====== Homem ====== Ele se contenta com isso, pois percebe que não estava enganado, e que apenas não havia considerado todos os aspectos; ora, não nos irritamos por não ver tudo, mas não queremos ter nos enganado; e talvez isso se deva ao fato de que, naturalmente, o homem não pode ver tudo e do fato de que, naturalmente, ele não pode se enganar quanto ao aspecto que está considerando; já que as percepções dos sentidos são sempre verdadeiras. I 9 Consiste, portanto, em uma correspondência que se procura estabelecer, por um lado, entre a mente e o coração daqueles a quem se fala e, por outro, entre os pensamentos e as expressões que se utilizam; o que pressupõe que se tenha estudado bem o coração do homem para conhecer todos os seus movimentos e, em seguida, encontrar as proporções corretas do discurso que se deseja adequar a ele. I 16 Simetria, no sentido de que se percebe de relance, baseada no fato de que não há razão para agir de outra forma; e baseada também na figura do homem, por isso a simetria é buscada apenas na largura, e não na altura nem na profundidade. I 28 Quando se vê o estilo natural, fica-se totalmente surpreso e encantado, pois esperava-se ver um autor e encontra-se um homem. I 29 Já aqueles que têm bom gosto e que, ao verem um livro, acreditam encontrar um homem, ficam totalmente surpresos ao encontrar um autor: “Plus poetice quam humane locutus es”. I 29 Poeta e não homem honrado. I 30 Portanto, é um elogio falso que se faz a um homem quando se diz dele, ao entrar, que é muito habilidoso na poesia; e é um mau sinal quando não se recorre a um homem quando se trata de julgar alguns versos. I 34 Não se deve dizer nem “ele é matemático”, nem “pregador”, nem “eloquente”, mas sim “ele é um homem honesto”. I 35 Quando, ao ver um homem, lembramos-nos de seu livro, isso é mau sinal; gostaria que nenhuma qualidade fosse percebida a não ser pelo encontro e pela ocasião de usá-la (Ne quid nimis), para que nenhuma qualidade se sobreponha e não passe a ser o que define a pessoa; que ninguém pense que ele fala bem, a não ser quando se trata de falar bem, mas que só se pense nisso nesse momento. I 35 O homem está cheio de necessidades; ele só ama aqueles que podem satisfazê-las todas. “I 36 É preciso, portanto, um homem honesto que possa atender a todas as minhas necessidades de maneira geral. I 36 Poeta e não homem honesto. I 38 O homem ama a malícia; mas não contra os caolhos ou os infelizes, e sim contra os felizes e arrogantes. I 41 Primeira parte: A miséria do homem sem Deus. II 60 Segunda parte: A felicidade do homem com Deus. II 60 A desproporção do homem. – [ II 72 Se essas coisas não forem verdadeiras, não há verdade no homem; e, se forem, ele encontra nelas um grande motivo de humilhação, sendo forçado a rebaixar-se de uma forma ou de outra. II 72 Que o homem contemple, portanto, toda a natureza em sua elevada e plena majestade; que afaste o olhar dos objetos vis que o cercam. II 72 Que o homem, tendo voltado a si, considere o que ele é em relação ao valor do que existe; que se veja como perdido neste recanto afastado da natureza; e que, dessa pequena cela em que se encontra alojado — refiro-me ao universo —, aprenda a valorizar a Terra, os reinos, as cidades e a si mesmo em seu justo valor. II 72 O que é um homem no infinito? Mas, para lhe apresentar outro prodígio igualmente surpreendente, que ele busque, no que conhece, as coisas mais delicadas. II 72 Afinal, o que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um meio-termo entre o nada e o tudo. II 72 Sendo esse meio que nos coube sempre distante dos extremos, o que importa se um homem tem um pouco mais de compreensão das coisas? Se a tem, ele as contempla de um ponto um pouco mais elevado. II 72 Se o homem se estudasse a si mesmo em primeiro lugar, ele veria o quanto é incapaz de ir além. II 72 O homem, por exemplo, tem relação com tudo o que conhece. II 72 É preciso, portanto, para conhecer o homem, saber de onde vem a necessidade que ele tem de ar para subsistir; e para conhecer o ar, saber por que ele tem essa relação com a vida do homem, etc. II 72 O homem é, para si mesmo, o objeto mais prodigioso da natureza; pois não consegue conceber o que é o corpo, e muito menos o que é o espírito, e menos do que qualquer outra coisa como um corpo pode estar unido a um espírito. II 72 É essa parte enganosa no homem, essa senhora do erro e da falsidade, e tanto mais traiçoeira quanto não o é sempre; pois seria uma regra infalível da verdade, se fosse infalível da mentira. II 82 Esse poder soberbo, inimigo da razão, que se deleita em controlá-la e dominá-la, para mostrar o quanto pode em todas as coisas, estabeleceu no homem uma segunda natureza. II 82 Seria preciso ter uma razão bem purificada para considerar como um homem comum o Grande Senhor, cercado, em seu magnífico serralho, por quarenta mil janízaros. II 82 Não é permitido ao homem mais justo do mundo ser juiz em sua própria causa; conheço alguns que, para não cair nesse orgulho, foram os mais injustos do mundo quando se tratava de casos contrários: o meio seguro de perder um caso totalmente justo era fazer com que seus parentes próximos o recomendassem. II 82 [O homem é, portanto, tão bem feito que não possui nenhum critério preciso para distinguir o verdadeiro, mas vários excelentes para o falso. II 82 O homem não passa de um ser cheio de erros, naturais e indeléveis sem a graça. II 83 A natureza do homem é inteiramente natural, como a de qualquer animal. II 94 É, portanto, o costume que faz isso, pois ele constrange a natureza; e, às vezes, a natureza o supera e mantém o homem em seu instinto, apesar de qualquer costume, bom ou mau. II 97 Existe apenas esse único homem no mundo a quem ela nos ordena desiludir, e ela o obriga a um segredo inviolável, o que faz com que esse conhecimento esteja nele como se não estivesse. II 100 É possível imaginar algo mais caridoso e mais gentil? E, no entanto, a corrupção do homem é tal que ele ainda encontra dureza nessa lei; e essa é uma das principais razões que levou grande parte da Europa a se rebelar contra a Igreja. II 100 Quão injusto e irracional é o coração do homem, ao considerar ruim que se o obrigue a fazer em relação a um homem o que seria justo, de certa forma, que ele fizesse em relação a todos os homens! Pois será