User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
pascal:1670:amor-proprio

Amor-próprio

«Todos os grandes entretenimentos são perigosos para a vida cristã; mas, dentre todos aqueles que o mundo inventou, não há nenhum que seja mais temível do que a comédia. É uma representação tão natural e tão delicada das paixões que as desperta e as faz nascer em nosso coração, sobretudo a paixão do amor; principalmente quando [este] é retratado como muito casto e muito honrado. Pois quanto mais inocente ele parece às almas inocentes, mais elas são capazes de se comover com ele; sua intensidade agrada ao nosso orgulho, que desperta o desejo de causar os mesmos efeitos que vemos tão bem representados; e, ao mesmo tempo, formamos uma convicção baseada na honestidade dos sentimentos que nela vemos, o que dissipa o receio das almas puras, que imaginam que não é ferir a pureza amar com um amor que lhes parece tão sensato. I 11

A eloquência é a arte de dizer as coisas de tal maneira: 1° que aqueles a quem se fala possam entendê-las sem dificuldade e com prazer; 2° que se sintam interessados nelas, de modo que o amor-próprio os leve mais de bom grado a refletir sobre elas. I 16

Nosso próprio interesse é ainda um instrumento maravilhoso para nos cegar de maneira agradável. Não é permitido ao homem mais imparcial do mundo ser juiz em sua própria causa; conheço alguns que, para não cair nesse amor-próprio, foram os mais injustos do mundo quando se tratava de causas contrárias: o jeito certo de perder um caso totalmente justo era fazer com que seus parentes próximos o recomendassem. II 82

Orgulho. – A natureza do orgulho e desse “eu” humano é amar apenas a si mesmo e considerar apenas a si mesmo. Mas o que ele fará? Não pode impedir que esse objeto que ama esteja cheio de defeitos e misérias: ele quer ser grande, mas se vê pequeno; quer ser feliz, mas se vê miserável; quer ser perfeito, mas se vê cheio de imperfeições; ele quer ser objeto do amor e da estima dos homens, e vê que seus defeitos merecem apenas a aversão e o desprezo deles. Esse dilema em que se encontra produz nele a paixão mais injusta e criminosa que se possa imaginar; pois ele nutre um ódio mortal contra essa verdade que o repreende e o convence de seus defeitos. Ele gostaria de aniquilá-la e, não podendo destruí-la em si mesma, destrói-a, tanto quanto pode, em seu próprio conhecimento e no dos outros; ou seja, dedica todo o seu empenho a encobrir seus defeitos, tanto para os outros quanto para si mesmo, e não suporta que os mostrem a ele nem que sejam percebidos. II 100

Existem diferentes graus nessa aversão à verdade; mas pode-se dizer que ela está presente em todos, em algum grau, porque é inseparável do amor-próprio. É essa falsa delicadeza que obriga aqueles que precisam repreender os outros a escolher tantos rodeios e maneiras de falar para evitar ofendê-los. Eles precisam minimizar nossos defeitos, fingir que os desculpam, misturar elogios e demonstrações de afeto e estima a eles. Mesmo com tudo isso, esse remédio não deixa de ser amargo para o amor-próprio. Ele a aceita o mínimo possível, e sempre com repulsa, e muitas vezes até com um rancor secreto contra aqueles que lha oferecem. II 100

Essa negligência em um assunto que diz respeito a eles mesmos, à sua eternidade, ao seu tudo, me irrita mais do que me comove; ela me surpreende e me aterroriza: para mim, isso é um monstro. Não digo isso por causa do zelo piedoso de uma devoção espiritual. Pelo contrário, entendo que se deve ter esse sentimento por uma questão de interesse humano e por uma questão de amor-próprio: basta, para isso, ver o que veem as pessoas menos esclarecidas. III 1941

O que vocês me prometem, afinal (pois dez anos é o que está em jogo), senão dez anos de amor-próprio, tentando ao máximo agradar sem conseguir, além das certas dores? III 238

Quem não odeia em si mesmo o próprio amor-próprio e esse instinto que o leva a se tornar Deus está bem cego. Quem não vê que nada é tão contrário à justiça e à verdade? Pois é falso que mereçamos isso; e é injusto e impossível alcançá-lo, já que todos pedem a mesma coisa. É, portanto, uma injustiça manifesta na qual nascemos, da qual não podemos nos livrar e da qual precisamos nos livrar. VII 492

O Deus dos cristãos é um Deus que faz a alma sentir que Ele é seu único bem; que todo o seu descanso está n’Ele, que ela só terá alegria ao amá-Lo; e que, ao mesmo tempo, faz com que ela abomine os obstáculos que a retêm e a impedem de amar a Deus com todas as suas forças. O amor-próprio e a concupiscência, que a detêm, são-lhe insuportáveis. Esse Deus faz com que ela sinta que possui esse fundo de amor-próprio que a perde, e que somente Ele pode curá-la. VII 544

pascal/1670/amor-proprio.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki