====== 0 Introdução ====== //GIRARD, René. Je vois Satan tomber comme l'éclair. Paris: Grasset, 1999.// 1. O domínio do religioso afrouxa-se lenta mas irresistivelmente em todo o planeta, e entre as espécies vivas cuja sobrevivência o mundo atual ameaça é preciso contar as religiões, das quais as menores morreram há muito e as maiores passam pior do que se diz, inclusive o indomável islã e o inumerável hinduísmo. 2. Em certas regiões a crise é tão lenta que ainda se pode negar sua existência sem grande inverossimilhança, mas isso não durará, pois a crise está em toda parte e em toda parte se acelera em ritmos diferentes, tendo começado nos países mais antigamente cristianizados, onde está mais avançada. 3. Os sábios e os hábeis esperam há séculos o desaparecimento do cristianismo e pela primeira vez ousam afirmar que a hora chegou, anunciando solenemente, ainda que de modo um tanto chão, a entrada na fase pós-cristã da história humana. 4. Muitos observadores interpretam diferentemente a situação, predizendo a cada seis meses um retorno do religioso e agitando o espantalho dos fundamentalismos, mas esses movimentos mobilizam apenas minorias ínfimas e constituem reações desesperadas à indiferença religiosa crescente em toda parte. 5. A crise do religioso é um dado fundamental do tempo presente, cujo começo remonta à primeira unificação do planeta, às Grandes Descobertas e talvez ainda mais longe, a tudo o que impele a inteligência humana às comparações. 6. O comparatismo selvagem ataca todas as religiões, mas as mais vulneráveis são as mais intransigentes, sobretudo aquela que faz repousar a salvação da humanidade inteira no suplício de um jovem judeu desconhecido há dois mil anos em Jerusalém, Jesus Cristo, único redentor, pois, segundo os Atos dos Apóstolos, não há sob o céu outro nome dado aos homens pelo qual possam ser salvos. 7. A feira moderna das religiões submete a convicção cristã a dura prova, pois durante quatro ou cinco séculos viajantes e etnólogos lançaram a um público cada vez mais curioso e cético descrições de cultos arcaicos ainda mais desconcertantes por sua familiaridade do que por seu exotismo. 8. Já no Império Romano certos defensores do paganismo viam na Paixão e na Ressurreição de Jesus Cristo um muthos análogo aos de Osíris, Átis, Adônis, Ormuz, Dioniso e outros heróis dos mitos ditos de morte e ressurreição. 9. A execução muitas vezes coletiva de uma vítima encontra-se em toda parte e em toda parte desemboca numa reaparição triunfal dessa mesma vítima ressuscitada e divinizada. 10. Em todos os cultos arcaicos, ritos comemoram e reproduzem o mito fundador imolando vítimas humanas ou animais substituídas à vítima originária cuja morte e retorno triunfal os mitos narram, e os sacrifícios terminam em regra numa refeição comum cujo custo é sempre pago pela vítima, de modo que o canibalismo ritual não é invenção do imperialismo ocidental, mas dado fundamental do religioso arcaico. 11. Sem aprovar a violência dos conquistadores, compreende-se facilmente a impressão que lhes causavam os sacrifícios astecas, nos quais viam uma paródia diabólica do cristianismo. 12. Os comparatistas anticristãos jamais deixam de aproximar a eucaristia cristã dos festins canibais, aproximação que a linguagem dos Evangelhos, longe de excluir, convoca, quando Jesus afirma que sem comer sua carne e beber seu sangue não se terá a vida eterna, palavras que, segundo João, apavoraram tanto os discípulos que muitos fugiram para nunca mais voltar. 13. Em 1926, A. N. Whitehead deplorava a falta de separação nítida entre o cristianismo e as grosseiras fantasias das velhas religiões tribais. 14. O teólogo protestante Rudolf Bultmann dizia francamente que o relato evangélico se parece demais com todos os mitos de morte e ressurreição para não ser um deles, embora se quisesse crente, apegado a um cristianismo puramente existencial, livre de tudo o que o homem moderno considera legitimamente inacreditável na época do automóvel e da eletricidade. 15. Para extrair de sua ganga mitológica sua abstração de quintessência cristã, Bultmann praticava uma operação cirúrgica chamada Entmythologisierung ou desmitização, cortando impiedosamente de seu credo tudo o que lhe lembrava a mitologia e julgando essa operação objetiva, imparcial e rigorosa, quando na realidade conferia não só aos automóveis e à eletricidade, mas à própria mitologia, um verdadeiro direito de veto sobre a revelação cristã. 16. O que nos Evangelhos mais lembra as mortes e reaparições mitológicas das vítimas únicas é a Paixão e a Ressurreição de Jesus Cristo, e não se pode desmitizar a manhã de Páscoa sem aniquilar o cristianismo, pois, segundo São Paulo, se Cristo não ressuscitou, vã é a fé. 17. Apesar de seu ardor, o comparatismo dos velhos etnólogos jamais ultrapassou o estágio impressionista, e a época pós-colonial, por moda intelectual e oportunismo político, substituiu a busca frenética das semelhanças por uma glorificação não menos frenética das diferenças, mudança aparentemente considerável, mas sem a menor importância. 18. De milhares de folhas de relva num prado pode-se dizer tanto que são todas semelhantes quanto que são todas diferentes, sendo as duas fórmulas equivalentes. 19. O pluralismo, o multiculturalismo e as outras variações recentes do relativismo moderno concordam no fundo com os velhos etnólogos comparatistas, mas tornam inúteis as negações brutais do passado, permitindo entusiasmar-se a baixo custo com a originalidade e a criatividade de todas as culturas e religiões. 20. Hoje como ontem, a maioria dos contemporâneos percebe a assimilação do cristianismo a um mito como evolução irresistível e irrevogável por reclamar-se do único tipo de saber que o mundo atual ainda respeita, a ciência, e mesmo que a natureza mítica dos Evangelhos ainda não tenha sido demonstrada cientificamente, julga-se que um dia o será. 21. Cabe perguntar se tudo isso é realmente certo. 22. Não só isso não é certo, como é certo que não é assim, pois a assimilação dos textos bíblicos e cristãos aos mitos é um erro fácil de refutar, e o caráter irredutível da diferença judaico-cristã pode ser demonstrado, demonstração que constitui o essencial do empreendimento. 23. A palavra demonstração faz todos saltarem, os cristãos ainda mais rápido que os ateus, sob a alegação de que os princípios da fé jamais poderiam ser objeto de demonstração. 24. Não se trata aqui de fé religiosa, pois o objeto da demonstração nada tem a ver, ao menos diretamente, com os princípios da fé cristã, apoiando-se em dados puramente humanos e pertencendo à antropologia do religioso e não à teologia, fundado no simples bom senso e em evidências manifestas. 25. É preciso reatar, se não com o velho método comparativo, ao menos com a ideia de comparação, pois os fracassos passados demonstraram a impotência não do princípio comparatista, mas do uso unilateral que dele fizeram, na virada dos séculos XIX e XX, os velhos etnólogos antirreligiosos. 26. Por hostilidade ao cristianismo, esses pesquisadores apoiavam-se exclusivamente nos mitos, tratados como objetos conhecidos aos quais procuravam reduzir os Evangelhos, supostamente desconhecidos ao menos para os que os têm por verdadeiros, na convicção de que, se os crentes usassem corretamente a razão, reconheceriam a natureza mítica de sua crença. 27. Esse método pressupunha um domínio da mitologia que esses etnólogos não possuíam, incapazes que eram de definir com precisão o que entendiam por mítico. 28. Para não recair nesse impasse, é preciso inverter o procedimento e partir da Bíblia e dos Evangelhos, não para favorecer a tradição judaico-cristã e dar por demonstrada sua singularidade, mas, ao contrário, para precisar de início todas as semelhanças entre o mítico de um lado e o bíblico e evangélico de outro. 29. Uma série de análises sobre textos bíblicos e cristãos e depois sobre mitos mostra que por trás de todas as aproximações e comparações não há apenas vento, mas uma realidade extratextual, um referente sempre aproximadamente o mesmo, um processo coletivo, um fenômeno de multidão específico, uma explosão de violência mimética unânime que deve produzir-se nas comunidades arcaicas no paroxismo de certo tipo de crise social e que, se for verdadeiramente unânime, põe fim a cada vez à crise reconciliando a comunidade contra uma vítima única e não pertinente, do tipo que se chama familiarmente bode expiatório. 30. Longe de minimizar as semelhanças entre os mitos e o judaico-cristão, mostra-se que elas são ainda mais espetaculares do que esperavam os velhos etnólogos, pois a violência central dos mitos arcaicos é muito análoga à de numerosos relatos bíblicos e sobretudo à Paixão de Cristo. 31. Nos mitos desenrola-se com mais frequência uma espécie de linchamento espontâneo, que provavelmente se teria reproduzido contra Cristo sob a forma de lapidação se Pilatos, para evitar o motim popular iminente, não tivesse ordenado a crucificação legal de Jesus. 32. Em todas as violências míticas e bíblicas devem ser vistos acontecimentos reais cuja recorrência em todas as culturas está ligada à universalidade de certo tipo de conflito entre os homens, as rivalidades miméticas, que Jesus chama de escândalos. 33. Essa sequência fenomenal, esse ciclo mimético, reproduz-se sem cessar em ritmo mais ou menos rápido nas comunidades arcaicas, e os Evangelhos são indispensáveis para identificá-lo, pois só neles esse ciclo é descrito de modo inteligível e sua natureza explicada. 34. Nem os sociólogos, que se desviam sistematicamente dos Evangelhos, nem, paradoxalmente, os teólogos, sempre predispostos em favor de alguma visão filosófica do homem, têm o espírito livre o bastante para suspeitar da importância antropológica do processo evidenciado pelos Evangelhos, o desencadeamento mimético contra uma vítima única. 35. Só o anticristianismo reconheceu até agora que o processo presente em inúmeros mitos ocorre também na crucificação de Jesus, vendo nisso um argumento a favor de sua tese, quando na verdade esse dado comum, essa ação comum, uma vez compreendida, permite pôr a nu a divergência crucial, jamais identificada senão parcialmente por Nietzsche, entre os mitos e o cristianismo. 36. Longe de serem mais ou menos equivalentes, como tenta pensar quem se fia nas semelhanças relativas ao próprio acontecimento, os relatos bíblicos e evangélicos distinguem-se dos relatos míticos de modo tão radical e decisivo quanto possível. 37. Os relatos míticos representam as vítimas da violência coletiva como culpadas e são simplesmente falsos, ilusórios e mentirosos, ao passo que os relatos bíblicos e evangélicos representam essas mesmas vítimas como inocentes e são essencialmente exatos, confiáveis e verídicos. 38. Os relatos míticos são em regra indecifráveis diretamente, fantásticos demais para serem legíveis, porque as comunidades que os elaboram não podem deixar de transfigurá-los, enganadas unanimemente por um contágio violento, por um desencadeamento mimético que as persuade da culpa de seu bode expiatório e as reconcilia contra ele, reconciliação que provoca num segundo momento a divinização da vítima, percebida como responsável pela paz enfim reencontrada. 39. É por não compreenderem o que lhes acontece que as comunidades míticas produzem relatos aparentemente indecifráveis, e os etnólogos jamais conseguiram decifrá-los nem identificar a ilusão suscitada pela unanimidade violenta por não perceberem, por trás da violência mítica, o fenômeno de multidão. 40. Só os textos bíblicos e evangélicos permitem superar essa ilusão, porque seus autores a superaram, oferecendo de fenômenos de multidão muito análogos aos dos mitos, na Bíblia hebraica e na Paixão, representações essencialmente exatas, já que, inicialmente seduzidos e enganados pelo contágio mimético como os autores dos mitos, acabaram desenganados, experiência única que os torna capazes de reconhecer, por trás do contágio que os extraviou com o resto da multidão, a inocência da vítima. 41. Tudo isso se torna manifesto quando se compara atentamente um mito como o de Édipo a um relato bíblico como a história de José ou aos relatos da Paixão. 42. Para um uso verdadeiramente eficaz dos Evangelhos é preciso um olhar livre dos preconceitos modernos contra certas noções evangélicas injustamente desvalorizadas pela crítica de pretensões científicas, sobretudo a noção de Satanás nos sinóticos, o diabo no Evangelho de João, personagem que desempenha no pensamento cristão sobre os conflitos e a gênese das divindades mitológicas um papel-chave ao qual a identificação do mimetismo violento permite fazer justiça. 43. Os mitos invertem sistematicamente a verdade, inocentando os perseguidores e culpando as vítimas, e são sempre enganadores porque eles mesmos são enganados, sem que, ao contrário dos discípulos de Emaús após a Ressurreição, nada nem ninguém venha jamais esclarecê-los. 44. Representar a violência coletiva de modo exato, como fazem os Evangelhos, é recusar-lhe o valor religioso positivo que os mitos lhe conferem e contemplá-la em seu horror puramente humano e moralmente culpado, libertando-se da ilusão mítica que ou a transforma em ação louvável e sagrada por ser útil à comunidade, ou a evacua completamente, como faz hoje a pesquisa científica sobre a mitologia. 45. A singularidade e a verdade reivindicadas pela tradição judaico-cristã são perfeitamente reais e mesmo evidentes no plano antropológico, e a singularidade absoluta do cristianismo confirma-se não apesar, mas por causa de sua simetria perfeita com a mitologia, pois enquanto a divindade dos heróis míticos resulta da ocultação violenta da violência, a atribuída a Cristo enraíza-se no poder revelador de suas palavras e sobretudo de sua morte livremente consentida, que torna manifesta não só sua inocência, mas a de todos os bodes expiatórios do mesmo tipo. 46. A análise não é religiosa, mas desemboca no religioso, e se for exata suas consequências religiosas são incalculáveis. 47. A demonstração constitui em última instância o que outrora se chamava uma apologia do cristianismo, aspecto reivindicado sem hesitação, mas essa defesa antropológica nada tem a ver com as velhas provas da existência de Deus, com o argumento ontológico ou com o frêmito existencial que sacudiu brevemente a inércia espiritual do século XX, coisas excelentes em seu lugar, mas que, do ponto de vista cristão, têm o grave inconveniente de não ter relação alguma com a Cruz, sendo mais deístas do que especificamente cristãs. 48. Se a Cruz desmistifica toda mitologia mais eficazmente que os automóveis e a eletricidade de Bultmann e liberta de ilusões que se prolongam indefinidamente nas filosofias e nas ciências sociais, não se pode prescindir dela, e longe de estar para sempre ultrapassada, a religião da Cruz, em sua integralidade, é a pérola de grande valor cuja aquisição justifica mais do que nunca o sacrifício de tudo o que se possui. {{tag>Girard mal Satã diabo}}