se pense isso nesse momento. Fr. 555 Estilo. Quando se encontra o estilo natural, fica-se surpreso e encantado, porque se esperava ver um autor e se encontra um homem. Em contrapartida, as pessoas de bom gosto, que ao verem um livro acreditam encontrar um homem, ficam surpresas ao encontrar um autor […]. Fr. 536 Vocês nunca se depararam com pessoas que, para reclamar da pouca consideração que vocês têm por elas, citam o exemplo de pessoas influentes que as estimam? Eu lhes responderia: “Mostrem-me o mérito com o qual conquistaram essas pessoas e eu também as estimarei.” Fr. 774 […] Os homens, não estando acostumados a construir os motivos do mérito, mas apenas a recompensá-lo onde já o encontram conquistado, julgam Deus com seu próprio critério. Fr. 128 Opiniões corretas do povo. O maior dos males são as guerras civis. Elas são inevitáveis, se se quiser recompensar os méritos, pois todos dirão ter méritos. O mal a ser temido por parte de um tolo, que ocorre por direito hereditário, não é nem tão grande nem tão certo. Fr. 803 As coisas mais irracionais do mundo tornam-se as mais razoáveis devido à insensatez dos homens. O que há de menos razoável do que escolher, para governar um Estado, o primogênito de uma rainha? Não se escolhe, para governar um navio, o passageiro de melhor linhagem; seria uma lei ridícula e injusta. Mas, como os homens são e sempre serão assim, ela se torna uma lei razoável e justa, pois quem mais se escolheria? O mais virtuoso e o mais capaz? Imediatamente entramos em conflito, com cada um alegando ser ele o mais virtuoso e o mais capaz. Por isso, atribuímos esse título a algo incontestável. É o primogênito do rei; esse fato é claro, não há o que discutir. A razão não pode fazer melhor, pois a guerra civil é o maior dos males. Fr. 64 Para governar um navio, não se escolhe o passageiro de melhor linhagem. Fr. 577 Aqueles que vivem na desordem dizem aos que vivem na ordem que são eles que se afastam da natureza, enquanto estão convencidos de segui-la: assim como, em um navio, acredita-se que quem está na margem é que se afasta. A linguagem é a mesma em todos os lugares. É preciso ter um ponto de referência para julgá-la. Do porto, julga-se quem está no navio. Mas onde estabeleceremos um porto na moral? Fr. 578 […] Quando tudo se move em conjunto, aparentemente nada se move, como em um navio. Quando todos se dirigem para os excessos, parece que ninguém está indo para lá: quem fica parado destaca a corrida dos outros, como um ponto fixo. Fr. 580 Quando se quer repreender alguém de maneira eficaz e mostrar-lhe que está errado, convém observar de que lado ele considera a questão, pois geralmente desse lado ela é verdadeira, e admitir que é, mas revelar-lhe o lado em que é falsa. Ele se contenta com isso, pois vê que não estava errado e que simplesmente lhe faltava a visão de todos os lados. Ora, ninguém se irrita por não ver tudo, mas ninguém quer ser enganado. E talvez isso decorra do fato de que o homem, por natureza, não pode ver tudo, e que, por natureza, não pode se enganar sobre a parte que vê, pois as percepções dos sentidos são sempre verdadeiras. Fr. 584 Os grandes e os pequenos têm as mesmas desgraças, os mesmos aborrecimentos e as mesmas paixões. Mas um está no topo da roda e o outro perto do centro, e assim é menos abalado pelos mesmos movimentos. Fr. 636 O exemplo da castidade de Alexandre não produziu tantos indivíduos moderados quanto sua embriaguez produziu indivíduos intemperantes. Não é uma vergonha não ser virtuoso como ele e parece desculpável não ser mais vicioso do que ele. Quando nos vemos nos vícios desses grandes homens, acreditamos não ter, de forma alguma, os vícios das pessoas comuns. E, no entanto, não percebemos que, nesse aspecto, eles são homens comuns: assemelhamo-nos a eles justamente naquilo em que eles se assemelham ao povo; de fato, por mais elevados que sejam, também têm algum traço que os une aos mais humildes entre os homens. Eles não estão suspensos no ar, totalmente separados da nossa sociedade. Não, não: se são maiores do que nós, é porque têm a cabeça mais alta, mas têm os pés tão baixos quanto os nossos; todos estão no mesmo nível e se apoiam na mesma terra, e por esse aspecto são tão baixos quanto nós, quanto os mais pequenos, quanto as crianças, quanto os animais. Fr. 691 […] Todos se enganam de maneira tanto mais perigosa quanto cada um segue uma verdade. Seu erro não consiste em seguir uma falsidade, mas em não seguir outra verdade. É, portanto, verdade que tudo informa o homem sobre sua condição; contudo, é preciso compreender bem: não é verdade que tudo revele Deus nem que tudo O oculte, mas é verdade, ao mesmo tempo, que Ele se oculta daqueles que O provocam e que Se revela àqueles que O buscam, pois os homens são, ao mesmo tempo, indignos de Deus e capazes de Deus; indignos por causa de sua corrupção, capazes por causa de sua natureza original. Que outra conclusão tiraremos, então, de todas as nossas trevas, senão a nossa indignidade? Sem obscuridade, o homem não perceberia sua corrupção; sem luz, o homem não esperaria por um remédio. Assim, não é apenas justo, mas útil para nós, que Deus esteja em parte oculto e em parte revelado, pois é igualmente perigoso para o homem tanto o conhecimento de Deus sem o conhecimento de sua própria miséria quanto o conhecimento de sua própria miséria sem o conhecimento de Deus. […] {{tag>Pascal imaginação}}