justo que os enganemos? Existem diferentes graus nessa aversão à verdade; mas pode-se dizer que ela está presente em todos, em algum grau, pois é inseparável do amor-próprio. II 100 O homem não passa, portanto, de disfarce, de mentira e hipocrisia, tanto em si mesmo quanto em relação aos outros. II 100 Acredita-se estar tocando órgãos comuns ao tocar o homem. II 111 A teologia é uma ciência, mas, ao mesmo tempo, quantas ciências ela abrange? Um homem é um todo; mas, se o dissecarmos, será a cabeça, o coração, as veias, cada veia, cada porção de veia, o sangue, cada humor do sangue? Uma cidade, um campo, vistos de longe, são uma cidade e um campo; mas, à medida que nos aproximamos, são casas, árvores, telhas, folhas, ervas, formigas, pernas de formigas, até o infinito. II 115 Quantas naturezas há na do homem! Quantas variações! E por que acaso cada um costuma aceitar aquilo que ouviu dizer que é valorizado! Calcanhar bem torcido. II 116 O homem é, por natureza, crédulo, incrédulo, tímido, temerário. II 125 Descrição do homem: dependência, desejo de independência, necessidade. II 126 Condição do homem: inconstância, tédio, inquietação. II 127 Um homem vive com prazer em seu lar: basta que veja uma mulher de seu agrado, que se divirta por cinco ou seis dias; eis que se torna infeliz ao retornar à sua ocupação anterior. II 128 Nada é tão insuportável para o homem quanto estar em pleno repouso, sem paixões, sem ocupação, sem diversão, sem dedicação. II 131 Um homem que tenha bens suficientes para viver, se soubesse permanecer em casa com prazer, não sairia de lá para ir ao mar ou ao cerco de uma fortaleza. II 139 … Isso, portanto, não é compreender a natureza. II 139 II 139 Assim, o homem é tão infeliz que se aborreceria mesmo sem qualquer motivo para isso, devido à própria natureza de seu temperamento; e é tão vaidoso que, estando repleto de mil motivos essenciais de tédio, a menor coisa, como uma bola de bilhar que ele empurra, basta para entretê-lo. II 139 Tal homem passa a vida sem tédio, jogando todos os dias algo insignificante. II 139 De onde vem que esse homem, que há poucos meses perdeu seu único filho, e que, sobrecarregado de processos e disputas, estava tão perturbado esta manhã, já não pense mais nisso? Não se surpreenda: ele está totalmente ocupado observando por onde passará aquele javali que os cães perseguem com tanto ardor desde as seis horas. II 139 O homem, por mais cheio de tristeza que esteja, se conseguirmos distraí-lo com algum entretenimento, fica feliz enquanto isso; e o homem, por mais feliz que seja, se não estiver entretido e ocupado por alguma paixão ou diversão que impeça o tédio de se espalhar, logo ficará triste e infeliz. II 139 Esse homem, nascido para conhecer o universo, para julgar todas as coisas, para governar um Estado inteiro, eis-o ocupado e totalmente absorvido pela preocupação de caçar uma lebre! E se ele não se rebaixar a isso e quiser estar sempre em alerta, não passará de um tolo, pois desejará elevar-se acima da humanidade, e ele não passa de um homem, no fim das contas, ou seja, capaz de pouco e de muito, de tudo e de nada: ele não é nem anjo nem animal, mas homem.] II 140 A dignidade real não é grande o suficiente por si só para quem a possui, a ponto de torná-lo feliz apenas com a percepção do que ele é? Será preciso distraí-lo desse pensamento, como se faz com as pessoas comuns? Percebo bem que é uma forma de tornar um homem feliz: distraí-lo da visão de suas misérias domésticas para preencher todo o seu pensamento com o cuidado de dançar bem. II 142 Como o coração do homem é vazio e cheio de imundície! Passei muito tempo estudando as ciências abstratas; e a escassa utilidade que se pode extrair delas me fez perder o interesse. II 143 Quando comecei a estudar o homem, percebi que essas ciências abstratas não são próprias do homem e que, ao me aprofundar nelas, eu me afastava mais da minha condição do que os outros ao ignorá-las. II 144 Mas acreditei encontrar, pelo menos, muitos companheiros no estudo do homem e que esse é o verdadeiro estudo que lhe é próprio. II 144 É apenas por falta de saber estudar isso que se busca o resto; mas não será que essa ainda não é a ciência que o homem deve possuir, e que é melhor para ele ignorar a si mesmo para ser feliz? Um único pensamento nos ocupa; não podemos pensar em duas coisas ao mesmo tempo: o que nos convém segundo o mundo, não segundo Deus. II 144 O homem foi visivelmente feito para pensar; essa é toda a sua dignidade e toda a sua vocação; e todo o seu dever é pensar como convém. II 146 lutar, tornar-se rei, sem pensar no que significa ser rei e o que significa ser homem. II 146 A vaidade está tão enraizada no coração do homem que um soldado, um rufião, um cozinheiro, um ladrão de bolsas se vangloria e pode ter seus admiradores; e até mesmo os filósofos a desejam; e aqueles que escrevem contra ela querem ter a glória de ter escrito bem; e aqueles que a leem querem ter a glória de tê-la lido; e eu, que escrevo isto, talvez tenha esse desejo; e talvez aqueles que o lerem… A glória. – II 150 O espirro absorve todas as funções da alma, assim como o trabalho; mas não se tiram as mesmas conclusões contra a grandeza do homem, porque isso ocorre contra a sua vontade. II 160 E embora se procure provocá-lo, ainda assim é contra a sua vontade que se procura provocá-lo; não é com vistas à própria ação, mas por outro motivo: e, assim, não é um sinal da fraqueza do homem nem de sua submissão a essa ação. II 160 Não é vergonhoso para o homem sucumbir à dor, mas é vergonhoso para ele sucumbir ao prazer. II 160 De onde vem, então, que seja glorioso para a razão sucumbir ao esforço da dor, e que seja vergonhoso para ela sucumbir ao esforço do prazer? Isso porque não é a dor que nos tenta e nos atrai; somos nós mesmos que, voluntariamente, a escolhemos e queremos que ela domine sobre nós; de modo que somos senhores da situação; e, nisso, é o homem que sucumbe a si mesmo; mas, no prazer, é o homem que sucumbe ao prazer. II 160 Quem quiser conhecer plenamente a vaidade do homem basta que considere as causas e os efeitos do amor. II 162 Se o homem fosse feliz, seria tanto mais feliz quanto menos se distraísse, como os santos e Deus. – II 170 Salomão e Jó conheceram e falaram melhor da miséria do homem: um, o mais feliz; o outro, o mais infeliz; um, conhecendo a vaidade dos prazeres por experiência própria; o outro, a realidade dos males. II 174 Venerável, porque conheceu bem o homem; amável, porque promete o verdadeiro bem. III 187 Onde se podem encontrar esses sentimentos? Que motivo de alegria se encontra em não esperar mais do que misérias sem saída? Que motivo de vaidade há em ver-se em trevas impenetráveis, e como é possível que esse raciocínio ocorra em um homem sensato? “Não sei quem me trouxe ao mundo, nem o que é o mundo, nem quem sou eu mesmo; estou em uma terrível ignorância sobre todas as coisas; não sei o que é meu corpo, meus sentidos, minha alma e essa mesma parte de mim que pensa o que digo, que reflete sobre tudo e sobre si mesma, e que também não se conhece, assim como o resto. III 1941 Quem desejaria ter como amigo um homem que discursa dessa maneira? Quem o escolheria entre os demais para lhe confiar seus assuntos? Quem recorreria a ele em suas aflições? E, finalmente, para que finalidade na vida se poderia destiná-lo? Na verdade, é glorioso para a religião ter como inimigos homens tão irracionais; e a oposição deles é tão pouco perigosa para ela que, pelo contrário, contribui para o estabelecimento de suas verdades. III 1941 Nada é tão importante para o homem quanto sua condição; nada lhe é tão temível quanto a eternidade. III 1941 Eles são totalmente diferentes em relação a todas as outras coisas: temem até mesmo as mais insignificantes, as antecipam, as sentem; e esse mesmo homem que passa tantos dias e noites em fúria e desespero pela perda de um cargo ou por alguma ofensa imaginária à sua honra, é o mesmo que sabe que vai perder tudo com a morte, sem inquietação e sem emoção. III 1941 É preciso que haja uma estranha inversão na natureza do homem para que ele se orgulhe de estar nesse estado, no qual parece incrível que uma única pessoa possa se encontrar. III 1941 Nada denota mais uma extrema fraqueza de espírito do que não saber qual é a desgraça de um homem sem Deus; nada revela mais uma má disposição do coração do que não desejar a verdade das promessas eternas; nada é mais covarde do que fingir ser corajoso contra Deus. III 1941 A sensibilidade do homem às pequenas coisas e a insensibilidade às grandes coisas são sinais de uma estranha inversão. III 198 Um homem em uma masmorra, sem saber se sua sentença já foi proferida, tendo apenas mais uma hora para tomá-la a conhecimento — hora essa que, se ele souber que a sentença foi proferida, seria suficiente para fazê-la revogar —, é contra a natureza que ele empregue essa hora, não para se informar se a sentença foi proferida, mas para jogar piquet. III 200 Assim, é sobrenatural que o homem, etc. III 200 Temer a morte fora do perigo, e não no perigo; pois é preciso ser homem. III 215 – Se esse discurso lhes agrada e lhes parece forte, saibam que foi proferido por um homem que se ajoelhou antes e depois, para orar a esse Ser infinito e sem partes, a quem submete tudo o que é seu, para que submeta também o que é de vocês, para o seu próprio bem e para a glória Dele; e que, assim, a força se harmonize com essa humildade. III 233 Não haverá, então, uma regra para julgar os homens? Negar, acreditar e duvidar corretamente são para o homem o que correr é para o cavalo. IV 260 E eles ouvem dizer em nossa religião que só se deve amar a Deus e odiar apenas a si mesmo; mas que, sendo todos corrompidos e incapazes de alcançar Deus, Deus se fez homem para se unir a nós. IV 286 Pode haver algo mais ridículo do que um homem ter o direito de me matar só porque mora do outro lado do rio e porque seu príncipe está em conflito com o meu, embora eu não tenha nenhuma desavença com ele? Sem dúvida, existem leis naturais; mas essa bela razão corrompida corrompeu tudo: Nihil amplius nostrum est; quod nostrum dicimus, artis est. V 294 Quando se trata de julgar se devemos entrar em guerra e matar tantos homens, condenar tantos espanhóis à morte, é um único homem quem julga, e ainda por cima com interesse próprio: deveria ser um terceiro imparcial. V 296 Isso é admirável: não querem que eu honre um homem vestido de brocado e seguido por sete ou oito lacaios! Ora, ele vai mandar que me dêem um chute nas pernas se eu não o cumprimentar. V 315 Que grande vantagem é a nobreza, que, aos dezoito anos, coloca um homem em posição de destaque, conhecido e respeitado, como outro poderia ter merecido aos cinquenta anos. V 322 O que é o “eu”? Um homem que se coloca à janela para observar os transeuntes; se eu passar por ali, posso dizer que ele se colocou ali para me ver? Não; pois ele não pensa em mim especificamente; mas aquele que ama alguém por causa de sua beleza, será que o ama de verdade? Não: pois a varíola, que destruirá a beleza sem matar a pessoa, fará com que ele não a ame mais. V 323 Mas isso é muito desejável, por causa dos outros bens essenciais que lhe estão associados; e um homem que recebeu um tapa sem se abalar é oprimido por insultos e necessidades; 4° Trabalhar pelo incerto; ir ao mar; atravessar uma tábua. V 324 O costume, sem isso, seria considerado tirania; mas o domínio da razão e da justiça não é mais tirânico do que o do prazer; esses são os princípios naturais do homem. V 325 O mundo julga bem as coisas, pois se encontra na ignorância natural, que é a verdadeira condição do homem. V 327 Demonstramos, portanto, que o homem é vaidoso, pela estima que deposita em coisas que não são essenciais; e todas essas opiniões são refutadas. V 328 A fraqueza do homem é a causa de tantas belezas que se estabelecem, como, por exemplo, saber tocar bem o alaúde. V 329 Posso muito bem conceber um homem sem mãos, pés, cabeça (pois é apenas a experiência que nos ensina que a cabeça é mais necessária do que os pés). VI 339 Mas não consigo conceber o homem sem pensamento: seria uma pedra ou um animal. VI 339 O pensamento constitui a grandeza do homem. VI 346 O homem não passa de um junco, o mais fraco da natureza; mas é um junco pensante. VI 347 Mas, mesmo que o universo o esmagasse, o homem ainda seria mais nobre do que aquilo que o mata, porque sabe que morre e conhece a vantagem que o universo tem sobre ele; o universo, porém, nada sabe disso. VI 347 O que a virtude de um homem é capaz de fazer não deve ser medido por seus esforços, mas por seu modo de agir habitual. VI 