User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
plessner:1941:0.2

0.2 Prefácio 1950

PLESSNER, Helmuth. Lachen und Weinen: Eine Untersuchung nach den Grenzen menschlichen Verhaltens. Arnhem: Van Loghum Slaterus, 1941. (Edição alemã canônica: Bern: Francke, 1950; tradução para o inglês: Laughing and Crying: A Study of the Limits of Human Behavior. Evanston: Northwestern University Press, 1970).

INTRODUÇÃO À SEGUNDA EDIÇÃO (1950)

1. Com um olho que ri e outro que chora, este livro esgotado há oito anos volta ao mundo, grato por ter conservado na Holanda e na Suíça seu atrativo para leitores, editor e críticos, cujas dúvidas, sobretudo as de van der Leeuw, Binswanger, Kunz e Portmann, não puderam ser amplamente consideradas para não sobrecarregar as notas, havendo pleno acordo com van der Leeuw, embora o conceito de excentricidade pareça mais estático que seu conceito de abstração por precisar mostrar também o modo da existência corporal do homem, em que a possibilidade de distanciar-se do corpo e de controlá-lo até a posse de si é constitutiva mesmo nas manifestações puramente somáticas, como mostra Os graus do orgânico e o homem em seu acerto de contas com o cartesianismo.

2. A crítica de Binswanger, inteiramente metodológica, não pode ser aceita nem respondida no âmbito de uma antropologia filosófica, mas apenas numa filosofia da antropologia que forneça também uma crítica da fenomenologia, pois se a pura análise fenomenológica deve recusar conceitos como atitude em relação ao corpo como construções alheias à autointerpretação do homem, uma descrição do Dasein que se mantém em seu horizonte, como a de Binswanger e tendências semelhantes em Sartre e Merleau-Ponty, alcança a explicitação da autocompreensão que a psicologia buscava, sendo encorajador seu reconhecimento de que esta foi a primeira teoria do riso e do choro, à espera de uma segunda.

3. A proposta de Hans Kunz de incluir o sorriso foi tentadora, mas recusada, pois o sorriso é uma modalidade expressiva sui generis, forma germinal, refreada e de passagem ao riso e ao choro, expressão mímica de e gesto para uma enorme quantidade de sentimentos, ações e estados, da cortesia à ironia, da compaixão à sedução, e gesto de costume que diz tudo e nada, atitude representativa que espelha a excentricidade como distância intransponível do homem em relação a si, de modo que exigiria um capítulo que ampliaria o livro e enfraqueceria sua força, lacuna que se espera reparar numa terceira edição.

4. As observações de Adolf Portmann em seus fragmentos biológicos para uma doutrina do homem e sobre a biologia e o fenômeno do espiritual são tratadas mais de perto em apêndice.

5. Foram acrescentadas algumas referências a ensaios literários antigos e novos sem alteração do texto, com agradecimentos cordiais aos críticos e ao editor, o Dr. Lang de Berna, por sua confiança.

6. A representação do que é comum a todos os homens e os distingue dos outros seres liga-se a modos de comportamento evolutivos que mediam a existência histórico-espiritual, como falar, agir planejadamente e criar, mas também, estranhamente, a duas modalidades elementares e não evolutivas de expressão e desabafo, o riso e o choro, pois um ser incapaz de rir e chorar não é um homem, e nenhuma tentativa de provar sua existência nos animais dispensa o dever de esclarecer o que se entende por rir e chorar.

7. Como em todas as manifestações especificamente humanas, é preciso ouvir o homem, cuja concepção, interpretação e atribuição de sentido a essas manifestações as revelam em seu pleno alcance e lhes pertencem como força formadora, de modo que um registro exterior de sons, gestos e atitudes não apreende o riso e o choro, como não apreende o falar, o agir e o criar, e o próprio destaque desses comportamentos, que subtraem o homem à existência animal em nome de outro tipo de existência, revela uma concepção que o homem tem de si e pela qual reivindica uma posição especial que a observação exterior não pode confirmar nem contestar.

8. A concepção que o homem tem de si não apenas potencia ou enfraquece as capacidades de falar, agir, criar, rir e chorar e lhes dá diferentes níveis e significados, sagrado ou profano, mas as destaca da massa das capacidades humanas, constitui sua primeira condição e princípio de articulação e cuida que permaneçam cultiváveis, ao passo que a natureza humana, enquanto corporal, se deixa determinar por sinais distintivos como fórmula dentária, ângulo facial, cérebro, mãos e pés, escassez de pelos e longo desenvolvimento, que nada significam sem o que esse ser faz deles, pois só o comportamento explica o corpo e completa sua anatomia.

9. É um erro sugerido pelo hábito cotidiano crer que as formas de comportamento sejam separadas e rigidamente articuladas como os órgãos pelos quais se realizam, o que não vale nem para os comportamentos especificamente humanos nem para os comuns ao animal e ao homem, como andar, saltar, agarrar, fugir ou esperar, pois os nomes de que se dispõe para designar comportamentos, situações e fins e a imagem constante das partes do corpo usadas levam a supor modalidades comportamentais livres de interpretação e articuladas em si.

10. A fisiologia, ciência analítica, trata de funções ligadas a órgãos relativamente isolados para compreender o entrelaçamento das ações, distinguindo funções de comportamento, no qual o organismo como totalidade entra em relação com o ambiente, mas em ambos os casos o princípio de articulação não está só no organismo nem só no ambiente, mas em sua ligação, havendo passagens entre função e comportamento, como no sono, no bocejo, na respiração, no rubor e na palidez, questão que retorna no riso e no choro.

11. No comportamento especificamente humano revela-se uma dependência inexistente no animal, pois o behavior animal é uma unidade de troca entre o organismo e seu meio que não coincide com a cadeia de funções de que se serve, ao passo que o behavior humano é também, ao mesmo tempo, uma unidade de troca entre o homem e si mesmo.

12. A concepção que o homem tem de si como homem, que não deve ser confundida com a avaliação pessoal de si, é o que articula o comportamento e atribui a seus modos singulares seu sentido e seu lugar.

13. Poder falar, agir, criar, rir e chorar não significa apenas dispor de órgãos, mas dispor de um sentido e presumir esse poder, numa descoberta de si e compreensão de sentido que guiam a boca e a mão e a relação da pessoa com seu corpo e com o mundo, de modo que essas faculdades não operam às costas do homem, mas só são faculdades na medida em que ele as conhece, fundadas na descoberta de poder reconhecer-se homem, determinar-se e ter responsabilidade, e tudo o que é dote específico da natureza humana encontra-se no âmbito da liberdade, de que cada um deve sempre de novo apropriar-se.

14. Sem esse conhecimento não se chega a uma teoria do comportamento humano e cai-se no erro dos antigos antropólogos e jusnaturalistas, que pensavam abstrata e a-historicamente, pois não só os homens mudam, mas também o humano muda com os tempos, e os catálogos de talentos, faculdades e impulsos da psicologia, caracterologia e tipologia permanecem parciais por não considerarem o condicionamento de seus conceitos pelas ideias que pesquisadores e objetos têm de si e o condicionamento do comportamento pelo sentido.

15. O homem não se forma segundo sua própria imagem nem apenas segundo a de um ser superior, restando-lhe um resíduo terrestre como fardo, pois no choque com sua corporeidade experimenta um limite que desafia toda transformação histórico-espiritual, e sua relação com o próprio corpo, sem a qual não há falar, agir ou criar, permanece à sombra de sua pesada anatomia, de modo que quem fala, o que se diz e sobre o que se fala mudam historicamente com o espírito, mas os modos de falar, agir e criar, entrelaçados num trabalho comum, se conservam em toda mudança.

16. O mesmo vale para o riso e o choro, que, se forem formas expressivas de uma crise a que a relação do homem com seu corpo conduz em certas situações, sendo ainda assim comportamento e não mecanismo fixo, revelam-se possibilidades fundamentais do ser humano apesar de toda mudança histórica e de todo tipo de chiste, cômico, humor, ironia, dor e tragédia, reagentes delicados cujos verdadeiros mestres são os poetas, com quem a pesquisa deve aprender, embora para apreender sua origem deva voltar à imagem básica da existência humana no âmbito corporal, escrevendo o problema do riso, e do choro, em estilo de anatomia e não de academia, como recomendava Stendhal.

plessner/1941/0.2.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki