User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
schelling:estudos:veto:7.3

7.3 Natureza

VETÖ, Miklos. De Kant à Schelling: les deux voies de l’idéalisme allemand. Grenoble: J. Millon, 1998.

1. A gênese conceitual da natureza em Schelling tem bases fichteanas. Incapaz de atribuir diretamente ao eu a consciência de si, a Wissenschaftslehre considera a representação das coisas exteriores como obra do não-eu. Ora, não podendo nada existir fora do eu, o não-eu deve encontrar-se no próprio eu.

  • sua atividade independente, produtora da representação, é então atividade do próprio eu, mas atividade inconsciente. Fichte reserva a noção de atividade inconsciente à explicação do funcionamento da subjetividade transcendental, mas é apenas Schelling quem a tematizará com vistas à construção da natureza
  • e, na medida em que a natureza é o movimento da atividade inconsciente do próprio eu, não se deverá poder lê-la em termos negativos. A Wissenschaftslehre não vê na natureza senão um inconsciente que é eo ipso estranho: na melhor das hipóteses inércia, na pior oposição violenta
  • Schelling, por sua vez, não considera a natureza do ponto de vista prático, mas segundo interesse teórico. Não busca um telos para a natureza fora dela mesma, mas deseja compreender como a natureza é, como se constitui no espírito
  • por isso, saberá fazer-lhe justiça como a um momento necessário e legítimo da própria história da subjetividade transcendental. Schelling se torna apologeta da natureza na medida em que se recusa a considerá-la em termos de outra coisa que não ela mesma, sendo ao estudá-la em seus próprios termos que saberá situá-la no Todo

2. De um ponto de vista metafísico, não é apenas a natureza, mas todo o mundo objetivo, que é produto de uma atividade inconsciente. Ele é — segundo a célebre expressão do Sistema do Idealismo Transcendental — “a poesia primordial, ainda inconsciente do espírito”.

  • tudo o que não é mantido sob um olhar genético, tudo o que não pertence à segunda série, não é senão objeto, e o objeto é uma atividade não explícita, uma atividade que se ignora, em suma, uma atividade inconsciente. A natureza é o eu que ainda não é consciente de si, sendo seus momentos produções do eu que o eu, porém, ignora, ou, mais exatamente, ignora como suas próprias produções
  • em sua origem fichteana, a atividade inconsciente goza da mesma racionalidade, da mesma inteligibilidade que o agir consciente. Obedece a regras estritas, sendo seus produtos perfeitamente racionais
  • no contexto da especulação schellingiana, porém, a noção transcendental do inconsciente recebe, por assim dizer, nova coloração. Já não é apenas a cifra de uma estrutura a priori, mas conota doravante uma realidade natural e se enriquece de referências ao sono
  • a natureza não é apenas o oposto do agir puro do eu, o pendant da série ideal. Deve também ser considerada o sono do espírito, em oposição à sua vigília. E a metáfora do sono abre duas pistas: de um lado, conota o vigor da atividade inconsciente; de outro, dá início à temática da anamnese, que conduz a ver na natureza o passado do eu, a integrar a natureza numa história a priori da autoconsciência

3. Tendo como pano de fundo as mônadas adormecidas de Leibniz, Schelling representa a natureza como o sono da inteligência, sabendo-se pertinentemente que o sono é povoado de sonhos.

  • os sonhos são conteúdos muitas vezes muito ricos, que servem também de premonições ou presságios, ou, de um ponto de vista metafísico, como prefigurações, mas acusam igualmente certa violência
  • diante de um Fichte agressivo, Schelling institui como princípio último das coisas “o instinto, a razão cega”. E efetivamente, o mundo objetivo é constituído por um mecanismo inteiramente cego do espírito, sendo a natureza produto cego do eu
  • cego assinala aqui ausência de liberdade, de previsão, de reflexão, de domínio de si e do mundo. Ora, “cego” também pode conotar o caráter não livre dos processos da natureza, de uma não liberdade que é coação e que só admite e provoca movimentos violentos, sobressaltos bruscos, tantas convulsões da Natureza, mergulhada “num sono de ferro”

4. O aspecto violento do inconsciente será melhor compreendido no contexto da dialética da produtividade e do produto, mas por ora ainda é preciso decifrar a metáfora do sono em referência à história transcendental da natureza como objeto de anamnese.