352 A natureza do homem não é seguir sempre em frente; ela tem suas idas e vindas. VI 354 O homem não é nem anjo nem animal, e a infelicidade faz com que quem quer ser anjo acabe se tornando animal. VI 358 Toda a dignidade do homem reside no pensamento. VI 365 Mas é bom que haja tantas dessas pessoas no mundo, que não sejam pirrônicas, para a glória do pirrônismo, a fim de mostrar que o homem é bem capaz das opiniões mais extravagantes, já que é capaz de acreditar que não se encontra nessa fraqueza natural e inevitável e de acreditar que, ao contrário, se encontra na sabedoria natural. VI 374 Essa seita se fortalece mais por meio de seus inimigos do que por meio de seus amigos; pois a fraqueza do homem se manifesta muito mais naqueles que não a conhecem do que naqueles que a conhecem. VI 376 Como gosto de ver essa razão soberba humilhada e suplicante! Pois essa não é a linguagem de um homem a quem se disputa seu direito e que o defende com armas e força nas mãos. VI 388 O Eclesiastes mostra que o homem sem Deus está na ignorância de tudo e em uma infelicidade inevitável. VI 389 Duas coisas instruem o homem sobre toda a sua natureza: o instinto e a experiência. VI 396 A grandeza do homem reside no fato de ele se reconhecer miserável. VI 397 Só o homem é miserável. VI 399 Grandeza do homem. – VI 400 Temos uma ideia tão elevada da alma do homem que não suportamos ser desprezados por ela, nem deixar de ser estimados por uma alma; e toda a felicidade dos homens reside nessa estima. VI 400 A grandeza do homem reside até mesmo em sua concupiscência, por ter sabido extrair dela uma ordem admirável e ter feito dela um quadro da caridade. VI 402 As razões por trás dos efeitos revelam a grandeza do homem, por ter extraído da concupiscência uma ordem tão bela. VI 403 A maior baixeza do homem é a busca da glória, mas é justamente isso que constitui o maior sinal de sua excelência; pois, por mais bens que possua na terra, por mais saúde e conforto essencial que tenha, ele não fica satisfeito se não for estimado pelos homens. VI 404 Ele considera a razão do homem tão grandiosa que, por mais vantagens que tenha na terra, se não estiver também bem posicionado na razão do homem, não fica contente. VI 404 É o lugar mais belo do mundo, nada pode desviá-lo desse desejo, e essa é a qualidade mais indelével do coração do homem. VI 404 E aqueles que mais desprezam os homens, e os equiparam aos animais, ainda assim querem ser admirados e acreditados por eles, e se contradizem a si mesmos por meio de seu próprio sentimento; sua natureza, que é mais forte do que tudo, os convence da grandeza do homem com mais força do que a razão os convence de sua baixeza. VI 404 A grandeza do homem. – VI 409 A grandeza do homem é tão visível que se manifesta até mesmo em sua miséria. VI 409 Pois o que é natural nos animais, chamamos de miséria no homem; por isso reconhecemos que, sendo sua natureza hoje semelhante à dos animais, ele está privado de uma natureza melhor, que outrora lhe era própria. VI 409 Guerra interna do homem entre a razão e as paixões. VI 412 A natureza do homem é considerada de duas maneiras: uma, segundo seu fim, e então ele é grandioso e incomparável; a outra, segundo a multidão, assim como se julga a natureza do cavalo e do cão pela multidão, ao observar neles a corrida e o ânimo de fugir; e, nesse caso, o homem é abjeto e vil. VI 415 Eles se lançaram uns contra os outros em um círculo sem fim: sendo certo que, à medida que os homens adquirem esclarecimento, encontram tanto grandeza quanto miséria no homem. VI 416 Em suma, o homem sabe que é miserável: ele é, portanto, miserável, já que o é; mas é bem grande, já que o sabe. VI 416 Essa duplicidade do homem é tão visível que há quem tenha pensado que temos duas almas. VI 417 É perigoso mostrar demais ao homem o quanto ele é igual aos animais, sem lhe mostrar sua grandeza. VI 418 O homem não deve acreditar que é igual aos animais, nem aos anjos, nem que desconhece uns e outros, mas que conheça uns e outros. VI 418 Condenamos igualmente tanto aqueles que se dedicam a elogiar o homem, quanto aqueles que se dedicam a censurá-lo, e aqueles que se dedicam a se divertir; e só podemos aprovar aqueles que buscam com gemidos. VI 421 Depois de ter mostrado a baixeza e a grandeza do homem. – VI 423 Que o homem agora avalie seu próprio valor. VI 423 Gostaria, portanto, de levar o homem a desejar encontrá-la, a estar pronto e livre das paixões, para segui-la onde quer que a encontre, sabendo o quanto seu conhecimento se obscureceu pelas paixões; gostaria muito que ele odiasse em si mesmo a concupiscência que o determina por si só, para que ela não o cegasse ao fazer sua escolha, e para que não o impedisse quando ele já tiver escolhido. VI 423 Que o homem sem fé não pode conhecer o verdadeiro bem, nem a justiça. – VII 4251 E a razão disso é que, sendo esse desejo natural ao homem — já que está necessariamente presente em todos e ele não pode deixar de tê-lo —, eles concluem que… Uma vez perdida a verdadeira natureza, tudo se torna sua natureza; assim como, uma vez perdido o verdadeiro bem, tudo se torna seu verdadeiro bem. VII 4251 O homem não sabe em que posição se colocar. VII 427 A baixeza do homem, a ponto de se submeter aos animais, a ponto de adorá-los. VII 429 As grandezas e as misérias do homem são tão visíveis que é necessário que a verdadeira religião nos ensine que existe algum grande princípio de grandeza no homem e que existe um grande princípio de miséria. VII 430 Para tornar o homem feliz, ela deve mostrar-lhe que existe um Deus; que somos obrigados a amá-Lo; que nossa verdadeira felicidade está em estar n’Ele, e nosso único mal em estarmos separados dele; que ela reconheça que estamos cheios de trevas que nos impedem de conhecê-lo e amá-lo; e que, assim, como nossos deveres nos obrigam a amar a Deus e nossas concupiscências nos afastam dele, estamos cheios de injustiça. VII 430 Serão os filósofos, que nos propõem como único bem os bens que estão em nós? Será esse o verdadeiro bem? Será que eles encontraram o remédio para nossos males? Será que curaram a presunção do homem ao colocá-lo em pé de igualdade com Deus? Aqueles que nos equiparam aos animais, e os muçulmanos que nos ofereceram os prazeres da terra como único bem, mesmo na eternidade, será que trouxeram o remédio para nossas concupiscências? Que religião, então, nos ensinará a curar o orgulho e a concupiscência? Que religião, afinal, nos ensinará o que é o nosso bem, nossos deveres, as fraquezas que nos afastam deles, a causa dessas fraquezas, os remédios que podem curá-las e o meio de obter esses remédios? Todas as outras religiões não foram capazes disso. VII 430 Criei o homem santo, inocente, perfeito; enchi-o de luz e inteligência; comuniquei-lhe minha glória e minhas maravilhas. VII 430 O olho do homem via, então, a majestade de Deus. VII 430 Ele se subtraiu do meu domínio; e, igualando-se a mim pelo desejo de encontrar sua felicidade em si mesmo, eu o abandonei a si mesmo; e, revoltando as criaturas, que lhe estavam submetidas, eu as tornei inimigas dele: de modo que hoje o homem se tornou semelhante aos animais e está tão distante de mim que mal lhe resta uma luz confusa de seu Criador; tanto que todos os seus conhecimentos foram extintos ou perturbados! Os sentidos, independentes da razão e muitas vezes senhores da razão, levaram-no à busca dos prazeres. VII 430 Ninguém mais soube que o homem é a criatura mais excelente. VII 431 Uns, que conheceram bem a realidade de sua excelência, consideraram como covardia e ingratidão os sentimentos mesquinhos que os homens têm naturalmente de si mesmos; e outros, que conheceram bem o quanto essa mesquinhez é real, trataram como uma soberba ridícula esses sentimentos de grandeza, que também são naturais ao homem. VII 431 O que será, então, do homem? Será igual a Deus ou aos animais? Que distância assustadora! O que seremos, afinal? Quem não percebe, por tudo isso, que o homem está perdido, que caiu de seu lugar, que o busca com inquietação, que não consegue mais reencontrá-lo? E quem o conduzirá até lá? Nem mesmo os maiores homens conseguiram. VII 431 Depois de ter ouvido tudo sobre a natureza do homem. – VII 433 Ora, esse sentimento natural não é uma prova convincente de sua verdade, pois, não havendo certeza alguma, a não ser pela fé, se o homem foi criado por um Deus bom, por um demônio maligno ou por acaso, resta a dúvida se esses princípios nos foram dados, se são verdadeiros ou falsos, ou incertos, dependendo de nossa origem. VII 434 O que fará, então, o homem nesse estado? Duvidará de tudo? Duvidará se está acordado, se for beliscado, se for queimado? duvidará se estiver duvidando? Duvidará se existe? Não se pode chegar a esse ponto; e afirmo, de fato, que nunca houve um pirrônico efetivo e perfeito. VII 434 Dirá ele, ao contrário, que possui com certeza a verdade, ele que, ao menor pressão, não consegue apresentar nenhum fundamento e é forçado a desistir? Que quimera é, afinal, o homem? Que novidade, que monstro, que caos, que motivo de contradição, que prodígio! Juiz de todas as coisas, verme imbecil; depositário da verdade, cloaca de incerteza e erro; glória e refugo do universo. VII 434 O homem supera o homem. VII 434 Humilhai-vos, razão impotente; calai-vos, natureza imbecil; aprendei que o homem supera infinitamente o homem, e ouvi de vosso mestre vossa verdadeira condição, que ignorais. VII 434 Pois, afinal, se o homem nunca tivesse sido corrompido, desfrutaria, em sua inocência, tanto da verdade quanto da felicidade com segurança; e se o homem nunca tivesse sido senão corrompido, não teria nenhuma noção nem da verdade nem da bem-aventurança. VII 434 Mas, infelizes que somos, e mais ainda do que se não houvesse grandeza em nossa condição, temos uma ideia da felicidade e não podemos alcançá-la; sentimos uma imagem da verdade e possuímos apenas a mentira; incapazes de ignorar absolutamente e de saber com certeza, tanto é evidente que já estivemos em um grau de perfeição do qual, infelizmente, caímos! Concebamos, portanto, que o homem transcende infinitamente a si mesmo, e que isso seria inconcebível para ele próprio sem o auxílio da fé. VII 434 Pois quem não vê que, sem o conhecimento dessa dupla condição da natureza, estaríamos em uma ignorância insuperável quanto à verdade de nossa natureza?] Coisa surpreendente, no entanto, que o mistério mais distante de nosso conhecimento, que é o da transmissão do pecado, seja algo sem o qual não podemos ter nenhum conhecimento de nós mesmos! Pois não há dúvida de que nada choca mais nossa razão do que afirmar que o pecado do primeiro homem tenha tornado culpados aqueles que, estando tão distantes dessa fonte, parecem incapazes de participar dela. VII 434 O nó de nossa condição tem suas voltas e reviravoltas nesse abismo, de modo que o homem é mais inconcebível sem esse mistério do que esse mistério é inconcebível para o homem. [ VII 434 VII 434 Pois, embora conhecessem a excelência do homem, ignoravam sua corrupção; de modo que evitavam bem a preguiça, mas se perdiam na soberba; e, se reconheciam a fraqueza da natureza, ignoravam sua dignidade: de modo que podiam muito bem evitar a vaidade, mas era precipitando-se no desespero. VII 435 Se o homem não foi feito para Deus, por que só é feliz em Deus? Se o homem foi feito para Deus, por que é tão contrário a Deus? Natureza corrompida. – VII 438 O homem não age pela razão, que constitui seu ser. VII 439 Foi necessário que a verdade viesse, para que o homem não vivesse mais em si mesmo. VII 440 Quanto a mim, confesso que, assim que a religião cristã revela esse princípio — de que a natureza dos homens é corrupta e afastada de Deus —, isso abre os olhos para enxergar em toda parte o caráter dessa verdade; pois a natureza é tal que ela revela em toda parte um Deus perdido, tanto no homem quanto fora dele, e uma natureza corrompida. VII 441 A verdadeira natureza do homem, seu verdadeiro bem, a verdadeira virtude e a verdadeira religião são coisas cujo conhecimento é inseparável. VII 442 À medida que se tem mais luz, descobre-se mais grandeza e mais baixeza no homem. VII 443 Pois, sem isso, o que se dirá que é o homem? Toda a sua condição depende desse ponto imperceptível. VII 445 A constituição do coração do homem é má desde a infância. VII 446 Moisés Haddarschan: Esse fermento maligno é colocado no homem desde o momento em que ele é formado. VII 446 Massechet Sucá: Esse fermento maligno tem sete nomes nas Escrituras; é chamado de mal, prepúcio, imundície, inimigo, escândalo, coração de pedra, aquilão; tudo isso significa a malignidade que está oculta e impressa no coração do homem. VII 446 O Midrash Tillim diz o mesmo, e que Deus libertará a natureza boa do homem da má. VII 446 Essa malignidade se renova todos os dias contra o homem, como está escrito no Salmo VII 446 Essa malignidade tenta o coração do homem nesta vida e o acusará na próxima. VII 446 XXXVI: “O ímpio disse em seu coração: Que o temor de Deus não esteja diante de mim”; isto é, que a malignidade natural do homem disse isso ao ímpio. VII 446 A criança é a virtude, e o rei é a malignidade do homem. VII 446 Ela é chamada de rei, porque todos os membros lhe obedecem; de velho, porque está no coração do homem desde a infância até a velhice; e de tolo, porque conduz o homem por um caminho que ele não prevê. VII 446 Esse grande rei é o fermento mau, as grandes máquinas com que ele a cerca são as tentações, e encontrou-se um homem sábio e pobre que a libertou, ou seja, a virtude. VII 446 E sobre o Salmo LXXVIII: “O espírito se vai e não volta mais”; daí alguns terem tomado isso como pretexto para contestar a imortalidade da alma; mas o sentido é que esse espírito é o fermento mau, que se vai com o homem até a morte e não voltará na ressurreição. VII 446 E se, ao conhecê-lo, não se deseja ser libertado dele, o que se pode dizer de um homem…? O que se pode, então, ter senão estima por uma religião que conhece tão bem os defeitos do homem, e que, além do desejo pela verdade, que promessas de remédios tão desejáveis oferece? Todos os homens se odeiam naturalmente uns aos outros. VII 450 Fundaram-se e extraíram-se da concupiscência regras admiráveis de ordem pública, de moral e de justiça; mas, no fundo, esse lado vil do homem, esse figmentum malum, está apenas encoberto: não foi eliminado. VII 453 Não é que não se possa ter orgulho dos bens ou dos conhecimentos, mas esse não é o lugar do orgulho; pois, mesmo admitindo que um homem seja sábio, não deixaremos de convencê-lo de que está errado em ser presunçoso. VII 460 O lugar próprio da soberba é a sabedoria: pois não se pode admitir que um homem tenha se tornado sábio e, ao mesmo tempo, esteja errado em se orgulhar; pois isso é justiça. VII 460 Isso vai contra toda ordem; é preciso buscar o geral; e a tendência para si mesmo é o início de toda desordem, na política, na economia, no próprio corpo do homem. VII 477 A dignidade do homem consistia, em sua inocência, em usar e dominar as criaturas, mas hoje em se separar delas e se submeter a elas. VII 486 Ela nos ensina que, por meio de um homem, tudo se perdeu e o vínculo entre Deus e nós se rompeu, e que, por meio de um homem, o vínculo foi restaurado. VII 489 Para fazer de um homem um santo, é preciso que seja pela graça, e quem duvida disso não sabe o que é ser santo nem o que é ser homem. VII 508 Que belo é gritar a um homem que não se conhece a si mesmo: “Vá por conta própria até Deus!” E que belo é dizer isso a um homem que se conhece! O homem não é digno de Deus, mas não é incapaz de se tornar digno. VII 509 Que belo é gritar a um homem que não se conhece que vá por si mesmo a Deus! E que belo é dizer isso a um homem que se conhece! O homem não é digno de Deus, mas não é incapaz de se tornar digno. VII 510 É indigno de Deus unir-se ao homem miserável; mas não é indigno de Deus tirá-lo de sua miséria. VII 510 Se se quer dizer que o homem é pequeno demais para merecer a comunhão com Deus, é preciso ser muito grande para julgar isso. VII 511 Mas é necessária uma transformação que faça com que a forma de um se torne a forma do outro; assim é a união do Verbo com o homem. VII 5121 Pois meu corpo, sem minha alma, não constituiria o corpo de um homem; portanto, minha alma, unida a qualquer matéria que seja, formará meu corpo. VII 5121 Concluamos, portanto, que, visto que o homem é iniquidade agora desde o primeiro pecado, e que Deus não quer que seja por isso que ele não se afaste Dele, é apenas por um primeiro efeito que ele não se afasta. VII 514 Não há doutrina mais própria ao homem do que essa, que o instrui sobre sua dupla capacidade de receber e perder a graça, devido ao duplo perigo a que está sempre exposto: o desespero ou o orgulho. VII 524 Eles inspiravam movimentos de pura grandeza, e esse não é o estado do homem. VII 525 Eles inspiravam movimentos de pura baixeza, e esse não é o estado do homem. VII 525 A encarnação mostra ao homem a grandeza de sua miséria, pela grandeza do remédio que foi necessário. VII 526 O homem é assim feito que, a força de lhe dizerem que é um tolo, ele acaba acreditando nisso; e, a força de repetir isso a si mesmo, acaba se convencendo disso. VII 536 Pois o homem mantém, sozinho, um diálogo interior, que é importante regular bem: Corrumpunt mores bonos colloquia prava. VII 536 Ele ordena ao homem que reconheça que é vil, e até mesmo abominável, e ordena-lhe que deseje ser semelhante a Deus. VII 537 Somente a religião cristã torna o homem amável e feliz ao mesmo tempo. VII 542 Sem Jesus Cristo, o homem está condenado ao vício e à miséria; com Jesus Cristo, o homem está livre do vício e da miséria. VII 546 Eis quais são os meus sentimentos, e todos os dias da minha vida abençoo meu Redentor, que os colocou em mim e que, de um homem cheio de fraquezas, de misérias, de concupiscência, de orgulho e de ambição, fez um homem livre de todos esses males pela força de sua graça, à qual toda a glória é devida, não tendo de mim senão a miséria e o erro. VII 550 Toda a conduta das coisas deve ter por objetivo o estabelecimento e a grandeza da religião; os homens devem ter em si mesmos sentimentos conformes ao que ela nos ensina; e, finalmente, ela deve ser de tal forma o objeto e o centro para o qual todas as coisas tendem, que quem conhecer seus princípios possa dar conta, em particular, de toda a natureza do homem e, em geral, de toda a conduta do mundo. VIII 556 É igualmente importante que os homens conheçam ambos esses pontos; e é igualmente perigoso para o homem conhecer a Deus sem conhecer sua miséria, e conhecer sua miséria sem conhecer o Redentor que pode curá-lo dela. VIII 556 E assim, assim como é igualmente necessário que o homem conhecer esses dois pontos, é igualmente da misericórdia de Deus tê-los revelado a nós. VIII 556 Mesmo que um homem estivesse convencido de que as proporções dos números são verdades imateriais, eternas e dependentes de uma verdade primeira na qual elas subsistem, e à qual se chama Deus, eu não o consideraria muito avançado em sua salvação. VIII 556 Se o mundo subsistisse para instruir o homem sobre Deus, Sua divindade brilharia por toda parte de maneira incontestável; mas, como ele subsiste apenas por meio de Jesus Cristo e para Jesus Cristo, e para instruir os homens tanto sobre sua corrupção quanto sobre sua redenção, tudo nele revela provas dessas duas verdades. VIII 556 Seja qual for a posição que ele assuma, não o deixarei em paz... É verdade, portanto, que tudo instrui o homem sobre sua condição, mas é preciso entender isso bem: pois não é verdade que tudo revele Deus, e não é verdade que tudo oculte Deus. VIII 557 Não há nada na terra que não mostre, ou a miséria do homem, ou a misericórdia de Deus; ou a impotência do homem sem Deus, ou o poder do homem com Deus. VIII 562 Princípio: Moisés era um homem habilidoso. VIII 578 Se não houvesse escuridão, o homem não sentiria sua corrupção; se não houvesse luz, o homem não esperaria por um remédio. VIII 586 Assim, não só é justo, mas também útil para nós que Deus esteja em parte oculto e em parte revelado, já que é igualmente perigoso para o homem conhecer a Deus sem conhecer sua miséria, e conhecer sua miséria sem conhecer a Deus. VIII 586 O Alcorão diz que São Mateus era um homem de bem. IX 597 Qualquer homem pode fazer o que Maomé fez; pois ele não realizou milagres, nem foi anunciado; ninguém pode fazer o que Jesus Cristo fez. IX 600 Mas esse profeta, que deveria ser a última esperança do mundo, foi anunciado? Que característica ele possui que não tenha também qualquer homem que queira se dizer profeta? Que milagres ele mesmo diz ter realizado? Que mistérios ele ensinou, segundo a própria tradição? Que moral e que felicidade? A religião judaica deve ser vista de maneira diferente na tradição dos Livros Sagrados e na tradição do povo. IX 601 Nenhuma religião, exceto a nossa, ensinou que o homem nasce em pecado; nenhuma seita de filósofos afirmou isso; portanto, nenhuma disse a verdade. IX 606 Essa religião, que consiste em acreditar que o homem caiu de um estado de glória e de comunhão com Deus para um estado de tristeza, penitência e afastamento de Deus, mas que, após esta vida, seremos restaurados por um Messias que viria, sempre existiu na Terra. IX 613 Eles afirmam ter herdado de seus antepassados que o homem está afastado da comunhão com Deus, em total afastamento de Deus, mas que Ele prometeu redimi-los; que essa doutrina sempre estaria na Terra; que sua lei tem duplo sentido; que, durante mil e seiscentos anos, tiveram pessoas que consideravam profetas, que predisseram o tempo e a maneira; que, quatrocentos anos depois, foram dispersos por toda parte, já que Jesus Cristo deveria ser anunciado em todos os lugares; que Jesus Cristo veio da maneira e no tempo preditos; que, desde então, os judeus estão espalhados por toda parte, sob maldição e, no entanto, continuam a existir. IX 618 Considero, portanto, esse povo grande e numeroso, descendente de um único homem, que adora um único Deus e que se rege por uma lei que dizem ter recebido diretamente de Sua mão. IX 619 Vejo, em primeiro lugar, que se trata de um povo inteiramente composto de irmãos e, ao passo que todos os outros são formados pela união de uma infinidade de famílias, este, embora seja tão estranhamente numeroso, provém inteiramente de um único homem; sendo, assim, todos da mesma carne e membros uns dos outros, compõem um poderoso Estado de uma única família. IX 620 Pois, na criação do homem, Adão foi testemunha e depositário da promessa do Salvador que deveria nascer da mulher, quando os homens ainda estavam tão próximos da criação que não podiam ter esquecido sua criação e sua queda. X 644 “Não sei” — como homem ou como legado. X 654 A penitência, a única entre todos os mistérios, foi declarada manifestamente aos judeus e por São João, o precursor; e depois os outros mistérios — para indicar que, em cada homem, assim como no mundo inteiro, essa ordem deve ser observada. X 661 Por isso, eles nos ensinaram que os inimigos do homem são suas paixões; que o Redentor seria espiritual e seu reino, espiritual; que haveria duas vinda: uma de miséria, para humilhar o homem orgulhoso, e outra de glória, para elevar o homem humilhado; que Jesus Cristo seria Deus e homem. X 678 Assim, quando ele diz: “Deus sentiu o aroma de seus perfumes e lhes dará, como recompensa, uma terra fértil”; isto é, a mesma intenção que teria um homem que, ao apreciar seus perfumes, lhes desse, como recompensa, uma terra fértil, Deus terá a mesma intenção para com vocês, porque vocês tiveram a mesma intenção que um homem tem para com aquele a quem ele dá perfumes. X 687 Há quem perceba claramente que não há outro inimigo do homem senão a concupiscência, que o afasta de Deus, e não Deus; nem outro bem além de Deus, e não uma terra fértil. X 692 Aqueles que acreditam que o bem do homem está na carne, e o mal naquilo que o afasta dos prazeres dos sentidos, que se embriaguem com isso e que morram nisso. X 692 Ao ver a cegueira e a miséria do homem, ao contemplar todo o universo em silêncio e o homem sem luz, abandonado a si mesmo e como se estivesse perdido neste recanto do universo, sem saber quem o colocou ali, o que veio fazer ali, no que se tornará ao morrer, incapaz de qualquer conhecimento, fico aterrorizado, como um homem que tivesse sido levado adormecido para uma ilha deserta e assustadora e que acordasse sem saber onde está, e sem meios de sair dali. XI 693 Se um único homem tivesse escrito um livro com as profecias de Jesus Cristo, indicando o tempo e a maneira, e se Jesus Cristo tivesse vindo de acordo com essas profecias, isso seria uma força infinita. XI 710 E as visões de todos os profetas serão, para vocês, como um livro selado; se o derem a um homem erudito, capaz de lê-lo, ele responderá: Não consigo lê-lo, pois está selado; e quando for entregue àqueles que não sabem ler, eles dirão: Não conheço as letras. XI 713 Desde o início de suas orações, vim para revelar a vocês o que desejam, pois vocês são homens de desejos. XI 722 E em seu lugar surgirá um homem desprezível e indigno das honras da realeza, que se introduzirá nela habilmente e por meio de lisonjas. XI 722 E nunca surgiu, nem antes nem depois dele, nenhum homem que tenha ensinado algo divino que se aproximasse disso. XI 733 Por isso, essa religião me é agradável, e já a considero suficientemente legitimada por uma moral tão divina; mas encontro nela ainda mais: constato de fato que, desde que existe a memória dos homens, eis um povo que subsiste mais antigo do que qualquer outro povo; é constantemente anunciado aos homens que eles se encontram em uma corrupção universal, mas que virá um Redentor: um povo inteiro o prediz antes de sua vinda, um povo inteiro o adora após sua vinda; que não é um homem quem diz isso, mas uma infinidade de homens e um povo inteiro profetizando e agindo propositalmente ao longo de quatro mil anos… Seus livros, espalhados, perduraram 400 anos. XII 737 O que se pode sentir, senão veneração, por um homem que prediz claramente as coisas que acontecem, que declara seu propósito de cegar e de esclarecer, e que mistura obscuridades entre as coisas claras que ocorrem? O tempo da primeira vinda é predito; o tempo da segunda, não, porque o primeiro deveria permanecer oculto; o segundo deveria ser resplandecente e tão manifesto que até mesmo seus inimigos deveriam reconhecê-lo. XII 756 Os judeus, ao testarem se ele era Deus, demonstraram que ele era homem. XII 763 A Igreja teve tanta dificuldade em demonstrar que Jesus Cristo era homem, contra aqueles que o negavam, quanto em demonstrar que ele era Deus; e as aparências eram igualmente fortes. XII 764 Duas naturezas em Jesus Cristo, duas vinda, dois estados da natureza humana. XII 765 Só Ele deveria gerar um grande povo, eleito, santo e escolhido; guiá-lo, alimentá-lo, introduzi-lo no lugar de descanso e de santidade; torná-lo santo diante de Deus; fazer dele o templo de Deus, reconciliá-lo com Deus, salvá-lo da ira de Deus, libertá-lo da servidão do pecado, que reina visivelmente no homem; dar leis a esse povo, gravar essas leis em seus corações, oferecer-se a Deus por eles, sacrificar-se por eles, ser uma hóstia sem mancha e ele próprio o sacrificador: deveria oferecer a si mesmo, seu corpo e seu sangue, e, ainda assim, oferecer pão e vinho a Deus… Ingrediens mundum. XII 766 Sim, pois ele se ofereceu, como um homem que redimiu todos aqueles que quiserem vir a ele. XII 781 De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Quem quiser salvar a sua alma, a perderá. XII 782 Que homem jamais teve mais esplendor? Todo o povo judeu o predisse antes de sua vinda. XII 792 E, no entanto, que homem jamais desfrutou menos desse esplendor? Dos trinta e três anos, ele viveu trinta sem se destacar. XII 792 Que parte ele tem, então, nesse esplendor? Nunca um homem teve tanto esplendor, nunca um homem sofreu maior ignomínia. XII 792 Os apóstolos foram enganados ou eram enganadores; uma coisa ou outra é difícil de acreditar, pois não é possível tomar um homem por alguém que ressuscitou… Enquanto Jesus Cristo estava com eles, ele podia sustentá-los; mas depois disso, se ele não lhes apareceu, quem os fez agir? Início. – XII 802 Os milagres e a verdade são necessários, pois é preciso convencer o homem por inteiro, em corpo e em alma. XIII 806 TÍTULO: Por que se acredita em tantos mentirosos que dizem ter visto milagres e não se acredita em nenhum daqueles que afirmam que possuem segredos para tornar o homem imortal ou para rejuvenescer? – XIII 817 Se jamais houvesse remédio para nenhum mal e todos os males fossem incuráveis, seria impossível que os homens tivessem imaginado que poderiam oferecê-los; e ainda mais impossível que tantos outros tivessem dado crédito àqueles que se vangloriassem de possuí-los: da mesma forma que, se um homem se gabasse de impedir a morte, ninguém acreditaria nele, pois não há nenhum exemplo disso. XIII 817 Isso se deve ao fato de que o espírito do homem, ao se ver inclinado nesse sentido pela verdade, torna-se, por isso, suscetível a todas as falsidades dessa… Jeremias, XXIII, 32, os milagres dos falsos profetas. XIII 8181 Induzir ao erro é colocar o homem na necessidade de concluir e seguir uma falsidade. XIII 821 Nicodemos respondeu: “Nossa lei julga um homem antes mesmo de ouvi-lo?” XIII 829 Pois, assim como um homem que nos revela os segredos de Deus não é digno de ser acreditado por sua própria autoridade, e é por isso que os ímpios duvidam dele, da mesma forma um homem que, como sinal da comunicação que mantém com Deus, ressuscita os mortos, prediz o futuro, move os mares, cura os doentes, não há ímpio que não se convença disso, e a incredulidade do Faraó e dos fariseus é fruto de um endurecimento sobrenatural. XIII 843 É impossível, pela vontade de Deus, que um homem que esconde sua doutrina errada, revelando apenas uma doutrina correta, e que se diz conforme a Deus e à Igreja, realize milagres para introduzir imperceptivelmente uma doutrina falsa e sutil: isso não é possível. XIII 843 1º exemplo: Jesus Cristo é Deus e homem. XIV 862 Os arianos, incapazes de conciliar essas coisas que consideram incompatíveis, afirmam que Ele é homem: nesse ponto, são católicos. XIV 862 Mas, na época em que era perseguido, esse grande santo era um homem chamado Atanásio; e Santa Teresa, uma moça. « XIV 868 “Elias era um homem como nós e sujeito às mesmas paixões que nós”, diz São , para desmistificar os cristãos dessa falsa ideia que nos leva a rejeitar o exemplo dos santos, como se fosse desproporcional à nossa condição. “XIV 868 O que acontecia, então? São Atanásio era um homem chamado Atanásio, acusado de vários crimes, condenado em tal e tal concílio, por tal e tal crime; todos os bispos concordavam com isso, e, por fim, o papa também. XIV 868 Ele a associa a esse poder assim como os reis associam os parlamentos; mas se ela absolve ou vincula sem Deus, não é mais a Igreja: assim como no parlamento; pois, ainda que o rei tenha concedido perdão a um homem, é necessário que isso seja ratificado; mas se o parlamento ratificar sem o rei ou se recusar a ratificar por ordem do rei, já não é o parlamento do rei, mas um órgão rebelde. XIV 870 Os casuístas submetem a decisão à razão corrompida e a escolha das decisões à vontade corrompida, para que tudo o que há de corrupto na natureza do homem tenha parte em sua conduta. XIV 907 Nunca um homem teve causa tão justa quanto a minha; e nunca outros deram motivo tão bom para ataque quanto vocês. XIV 9211 {{tag>Pascal humano}}