====== Walden ====== //CAVELL, Stanley. The Senses of Walden. Nova Iorque: Viking Press, 1972/1992.// **OS SENTIDOS DE WALDEN** * Palavras * Frases * Trechos **REFLETINDO SOBRE EMERSON** **UM ESTADO DE ÂNIMO À LA EMERSON** ---- Que esperança há em um livro sobre um livro? Meu interesse por essa questão da crítica, enquanto escrevia meu livro sobre //Walden//, residia em determinar por que //Walden// trata, em si, de um livro, de sua própria escrita e leitura; e em realizar certas experiências para determinar como um texto filosófico é inspirado por outro, por que a história da filosofia é uma história dessas inspirações e o que, consequentemente, constitui um texto original, ou iniciador. Dessa perspectiva, Walden surgiu e me atraiu sob uma sucessão de perspectivas. Foi escrito em um momento, por assim dizer, pré-filosófico de sua cultura, um momento ainda primitivo no que diz respeito à sofisticação ou profissionalização da filosofia, quando a filosofia, a literatura e a teologia (assim como a política e a economia) ainda não haviam se isolado umas das outras, mas quando essas separações já podiam ser sentidas como iminentes, para o bem ou para o mal. Esse momento pré-filosófico, medido no tempo americano, ocorreu antes que as tradições filosóficas alemã e inglesa começassem a se afastar uma da outra, e eu esperava que, se conseguisse mostrar que Walden cruzava meu próprio campo filosófico, pudesse, assim, reencenar uma antiga troca entre essas tradições. (Presumo a rima de alguns dos conceitos que enfatizo — por exemplo, os do estranho, do professor, do cotidiano, do amanhecer, do clarear e da resolução — com conceitos presentes em Nietzsche e em Heidegger.) Perguntaram-me, a respeito da minha abordagem da dissociação entre a escrita e a fala, que relação proponho entre o que afirmei e o que está implícito na ideia de literatura como “écriture”, tal como é abordada nos escritos de Jacques Derrida e Levi-Strauss. Por um tempo, pensei em dizer algo a respeito neste livro, mas acabei concluindo que essa tentativa seria equivocada neste contexto, por várias razões: (1) O que eu tinha a dizer sobre a declaração de Walden a respeito da escrita em si foi formulado antes de eu conhecer as visões pertinentes desses autores; por isso, pareceu-me que seria irrelevante ou presunçoso entrar em uma disputa filosófica sobre uma questão que Walden apenas ilustraria, e não inspiraria. (2) Ainda não conheço nem compreendo as visões pertinentes desses autores suficientemente bem para contestá-las ou concordar com elas. Se, por exemplo, eles sugerem que a palavra escrita (em oposição à falada) é retrógrada como veículo de expressão cultural (em oposição a culta), então não concordo, e certamente o autor de //Walden// também não concorda. Ambas as formas de expressão haviam se tornado, em sua opinião, igualmente retrógradas e voltadas para o futuro. Sua insistência na escrita, como tal, não tinha o objetivo de mistificar seu pensamento e, assim, protegê-lo do vulgar; pretendia, ao contrário, demonstrar o esoterismo assustador da linguagem de sua cultura tal como era, para preservar suas palavras contra o desejo insano de prejudicá-las e negá-las — como se seu público não fosse analfabeto, mas disfásico. (3) Minhas observações sobre a escrita em si não pretendem ser generalizações relativas a toda a literatura, mas sim reconhecimentos específicos da intenção deste escritor neste livro, em particular duas fases dessa intenção: fundamentar sua conquista da condição da escrita em si especificamente em sua conquista de uma Escritura genuína; e alarmar sua cultura recusando-lhe sua voz, ou seja, negando seu consentimento tanto à chamada sociedade quanto ao que chamo de “conspirações” de silêncio desesperado que impedem que essa sociedade seja dele, ou de qualquer um. Essa recusa não é, de fato — embora o seja na representação —, uma retirada; é um confronto, um retorno, um voltar-se constante para seus vizinhos. Isso significa, em primeiro lugar, que ele teve de se estabelecer como vizinho; o que, em seguida, significa estabelecer-se como estranho; o que, por sua vez, significa estabelecer o conceito e o reconhecimento de vizinhos e estranhos; isso significará estabelecer seu leitor como seu estranho. {{tag>Cavell Emerson}}