  • as coisas da natureza são produtos do agir de nossa inteligência, mas esse agir é inconsciente: ignora-se, ou, se se quiser, esquece a cada instante sua gênese, seu advento. Enquanto natureza, a inteligência é esquecimento de seu próprio movimento, do qual só lhe restam visíveis os resultados isolados uns dos outros
  • os objetos do mundo, as coisas e os processos da natureza são monumentos do trajeto que o espírito terá percorrido antes de chegar à plenitude da autoconsciência. A natureza significa a não coincidência do eu consigo mesmo, pontuada por produtos exteriores, coisas visíveis que servem, por assim dizer, para “refrescar a memória transcendental”
  • e a restituição desses momentos isolados à continuidade transparente de uma série ideal será verdadeira “anamnese platônica”, a retomada do inconsciente no consciente, a reunião da razão com seu passado

5. Para o idealismo — Kierkegaard será dele testemunha escandalizada — a anamnese é a chave de todas as inteligibilidades. Ora, o lócus primitivo da reminiscência é a autoconsciência. Mais exatamente, a autoconsciência tendo como pré-história a natureza.

  • o objetivo de Schelling é erigir a velha história natural em verdadeira história da natureza. E nisso conseguirá na medida em que a natureza representa o passado transcendental do homem

6. Já em seus admiráveis Esclarecimentos sobre o Idealismo da Doutrina da Ciência, Schelling explica que o espírito só vê sua própria história no mundo exterior. Cada planta não é senão “a passagem engolfada da alma (verschlungene Zug)”, um espelho onde o eu lê seu próprio passado.

  • a natureza conserva os anais da razão, mas só a filosofia transcendental saberá decifrá-los segundo suas conexões e sua continuidade. A natureza é “o espírito visível”, mas o espírito na natureza se encontra em condição irracional, fragmentária
  • a matéria é “inteligência extinta” que, por não ser consciente de si, se encontra bloqueada, adormecida. A Dedução Geral do Processo Físico explica essa intuição em linguagem figurada: “todos os fenômenos são sensações, todos os corpos intuições da natureza, a própria natureza é uma inteligência congelada”

7. É sob a varinha mágica da dedução genética que a natureza desperta, retoma-se e se restaura em sua continuidade inteligível. O mecanismo dessa restauração deve ser lido na dedução das categorias e forças da natureza, que ergue esse universo da inteligência congelada ao plano de uma verdadeira inteligibilidade.

  • ora, essa inteligibilidade, fruto autêntico da continuação schellingiana do idealismo transcendental, tem imediatamente, e em si mesma, alcance metafísico. Se a teoria a priori da natureza constitui uma história da natureza, é porque a natureza é a primeira parte da história do eu, o Antigo Testamento em relação ao Novo Testamento do eu livre
  • a teologia e a teosofia cristãs sempre ensinaram que o homem era o cume da criação, no qual a natureza festeja seu cumprimento. Essa visão extrafilosófica coincide com o fichteísmo heterodoxo do jovem Schelling, e sobretudo com o sistema da identidade, bem como — mediante certas ressalvas — com a própria Spätphilosophie

8. Se a natureza não é senão a pré-história do eu, isso significa que ela é, num plano inferior, o que o eu é segundo um expoente superior, numa potência mais elevada. A natureza só chega a seu termo no eu, mas, se o eu é seu autêntico cume, é porque existe entre eles continuidade metafísica.

  • para o estudante de Tübingen, o homem deve ser o legislador da natureza e, na filosofia intermediária, dela se tornará o redentor. A solidariedade, a comunidade de essência entre a natureza e o eu é fortemente valorizada pelo jovem Schelling
  • a natureza é uma gradação de momentos em que a força se desenvolve em liberdade e em que o espírito se intui a si mesmo na sucessão de seus momentos. Mais tarde, Schelling declara que o homem é o centro da natureza, que nele a natureza se torna saber, mas essa frase patética não é senão o eco de uma definição de Jena: o pensamento não é outra coisa senão o que antes começara como luz
  • tal como já dizia o Sistema do Idealismo Transcendental: as leis da natureza se espiritualizam em leis do espírito, sendo teoria perfeita aquela em que a natureza se dissolve em inteligência
  • todas essas intuições são admiravelmente pensadas e formuladas pela Dedução Geral do Processo Dinâmico. O idealismo está fundado na própria natureza. A intenção da natureza é que o homem dela se desprenda livremente
  • dito de outro modo: a racionalidade livre que permite ao homem assumir-se como autoconsciência e constituir-se como presente em relação ao passado que é a natureza está prefigurada, prevista, ou mesmo programada, pela própria natureza.
schelling/estudos/veto/7.3.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki