====== Humanismo renascentista ====== //KRISTELLER, Paul Oskar. Eight Philosophers of the Italian Renaissance. Stanford: Stanford University Press, 1964.// **OS ANTECEDENTES MEDIEVAIS DO HUMANISMO RENASCENTISTA** 1. A discussão dos antecedentes medievais do Renascimento ou de qualquer fenômeno renascentista poderia parecer reforçar a tese de certos medievalistas segundo a qual tudo o que se associa ao Renascimento já se encontra na Idade Média, ou tudo o que nele tem valor é basicamente medieval, mas essa tese é insustentável, pois admitir que não houve ruptura súbita entre as duas épocas e sim continuidade não equivale a admitir estabilidade, já que a continuidade implica grande quantidade de mudança gradual e inovação cumulativa, sem a qual seria incompreensível que o mundo de 1600 parecesse tão diferente do de 1300. 2. Essa mudança deve-se em parte à sucessão das gerações, fator geralmente esquecido pelos teóricos das causas da mudança histórica, e em parte a acontecimentos bem conhecidos como a invenção da imprensa, a descoberta da América e a Reforma, acompanhados de uma constante transformação de estilo e maneira que confere fisionomia própria ao Renascimento e a seus períodos mais curtos, e, embora cada país europeu tenha contribuído para uma civilização em muitos aspectos universal, é significativo que na Idade Média, como nos séculos XVII e XVIII, a maior parte dos movimentos intelectuais do Ocidente irradiasse da França, enquanto de 1350 a 1600 a Itália exerceu liderança análoga, e os antecedentes medievais dos desenvolvimentos renascentistas devem ser buscados não nos aspectos mais famosos e estudados da história intelectual medieval, mas em aspectos menores e secundários, pouco importantes em seu tempo e significativos como modestos começos de ideias que só amadureceram no período seguinte, assim como a água que se ergue na crista da onda vem não da crista anterior, mas da depressão intermediária, razão pela qual, sendo fácil contrastar escolasticismo medieval e humanismo renascentista mas impossível derivar este daquele, é preciso procurar algo como um humanismo medieval, não atribuindo ao termo um sentido arbitrário que permita chamar Tomás de Aquino de humanista, mas entendendo o que o humanismo renascentista efetivamente foi para então indagar legitimamente quais foram seus antecedentes medievais. 3. Compreender ou definir satisfatoriamente o humanismo renascentista é difícil, exigindo antes de tudo descartar a noção contemporânea nebulosa de humanismo como qualquer ênfase em valores e problemas humanos, cujo uso consciente ou inconsciente gerou grande confusão nas discussões recentes, e mesmo evitada essa armadilha a controvérsia permanece quase tão complexa quanto a do próprio Renascimento, pois alguns historiadores o associam a ideias políticas, teológicas e filosóficas, falando de humanismo cívico, cristão ou religioso, ou estendem o termo a todo o pensamento secular do período, outros, segundo tradição oitocentista, o consideram sobretudo por suas contribuições à erudição clássica ou à literatura, e outros ainda o associam ao paganismo, ao protestantismo ou ao catolicismo, discutindo se foi substituído pelas Reformas, se mudou de feição por causa delas ou se continuou em sua forma original. 4. A maior parte dessas opiniões, embora incompatíveis entre si e sujeitas a crítica, contém algum núcleo de verdade, e uma fórmula capaz de fazer justiça à maioria dos aspectos e realizações do humanismo renascentista deve aproximar-se o mais possível do que o próprio Renascimento entendia por humanista, termo do fim do século XV e de uso comum no XVI, ao passo que humanismo só foi cunhado no início do século XIX, e os documentos da época mostram sem dúvida que humanista designava o mestre ou estudioso das humanidades, os studia humanitatis, expressão ainda mais antiga presente em autores romanos como Cícero e Gélio e retomada no século XIV por Salutati, que no uso antigo significava uma educação liberal, isto é, uma educação literária digna de um cavalheiro. 5. No século XV, os studia humanitatis adquiriram sentido mais preciso e técnico, aparecendo em documentos escolares e universitários e em esquemas de classificação de bibliotecas como um ciclo de cinco matérias, gramática, retórica, poética, história e filosofia moral, de modo que o humanista era o representante profissional dessas disciplinas e o humanismo renascentista deve ser entendido principalmente pelos ideais profissionais, interesses intelectuais e produções literárias dos humanistas, pois, embora muitos acalentassem o ideal de uma pessoa universalmente educada, como Vives, que atribuía ao humanista uma enciclopédia de erudição, e muitos tivessem fortes interesses e dessem contribuições importantes a outras matérias, seu território profissional próprio era um círculo de estudos bem definido e limitado, que incluía certas disciplinas e excluía outras. 6. O Renascimento herdou da Baixa Idade Média um corpo de conhecimentos altamente articulado e especializado, pois o tempo das sete artes liberais, em que a soma do saber secular podia ser dominada por qualquer estudante competente, havia muito passara, substituído, após o enorme aumento de conhecimentos dos séculos XI e XII, a introdução de grandes quantidades de textos científicos e filosóficos traduzidos do árabe e do grego e o surgimento do ensino universitário avançado no século XIII, por disciplinas especializadas que, já não dominadas pelas mesmas pessoas, desenvolveram tradições próprias, como a teologia, o direito romano e canônico, a medicina, a matemática, a astronomia e a astrologia, a lógica e a filosofia natural e, por fim, a gramática e a retórica. 7. Essa articulação do saber medieval tardio forneceu ainda no Renascimento o esquema do ensino, apesar de mudanças e acréscimos, de modo que a teologia, a jurisprudência, a medicina, a matemática, a lógica e a filosofia natural renascentistas devem ser estudadas sobre o fundo de suas tradições medievais, mesmo que tenham sofrido mudanças importantes em parte sob a influência do humanismo, e a continuação da lógica e da física aristotélicas medievais deve ser buscada no aristotelismo renascentista, ainda insuficientemente explorado, sendo por isso descabida a afirmação de historiadores da ciência de que o humanismo retardou o progresso científico em um ou dois séculos, tão absurda quanto dizer que a crítica literária ou os existencialistas obstruem a ciência do século XX, já que o Renascimento, como a Baixa Idade Média, foi um período de interesses e tradições intelectuais diversificados e concorrentes, no qual nenhum pensador ou movimento se compreende sem ser situado firmemente em seu lugar nesse sistema de coordenadas intelectuais. 8. O humanismo renascentista ocupou-se frequentemente de maneira incidental, mas nunca principal ou estável, da teologia, da filosofia especulativa, do direito ou das ciências naturais, e por isso não pode ser estreitamente associado às tradições medievais dessas disciplinas, pertencendo basicamente a outro ramo do saber, o das humanidades, cuja natureza deve ser compreendida antes de se perguntar por seus antecedentes medievais. 9. Os significados das cinco disciplinas humanísticas diferem muitas vezes do uso atual, e a gramática compreendia não só as regras formais da linguagem, mas os elementos do latim, instrumento preliminar indispensável de todos os estudos por ser a língua da Igreja, da erudição, do ensino universitário e da conversação e correspondência internacionais, que todo profissional precisava ler, escrever e falar, e, desde a Antiguidade, incluía a leitura dos poetas e prosadores romanos clássicos, até que no século XIV a poética se separou da gramática, confinada a nível mais elementar, assumindo dupla finalidade, ensinar a ler e entender os poetas latinos clássicos e a escrever poesia latina, tarefas quase inseparáveis porque se escrevia verso latino pelo estudo e imitação dos modelos antigos, o que exclui a poesia vernácula e afasta o conceito humanista de poesia das ideias românticas e das teorias estéticas modernas, conceito que explica a coroação de Petrarca no Capitólio, como mostram seu discurso e seu diploma, o fato de os humanistas do século XV serem conhecidos como poetas, embora muitos mal mereçam o título pelos padrões modernos, e o fato de a defesa da poesia, tema predileto do humanismo inicial, implicar a defesa de todo o saber humanista. 10. Não menos importante que a poética era o estudo da retórica ou oratória, que valia aos humanistas, antes do termo humanista, os nomes de oradores ou de poetas e oradores, e que constituía o estudo da literatura em prosa, consistindo analogamente na leitura e interpretação dos prosadores latinos antigos e na prática da composição em prosa latina por imitação dos modelos antigos, com especial ênfase em dois gêneros de importância e aplicação práticas muito maiores que os poéticos, a carta e o discurso. 11. No Renascimento, a carta era não só veículo de comunicação pessoal, mas gênero literário a serviço de finalidades variadas, como notícias, manifestos ou mensagens políticas e breves tratados sobre temas eruditos ou filosóficos, e o humanista, homem treinado para escrever bem, quando não se tornava mestre escolar ou universitário de sua matéria, encontrava como carreira mais comum e lucrativa a de chanceler de uma república ou cidade ou secretário de um príncipe ou de outra pessoa proeminente, cuja tarefa principal era redigir como escritor-fantasma cartas privadas ou oficiais no estilo exigido pelo gosto da época, serviço altamente valorizado por sustentar o prestígio cultural e social do patrono. 12. Quase igualmente importante na prática era o discurso, cuja composição pelos humanistas não se explica, como pretendem certos historiadores, por mera vaidade imposta a auditórios cativos, embora fossem inclinados à vaidade, pois os documentos mostram que no Renascimento, sobretudo na Itália do século XV, a oratória pública era forma predileta de entretenimento, comparável a representações musicais, teatrais ou recitais de poesia, e a sociedade italiana exigia discursos em múltiplas ocasiões, como funerais e casamentos de pessoas eminentes, cerimônias públicas de investidura de magistrados ou de recepção de visitantes ilustres e atos acadêmicos de abertura do ano letivo ou de cursos e de concessão de graus, o que explica a vastidão da literatura oratória conservada, mera fração do que se compôs e pronunciou, e o papel do humanista, treinado para falar bem, como redator de discursos para si ou para outros, de modo que chanceleres e secretários compunham discursos e cartas para seus patronos e humanistas integravam embaixadas, se não como embaixadores principais, ao menos como membros subordinados, já que era costume iniciar a missão com um discurso público em nome do governo. 13. A história, quarta matéria dos studia humanitatis, ligava-se tradicionalmente à oratória e era em geral ensinada como parte dela, figurando os historiadores antigos entre os prosadores prediletos das escolas, cujo estudo se associava à finalidade prática da imitação, e era costume que príncipes, governos e cidades encarregassem um humanista de escrever sua história, combinando-se frequentemente o ofício de historiógrafo oficial com o de chanceler ou mestre de retórica, prática imitada após meados do século XV por príncipes estrangeiros, a cujo serviço vários humanistas italianos atuaram como biógrafos, historiadores oficiais e por vezes secretários. 14. A filosofia moral, quinta e última matéria dos studia humanitatis, é em certo sentido a mais importante e a única pertencente ao domínio da filosofia, e a ela devem os humanistas sobretudo seu lugar na história da filosofia, à parte sua obra de eruditos e escritores, pois grande parte de sua produção nada tinha de filosófico e grande parte do pensamento filosófico renascentista cai fora do humanismo assim definido, o que impede identificar humanismo e filosofia do Renascimento, embora desde Petrarca os humanistas se afirmassem filósofos morais e alguns ocupassem cátedras universitárias de filosofia moral juntamente com as de retórica e poética. 15. Pressionados pelos ataques de teólogos intolerantes, os humanistas defendiam seus estudos alegando seu interesse pelos problemas humanos e morais e sua capacidade de dar aos jovens formação moral e intelectual, pretensão expressa no próprio termo studia humanitatis, o que explica a forte nota moralista no estudo humanista da história e da literatura antiga e a profusão de máximas morais em discursos e outros escritos, mas a principal expressão desse aspecto encontra-se no grande conjunto de tratados e diálogos morais sobre temas variados, como a felicidade ou o sumo bem, em eco aos sistemas éticos antigos, as virtudes, vícios e paixões particulares, os deveres do príncipe, do magistrado e do cidadão, as profissões, as mulheres e o matrimônio, a educação dos filhos, a origem da nobreza, os méritos relativos das artes, ciências e profissões e das vidas ativa e contemplativa, a dignidade do homem e a relação entre fortuna, destino e livre-arbítrio. 16. As opiniões desses tratados são raramente originais, frequentemente interessantes e sempre historicamente importantes, pois, conforme os interesses humanistas, a preocupação com a erudição e a elegância literária igualava ao menos a formulação de ideias precisas, misturando-se opiniões pessoais e observações da vida contemporânea com repetições de teorias filosóficas antigas, numa tendência eclética que tomava ideias livremente de muitos autores e escolas, sem excluir tentativas importantes de reviver e adaptar posições específicas, de modo que o próprio Aristóteles, recebido dos escolásticos mas posto em outro contexto, teve admiradores e defensores, enquanto as doutrinas morais de Platão, dos neoplatônicos, dos estoicos, epicuristas e céticos foram discutidas e defendidas mais amplamente do que antes, e assim o saber humanista, sem produzir um corpo sistemático de ideias, exerceu efeito fermentador no pensamento moral e forneceu um grande acervo de ideias seculares que influenciaram os séculos seguintes e não foram eliminadas pela Reforma, como tantas vezes se crê. 17. O ciclo dos studia humanitatis circunscreve o alcance intelectual do humanismo renascentista tal como expresso nas atividades profissionais e composições literárias dos humanistas, cujo resultado é uma combinação peculiar e única de interesses intelectuais que marcou todo o período, inclusive fora dos estudos humanistas, entrelaçando de modo dificilmente separável a preocupação com problemas morais e humanos, o ideal literário de eloquência e poesia e o estudo erudito dos escritores clássicos como modelos indispensáveis de imitação, e, tendo sido considerados até aqui sobretudo os clássicos latinos, cabe examinar o papel e o desenvolvimento dos estudos gregos no Renascimento. 18. O lugar do grego no humanismo renascentista difere do do latim, e certas opiniões conflitantes sobre o saber clássico do período derivam da atenção dada ora à erudição latina, ora à grega, pois o latim, língua viva do saber e da literatura, foi herdado da Idade Média, que nunca interrompeu desde a Antiguidade o estudo da gramática latina e a leitura de ao menos alguns autores romanos, o que torna menos radicais, embora não desprezíveis, as inovações humanistas nesse campo, como a tentativa de reformar o latim escrito purificando-o dos usos bárbaros e devolvendo-o à prática clássica, o grande aumento do número de textos romanos lidos, estudados, comentados, copiados e impressos e a vasta produção de literatura neolatina em verso e prosa e em grande variedade de gêneros, de enorme sucesso e influência até o século XVIII. 19. Nos estudos gregos, ao contrário, os precedentes medievais faltaram quase por completo, pois não houve no Ocidente continuidade do ensino do grego, os livros gregos eram quase inexistentes nas bibliotecas fora do sul da Itália e da Sicília, onde ainda se falava grego, poucos eruditos aprendiam a língua e as traduções feitas entre o século XI e o início do XIV eram teológicas ou limitadas aos campos da recepção árabe da cultura grega, as ciências e pseudociências, a filosofia aristotélica e algo de neoplatônica, razão pela qual a contribuição humanista foi aqui muito mais incisiva e só se fez sentir na segunda fase do humanismo, resultando na introdução do ensino do grego nas universidades e escolas secundárias ocidentais e na difusão, estudo, tradução e interpretação graduais de todo o corpo da literatura grega antiga, com a qual os sábios ocidentais passaram a conhecer não só os escritos científicos e Aristóteles, mas os demais filósofos, os poetas, oradores, historiadores e grande parte da patrística grega, de modo que, se a Idade Média conhecia Virgílio, Ovídio, Cícero e Aristóteles, deve-se ao humanismo renascentista o conhecimento de Lucrécio, Tácito, Homero, Sófocles, Platão e Plotino. 20. Por importantes que fossem, essas contribuições ao saber grego não tiveram o alcance e a influência das inovações nos estudos latinos, pois mesmo no Renascimento menos pessoas sabiam grego que latim e menos ainda o sabiam tão bem, de modo que os autores gregos se difundiram mais em traduções latinas ou edições bilíngues do que no original, os humanistas ocidentais raramente escreveram em grego e a necessidade prática de correspondência grega desapareceu em grande parte com a queda de Constantinopla em 1453, conferindo ao estudo do grego desde o início um caráter muito mais puramente erudito, desprovido da ampla importância prática e literária que o latim conservou por vários séculos. 21. A literatura humanista está repleta de ideias importantes, mas não há uma única ideia filosófica ou teológica, muito menos um conjunto delas, comum a todos os humanistas, podendo toda opinião interessante de um humanista encontrar a contrária em outro ou no mesmo autor em outra passagem, e grande parte dessa literatura, como a poesia, a historiografia, as traduções, os comentários e boa parte da oratória, é irrelevante para a história da filosofia, de modo que as definições recentes de humanismo cívico ou cristão podem valer para grupos específicos, mas não para o movimento como um todo, já que muita literatura humanista é despótica ou alheia ao pensamento político e muita não é anticristã, mas simplesmente estranha à religião, pois o estudo das humanidades se tornara profissional como a jurisprudência, a medicina, a matemática, a lógica e a filosofia natural, e, salvo os escritos que tratam explicitamente de temas religiosos, a literatura humanista é cristã apenas por ter sido escrita por cristãos, assim como Tomás de Aquino não é filósofo cristão, como quer Gilson, mas teólogo cristão e filósofo aristotélico, o que não torna o humanismo pagão ou anticristão, como frequentemente se disse, pois não se opôs à religião nem à teologia em seu próprio terreno, mas criou um grande corpo de saber, literatura e pensamento seculares que coexistiu com elas. 22. Descrito o humanismo renacentista tão objetivamente quanto possível, seus antecedentes medievais resumem-se basicamente em três tradições, a ars dictaminis da Itália medieval, o estudo da gramática, da poética e dos autores romanos clássicos cultivado nas escolas da França medieval e o estudo da língua, da literatura e da filosofia gregas clássicas prosseguido no Império bizantino. 23. A ars dictaminis, teoria e prática da redação de cartas, ocupava lugar importante na educação medieval ao menos desde meados do século XI, pois, assim como o notário aprendia por regras e modelos a compor contratos e documentos legais, os secretários ou chanceleres de papas, bispos, príncipes e cidades aprendiam a compor cartas de Estado e de negócios mediante regras adaptadas da retórica antiga e modelos fictícios ou baseados em exemplos contemporâneos famosos, com uma vertente prática de classificação das cartas por conteúdo e finalidade e um interesse crescente pelas normas estilísticas de dicção e composição, estendido à correspondência privada porque o analfabetismo difundido mesmo entre as classes altas oferecia ao dictator hábil ocasiões de redigir, provavelmente mediante pagamento, cartas de amor ou mensagens pessoais, e por sua grande importância prática a ars dictaminis tendeu em muitas escolas a substituir a retórica, matéria antiga mais ampla, porém mais abstrata e teórica. 24. Embora o desenvolvimento da ars dictaminis se verifique em muitos países europeus, com grande literatura originada na Alemanha, na Espanha e sobretudo na França, a Itália medieval alcançou nesse campo, como na medicina e no direito, posição de excepcional importância, devida à proximidade da cúria papal, ao surgimento das cidades-república e aos laços entre o dictamen e o florescente estudo do direito, e no século XIII o dictamen ampliou-se com a ars arengandi, destinada a ensinar por regras e modelos a composição de discursos públicos, desenvolvimento técnico da eloquência secular peculiar à Itália e ligado à vida pública das cidades-república e às instituições de governos e universidades, cuja literatura, inicialmente escassa e humilde, já contém a maioria dos gêneros da oratória humanista, como o discurso fúnebre e nupcial, o discurso de embaixada, a aula inaugural e o discurso de graduação, evolução iniciada antes do humanismo e em parte prolongada em molde medieval depois dele, o que leva a concluir que os humanistas, ao menos em aspectos importantes, foram sucessores dos dictatores medievais, herdando suas posições profissionais de chanceleres e secretários e os dois gêneros literários a elas ligados e de grande importância prática, a carta e o discurso. 25. As cartas e discursos dos chanceleres medievais, embora compostos para ocasiões e fins semelhantes, diferiam muito em estilo e dicção dos humanistas e careciam quase inteiramente da elegância e erudição clássicas que seriam o orgulho destes, cujas fontes medievais devem ser buscadas em outra direção, pois, se o estudo elementar da gramática latina e a leitura de alguns clássicos constituíam o núcleo do ensino escolar medieval em toda parte, o estudo mais avançado dos poetas e prosadores latinos e o esforço de imitá-los em verso e prosa foram especialidade das escolas do norte desde os tempos carolíngios, sobretudo das escolas catedrais francesas, como mostram até os séculos XII e mesmo XIII os documentos escolares, catálogos de bibliotecas, comentários de autores clássicos e exercícios de poesia latina, até que, com o surgimento do escolasticismo e da Universidade de Paris no século XIII, os estudos clássicos e literários começaram a declinar na França. 26. Nos últimos anos do século XIII esses estudos começaram a aparecer na Itália, onde até então pouco haviam florescido, e a partir daí ela produziu ininterruptamente um corpo crescente de manuscritos e comentários clássicos e de poesia e prosa latinas inspiradas na imitação dos modelos antigos, enquanto o ensino da poética e dos escritores romanos se firmava no currículo universitário e na educação secundária, e quando esse estudo da poética recém-importado da França se combinou e se enxertou na tradição italiana medieval da retórica formal, da redação de cartas e da composição de discursos, surgiu o humanismo renascentista em muitos de seus traços característicos, no início do século XIV, se não antes, com Albertino Mussato em Pádua e Giovanni del Virgilio em Bolonha, de modo que Petrarca não foi o pai do humanismo nem o primeiro humanista, mas apenas o primeiro grande representante de um movimento iniciado ao menos uma geração antes. 27. Para que o humanismo renascentista alcançasse plena estatura faltava ainda o estudo do grego, pois no século XIV a maioria dos humanistas italianos pouco ou nada sabia da língua e quase ninguém a ensinava, nem Petrarca nem Salutati a dominavam e seus conhecimentos se baseavam em fontes latinas ou traduções, até que por volta de 1360 Boccaccio providenciou que Leôncio Pilato desse lições públicas de grego e traduzisse Homero para o latim, e, mais decisivamente, o distinto sábio bizantino Manuel Crisoloras ensinou em Florença e em outras universidades italianas no fim do século XIV, tornando-se o ensino do grego mais ou menos contínuo em muitas universidades italianas após 1400 e difundindo-se aos demais países ocidentais após meados do século XV, com mestres que eram ou sábios bizantinos, chegados muito antes da queda de Constantinopla e em número muito maior depois dela, ou italianos formados em Constantinopla, como Guarino e Filelfo, todos os quais trouxeram ao Ocidente bibliotecas inteiras de manuscritos gregos e ajudaram a fundar centros de ensino do grego que duraram séculos, às vezes até hoje. 28. O saber grego dos humanistas renascentistas, parte tão importante de sua contribuição, foi em certa medida herança da Idade Média bizantina, pois no Oriente grego houve uma tradição mais ou menos contínua do saber clássico, em que, embora a língua falada se afastasse do grego antigo tanto quanto as línguas românicas do latim, o grego clássico continuou a ser ensinado, lido e escrito e Homero, Platão e outros clássicos foram copiados, lidos, comentados e assim conservados, tradição cujo impacto sobre o saber renascentista ocidental ainda não foi suficientemente explorado, mas que se manifesta nas primeiras gramáticas para estudantes ocidentais, escritas por bizantinos ou por italianos formados em Constantinopla, na seleção e sequência dos autores gregos lidos e impressos nas escolas, que refletem a prática bizantina, e na extensão do currículo bizantino, que estudava Aristóteles junto com Platão e os poetas e a filosofia junto com a gramática e a retórica, com relativo descaso pela lógica e pela filosofia natural, assemelhando-se mais ao ciclo dos studia humanitatis do que ao currículo completo das universidades ocidentais medievais e renascentistas. 29. Os antecedentes medievais do humanismo renascentista não se encontram, portanto, nas tradições da filosofia e da teologia escolásticas, onde alguns historiadores os procuraram, mas em três outras tradições de lugar muito mais marginal no quadro habitual da civilização medieval, a retórica prática italiana, a gramática e a poética francesas e o saber grego bizantino, cada uma das quais merece nos estudos medievais atenção e destaque maiores do que por vezes recebeu. 30. A dívida para com esses antecedentes não reduz o humanismo renascentista a mero dictamen medieval, gramática francesa ou erudição bizantina, pois mesmo nas diferentes fases de uma única tradição as fases posteriores contêm sempre traços novos e irredutíveis a seus precedentes, fato facilmente esquecido pela tendência dos historiadores modernos de estudar apenas os começos de uma evolução e ignorar sua continuação, e no caso presente a própria confluência de três correntes distintas sugere que a corrente resultante foi muito maior e mais rica que seus tributários e, por isso, bastante diferente deles. 31. Essas fontes explicam em certa medida o padrão geral do humanismo renascentista, mas não a abundância e a qualidade reais de sua produção literária, o impacto específico das formas e ideias clássicas que pôs em circulação, as ideias novas surgidas em seu interior, o alto prestígio alcançado pelos studia humanitatis nem suas múltiplas influências sobre as artes, a literatura, a filosofia, as ciências, os demais ramos do saber, a religião, a teologia e o pensamento e a prática morais e políticos, embora expliquem em conjunto o quadro geral em que ele se desenvolveu e até algumas de suas limitações, como o fracasso, surpreendente para muitos historiadores, em derrubar e substituir a elaborada estrutura do escolasticismo e do saber universitário, já que o humanismo apenas complementou e modificou as tradições medievais das disciplinas alheias às humanidades e só nesse sentido marcou uma nova fase na história da teologia, da jurisprudência, da filosofia especulativa e das ciências naturais. {{tag>Kristeller Renascença humanismo medievo}}